LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

NEPOTISMO E O STF.

.
Numa decisão anunciada com espetaculização através da imprensa o STF anunciou que de agora em diante (na verdade a partir do dia 1º) não pode mais existir nepotismo na administração pública. Seja no judiciário, legislativo ou executivo. Isso significa que ninguém pode utilizar de suas funções públicas para beneficiar parentes.

Isso já está dito na constituição, mas nós precisamos que sempre se demonstrem que as coisas são proibidas. Então criam-se novas leis para provar que a anterior era de verdade. .Acabou o nepotismo. Por mais estranho que pareça a resposta é não, pelo menos no executivo. Pois prefeitos, governadores e presidentes poderão nomear parentes para cargos de secretariado. Ou seja, nepotismo não pode, mas, ao mesmo tempo pode. Os cargos de secretarias adquiriram o status de cargos de confiança do administrador. É como se ele não necessitasse ter confiança naqueles que exercem outras funções "menos importantes". "É brincadeira" (como diz meu amigo Professor EVERARDO, lá do CAFS).

Vamos analisar o que o prefeito de Floriano irá fazer com toda a sua família (estou me referindo à parte da família dele que está na administração pública). Quase todos seus irmãos estão empregados lá. Todo mundo sabe disso, mas parece que ninguém quer tomar nenhuma atitude. Mesmo com a lei aí agora (que parece ser pra valer).

Aqueles que estão colaborando com sua campanha e já estão pleiteando uma secretariazinha pode ficar com as barbas de molho. Se o único meio de manter os parentes na administração pública é através do exercício de cargos de secretários, então não vai sobrar secretaria para ninguém. Ou, então, ele vai criar mais 823 secretarias para acomodar a todos.

Por isso devemos tomar precauçãoes em relação à câmara de vereadores. Se o eleitorado votar em peso em candidatos ligados ao prefeito corremos todos nós o risco de ter uma câmara que irá apoiar a criação dessas 823 secretarias necessárias para acomodar parentes e amigos.

Ê Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jair bom dia, desculpe invadir seu blog, ma sou seu fã o admiro muito por isso tomei a liberdade de lhe fazer uma pergunta.


Pergunta I

Quando você diz que ele ( prefeito) vai criar 823 secretarias para acomodar a todos, e que deveremos tomar precauções em relação à câmara de vereadores. Se o eleitorado votar em peso em candidatos ligados ao prefeito corremos todos nós o risco de ter uma câmara que irá apoiar a criação dessas 823 secretarias necessárias para acomodar parentes e amigos.
Você praticamente assina a reeleição do prefeito?