LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

domingo, 31 de agosto de 2008

A INDIFERENÇA MATA - II.

.
Sem informações, sem conhecimento confiável, o eleitor fica "cego" para fazer a sua escolha. Um dos maiores mal que se pode fazer a alguém ou a um povo é negar-lhe informações sobre aquilo que é fundamental para a vida desse povo. Desse modo ele fica às "escuras". Assim esse povo pode ser facilmente manipulado, e isso é o que desejam os sem escrúpulos.
.
Tem uma pessoa que trabalha em uma emissora de rádio em Floriano que tem uma posição de INDIFERENÇA em relação ao Programa Eleitoral Gratuíto. Quando chega o horário eleitoral ela diz que INFELIZMENTE vai ter que interromper o seu programa.
.
Ano passado alunos do CEFET - Floriano, quando eu ministrava a disciplina Filosofia, fizeram um trabalho de campo onde eles foram em todas às emissoras de rádio da cidade com o objetivo de conhecer o que pensam aqueles que fazem a comunicação em relação ao papel do rádio na sua relação com a sociedade. Todos os que responderam às questões foram unânimes em dizer que uma das principais funções do rádio é contribuir para a educação do povo dentro dos limites de abragência desse meio de comunicação.
.
Ou todos que responderam estão mentindo, ou a pessoa acima referida não tem a menor noção do que está fazendo numa emissora de rádio.
.
Pregando a indiferença essa pessoa está fazendo um grande desserviço à formação cidadã. Pobre de um povo se as decisões sobre formação da cidadania dependesse de uma pessoa como essa. Essa sua indiferença mata.
.
Colocando em minha boca os versos do poeta e dramaturgo alemão BERTOLT BRECHTE que escreveu o poema "O analfabeto político", digo: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
.
Consciente ou inconscientemente (o que é pior ainda, pois tem certeza que está fazendo uma grande coisa) essa pessoa está contribuindo com a desinformação instigando as pessoas a não ouvirem o programa eleitoral. Tem muita gente influenciável, e nesse processo não seria a informação que esse tipo de gente deveria receber.
.
Essa pessoa está abrindo espaço para que a pilantragem continue na política. Pois, voltando a SÓCRATES, moralmente, não se admite que quem conheça as coisas, a realidade verdadeiramente escolha fazer errado. O voto consciente é um voto racionalmente decidido.
.

Nenhum comentário: