LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O PLEBEU E O NOVO RICO - II.

.
Como nossa sociedade encoraja a busca da riqueza pessoal através dos meios disponíveis legais e morais, ela mesma espera que dentro de regras limpas todos ajam em busca desse "ideal". O capitalismo proporciona que pessoas fiquem ricas ao contrário do que acontecia no modo de produção feudal. Estou defendendo o capitalismo como forma de organização social, política e econômica? Não. Estou dizendo que em comparação ao que existia ele foi um modo de produção que atendeu as expectativas das pessoas que souberam utilizar as suas regras em benefício próprio. Mas hoje em dia é outra história.
.
Mas voltando ao propósito do texto. Estou fazendo uma analogia com o objetivo de explicar por que as coisas estão fora dos trilhos. Aqui em nossa cidade, como foi mostrado no programa eleitoral do candidato a prefeito, GILBERTO JÚNIOR (15), um sujeito que era motorista do prefeito e antes do prefeito assumir a administração esse sujeito era um plebeu, comum, normal como qualquer um de nós. Mas aí veio a administração da cor LARANJA e tudo mudou na vida desse sujeito.
.
De duro passou a andar em carro que vale mais de 70 mil reais. Como pode isso? Foi trabalho? Foi competência? Foi habilidade? O programa mostrou que esse sujeito montou uma empresa de transportes e foi logo ganhando uma concorrência na prefeitura de mais 700 mil reais. Ô louco, meu. Como pode alguém que, segundo me informou um vizinho (que aqui asseguro o sigilo), não tem uma profissão definida, ganhar uma licitação para transportar alunos e outras pessoas para a prefeitura se há pouco mais de dois meses antes do prefeito assumir o cargo ele era seu motorista? Aliás, motorista é quem dirigi carro.
.
Mas não ficou só nisso, logo depois que esse absurdo (contrato) veio à tona e a oposição bateu em cima, aí tudo foi cancelado. Então, depois veio a empresa de eventos que ganha todas as concorrências de carnaval e ou convescotes da prefeitura. Para vermos o grau de profissionalismo e habilidade do sujeito para o negócio no mercado, sem a prefeitura pelo meio, quase todos os eventos feitos por sua empresa dá prejuízo dos brabos. Segundo me informou uma pessoa que atua nessa área o sujeito não tem a menor possibilidade de dá certo nesse tipo de negócio (falta conhecimento e qualquer um sabe que pelas leis do mercado ele já teria falido), mas o negócio dele é com a prefeitura. Que se dane o mercado e suas leis. O que importa é que ele agora é um novo-rico.
.
Segue amanhã.
.

Nenhum comentário: