LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O PROGRAMA DOS BENS.

.
Baseado num maniqueísmo rastaquara a propaganda eleitoral do partido do prefeito JOEL se iniciou afirmando que é o "Programa do Bem". Bem e mal são valores morais que se utilizam para avaliar o resultado de uma ação. Ser maniqueísta é resumir as possibilidades avaliativas a dois critérios só, o Bem e o Mal.
.
Mas o que é o Bem e Mal? Para quem algo é avaliado como Bom? Por quê? Se analisarmos os três últimos anos no campo político-administrativo em nossa cidade veremos que aquilo que agora se chama de Bem, na verdade foi um grande Mal. Uma prática política baseada em conceitos velhos, arcáicos, ultrapassados tais como: nepotismo, patrimonialismo, assistencialismo...
.
Para a população foi um grande Mal. Para os beneficiados foi um grande Bem. Então, é mais que adequado o nome da coligação do partido do prefeito com outros 823 partidos: "A união para o bem do povo". Que povo? O povo que está ao lado dele. O povo dele, como se diz. Vê-se, então que o nome completo seria "A união para o bem do povo dele".
.
Esse traço maniqueísta quer atribuir ao prefeito o monopólio das ações boas, restando, por exclusão, o Mal para os outros. Se alguém não está com o prefeito, que é detentor do monopólio do Bem, então está contra ele e, portanto, do lado do Mal. É muito simples.
.
O Mal é denunciar as velhas e danosas práticas políticas que o prefeito deu continuidade na administração pública? Sim, porque o seu parâmetro de comparação é sempre o ex-prefeito. O ex-prefeito sempre é citado como alguém inferior em termos de metas a ser alcançadas numa administração pública. É como argumenta sempre falaciosamente o atual prefeito dizendo que fez mais isso e aquilo. Ora, é como se PELÉ quisesse ser o "Rei" do futebol se comparando com os piores jogadores. PELÉ tem que ser PELÉ se comparando com os melhores. A comparação com o ruim não engradece ninguém, pelo contrário, apenas mostra o quanto é ruim também. O que quer é mostrar que possui algo de menos ruim, na verdade.
.
Então, reservar para sí o monopólio do Bem é uma atitude boba, enganadora, falaciosa. É como se o prefeito quisesse dizer que é Deus e os outros candidatos são o Demônio. Ô política besta, sô. Quando é que Floriano vão crescer e fazer política de verdade? Quando vamos ter políticos de verdade? Quando vamos ter prefeitos de verdade? Quando vamos ter projetos de verdade? Quando vamos ter eleitores de verdade que sejam capazes de ver essas besteiras sendo ditas na televisão emanadas de uma suposta autoridade moral?
.

Nenhum comentário: