LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

JUSTIÇA EDUCADORA.

.
Umas duas ou três pessoas lêem meu Blog. Dia desses um ex-aluno me perguntou sobre texto que escrevi falando do artigo do JALINSON RODRIGUES (www.noticiasdefloriano.com.br).
.
No texto eu falei no final que alguma coisa deveria ser feita além da pura educação para a formação do cidadão. A pergunta do aluno foi "Que forma seria essa?" Como disse no texto 'eu não sabia'. Mas que deveria existir. E existe. Pode ser a Justiça.
.
As pessoas aprendem com as dicisões que a Justiça pode tomar. Assim ela ajuda a educar. Quando a Justiça flui democratica e serenamente ela, com suas sentenças, tem muito que contribuir para a educação do nosso povo.
.
Não estou dizendo que defendo uma educação pela punição. Mas pelos exemplos de cidadania. Em primeiro lugar deve-se ensinar valores dignos e dignificantes. Mas os erros devem ser julgados de forma clara e justificável. Essa é a Justiça que educa.
.
Mas quando a imprensa divulga casos de erros e omissões praticados por alguns magistrados isso subverte o valor de respeitar essa Instituição. Cria-se uma sensação de oba-oba, o que é terrível para a democracia. Mas aqueles magistrados honrados devem demonstrar que a Justiça não se resume a erros e omissões de uns poucos. Ela tem um papel fundamental na educação da sociedade. O que , mais uma vez, não significa educar pela opressão nem pelo justicialismo.
.
No dia em que políticos corruptos forem exemplarmente condenados à reclusão por longos e longos anos esses exemplos vão colaborar na educação e formação das pessoas na direção dos valores dignos e dignificantes. E acaba desaparecendo a noção, hoje bastante difundida, que política é isso mesmo: roubo, nepotismo, patrimonialismo, populismo...

Nenhum comentário: