LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

RETROVISOR.

.
Não, esta postagem não é sobre a música de FAUSTO NILO que o FAGNER gravou e fez sucesso no Brasil todo. Não. Mas é um ponto de vista diferente.
.
Andando pelo centro da cidade de carro não resisti e olhei pelo retrovisor a "obra" de reforma da praça central. Comecei a pensar no descaso, falta de responsabilidade, descompromisso com a população, abandono, incompetência na "administração" de Floriano.
.
Mas aí me desconcentrei e percebi que estava olhando pelo retrovisor. Olhando assim a gente vê tudo invertido. Sinais trocados. Então pensei: devo está equivocado ao pensar tudo isso aí acima do prefeito.
.
Devo está vendo a realidade com sinais trocados, uma realidade invertida. Nada disso que pensei quando estava olhando pelo retrovisor está certo. Pois foi aí que repensei. O prefeito JOEL está certo. Eu estou errado, precipitado.
.
O atraso na "obra" da praça que está prevista na placa para ser realizada em 120 dias (isso a contar o tempo muito antes das eleições) é propositado. Pensei que a "obra" estava atrasada por conta da falta de repasses das parcelas de pagamento para a construtora do amigo dele. (Na verdade a "obra" está parada mesmo. Ninguém está fazendo nada alí. Parei para olhar.)
.
Olhando pelo retrovisor dava pra vê que o dinheiro da "obra" já foi liberado, a "licitação" já foi feita, a construtora do amigo já ganhou a "concorrência", e que o atraso se devia à falta de responsabilidade com a coisa pública. Mas, não.
.
Na verdade o prefeito está agindo assim porque ele é um homem que cuida bem demais das finanças públicas. Cuida tão bem que até parece que é dele. Vejam só: antes das eleições deste ano ele colocou quase todos os familiares lá na prefeitura para cuidar do que é dele. Ou seja, para cuidar da res pública.
.
Mas, e quanto à praça? Pois, bem, ele quer evitar gastos desnecessários. Se a "obra" ficasse pronta antes do natal, aliás, como ele disse publicamente que ficaria, a população de Floriano teria uma despesa a mais para pagar.
.
O prefeito JOEL teria que comprar dezenas e dezenas de metros de fios para instalações elétricas, centenas de lâmpadas e enfeites. Mas ele, além de econômico, é sensato. É duro dizer isso, mas parece ser verdade.
.
Além de economizar nos materiais neste ano, depois de três anos consecutivos, ele resolveu poupar a nós todos daquela coisa horrorosa, ridícula, infantilóide, envergonhante, risível "decoração" de natal (acredito na sincera reação negativa de alguns religiosos quanto a pseudo homenagem religiosa).
.
Olhando pelo retrovisor a gente vê outra coisa. Mas agora dá para agradecer ao prefeito pelo atraso da "obra". Esse descaso com a coisa pública foi propositado. É para que os florianenses não se deparem com aquela marmota achincalhadora que chamavam de decoração natalina.
.
Este ano os amigos das cidades vizinhas não irão tirar sarro da minha cara por causa daquela coisa indescritível, pasmosa. Menos um motivo para achincalhe.
.
Obrigado, JOEL. Obrigado por nos poupar, pelo menos, desse constrangimento. Eu estava errado. Mas a culpa foi do retrovisor.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leia ate o final.

DE OLHO NA PRINCESA!!!

O prefeito Chico Filho (PMDB), de Uruçuí, não foi bem sucedido em sua reeleição. Mas Chico, não costuma chorar pelo leite derramado, o líder da família Donato sempre tem uma carta na manga. Sua primeira investida foi em Bertolínea, anos atrás. Lá, Chico foi prefeito, concentrou os gestores vizinhos em torno de seu nome e lançou-se candidato a deputado, ocupando em seguida uma cadeira na Assembléia Legislativa. Na Alepi, Chico foi situação no governo Mão Santa, viabilizou outros colégios, foi secretário de estado e participou do processo de emancipação de cidades piauienses, tendo o mérito de eleger a irmã, Ana Paula (PMDB), prefeita em Sebastião Leal e o irmão Zé Nordeste (PTB) em Canavieira. O próximo passo dos Donatos foi a mudança das cadeiras: Chico trocou o parlamento pela prefeitura de Uruçuí, Ana Paula deixou o Palácio da Cidade de Sebastião Leal por uma cadeira na Alepi e mais recentemente, Zé Nordeste trocou de município, derrotando nas eleições a prefeita Aracélia Souza, de Bertolínea, aquela onde Chico foi prefeito. Mas nem tudo são flores! Chico Filho não se reelegeu em Uruçuí... mas para ele, a capital dos cerrados já é coisa do passado. Assessores próximos garantem que os olhos do líder dos Donatos está voltado para Floriano. Os números alcançados pelo PMDB neste último pleito despertaram a âmbição política do velho lobo... Anote aí! O velho lobo está de olho na "princesa do sul"!!!