LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ENQUETE.

.
Tenho uma enquete feita por alunos do CEFET - Floriano no ano passado. Como atividade complementar ao tema que abordamos em sala de aula, "A moral", na disciplina Filosofia, os alunos tiveram que responder a um conjunto de questões sobre o comportamento moral das pessoas que moram próximo as suas residências. Lá temos alunos de quase todos os bairros de Floriano. Portanto a enquete contemplou quase a totalidade da cidade.
.
A enquete não tem critérios absolutamente científicos. Mas nos dá um indicativo muito próximo da realidade visto que os alunos se empenharam com seriedade para concluir a atividade. A turma entregou os questionários e solicitei a ajuda do aluno JAYRO HONÓRIO MONTEIRO (Presidente do Grêmio, a quem agradeço pelo trabalho duro que desempennhou) para fazer a tabulação.
.
Trabalho feito, analisamos o resultado. Nunca o publiquei porque necessito justificar por meio de argumentos fundamentados as respostas, e encontrar a lógica que justifique essas mesmas respostas. Estamos propondo dois caminhos que nos levarão a uma conclusão. A identificação daquilo que estamos consignando como "Moral Natural" e "Moral Competitiva" poderá servir de meio logicizador das respostas. Mas isto fica para depois.
.
Vamos começar a ver as respostas para que possamos, neste momento que estamos vivendo o período eleitoral, um entendimento, mesmo que seja provisório, para as respostas. Foram elaboradas dez questões com possibilidades de respostas "Sim" e "Não" para facilitar a tabulação dos dados e buscar a tal "objetividade" científica.
.
A primeira questão foi: "Qual o seu nível de instrução?". Dessa pergunta resultou quatro universos de respostas às outras nove questões. Dividimos os grupos em quatro: "Analfabetos", "Ensino Fundamental", "Ensino Médio" e "Ensino Superior" (as aspas se justificam para preservar o nível de instrução declarado pelos entrevistados).
.
A segunda questão foi: "Você acha que quem exerce cargo público deve utilizá-lo em benefício próprio?". As respostas mostrarei amanhã. Por enquanto desejo que você tente imaginar quantos disseram, em cada nível de instrução, "Sim" e "Não".
.
A enquete ainda se torna válida porque não aconteceu nenhuma revolução cultural, moral ou epistemológica em nossa cidade do ano passado para cá.
.

Nenhum comentário: