LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A REALIDADE NÃO É ESTÁTICA.

.
Hoje li o jornal Diário do Povo. O que me chamou a atenção foram os números da última pesquisa feita pelo Instituto Data Povo encomendada pelo jornal Diário do Povo. Já tinha conhecimento informal de números, mas não com esse destaque. Houve um aumento significativo da vantagem do prefeito e candidato JOEL RODRIGUES. A que se deve esse aumento desprositado? Ninguém sabe, ninguém diz. Só sabemos que houve um aumento de cerca de 20 pontos percentuais sem justificativa nenhuma.
.
Durante esses três anos e nove meses sabemos que o prefeito gastou uma fortuna divulgando as suas peripécias nesse jornal. Isto é fato. Se o instituto/jornal se prestaria aos propósitos do prefeito não temos conhecimento para tanto. Só sabemos que improvável, muito improvável que esse aumento seja real. Querem ver uma coisa, quando faltarem cinco dias para as eleições aí teremos os números corretos, pois não colocarão o que se pode chamar de credibilidade em dúvida.
.
Vamos aos números: "O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PTB), candidato a reeleição, tem 65,72 por cento das intenções de voto... o candidato Gilberto Júnior (PMDB) tem 20,44 por cento das intenções de voto, enquanto que o candidato José Leão (DEM) aparece em terceiro lugar, com 7,55 por cento da preferência do eleitorado. 6,29 por cento dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não quiseram opinar."
.
Segundo a pesquisa no quesito REJEIÇÃO temos o seguinte quadro: "José Leão tem a maior rejeição entre os candidatos. 57,23 por cento dos eleitores de Floriano afirmaram que não votam de forma alguma no candidato do Democratas. Joel Rodrigues tem 12,26 por cento de rejeição e Gilberto Júnior tem 5,35 por cento de rejeição.".
.
A posição de GILBERTO JÚNIOR (15) já estava prevista em outras pesquisas e enquetes. Nessas mesmas pesquisas e enquetes JOEL aparecia com 40% das intenções. O quanto foi alterado esse novo quadro é de estranhar. Sem justificativa nenhuma.
.
Espero que ao contrário do que diz a pesquisa, 72,01% dos eleitores não vão mudar as suas intenções, espero que a população faça uma reflexão sobre o "nosso belo quadro social" e veja que desse jeito não dá para continuar.
.
Mas devemos admitir que o negócio está feio para a oposição, mudar esse quadro é difícil, mas não é impossível. O voto racional é um voto deliberado conscientemente. Deixar de agir assim é levar a emoção a decidir os propósitos sociais. Quando isso acontece a razão fica adormecida, e "o sono da razão produz monstros" como diz GOYA.
.

Nenhum comentário: