LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

TEORIA DA NÃO-DENÚNCIA - III.

.
Assim os "azeitamentos" nas prestações de contas ou ocultação de provas estão sendo vitaminados pela impossibilidade da crítica acerba. É, em certo grau, uma sofisticação da corrupção. Uma atuação no campo da ideologia.
.
De forma deliberada, ou não, os meios de comunicações difundem a idéia colhendo as percepções equivocadas do senso comum (entrevistas com pessoas no meio da rua, etc) como se estivessem dizendo aos demais: "É assim que você deve pensar". Criando aquilo que DURKHEIM chamou de "consciência coletiva".
.
Por que estou chamando de equívoco? O senso comum não consegue distinguir claramente o processo educativo da elevação do nível dos embates políticos da necessidade da crítica. A percepção errada de que os discursos são iguais, que possuem o mesmo significado é que gera o equívoco. Uma postura que confunde e desencadeia inconscientemente no senso comum aquele comportamento que o "político" corrupto deseja.
.
A partir daí o senso comum internaliza o equívoco e o adota como valor repassando-o às gerações. Um erro na postura moral decorrente de um engano que contribui involuntariamente para a perpetuação das práticas que o discurso da elevação do nível dos embates políticos pretende combater.
.
E a lógica que fundamenta esse tipo de malandragem é a que diz que os direitos da população devem predominar. Como o senso comum é formado pela maioria da população, então é um direito seu assistir não a debates de idéias com posições críticas, mas a conversas de comadres. Aliás, como assistimos nesta última eleição.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Neste sabado vai ser realizada uma festa no zero grau events com a banda noda de caju o promoter da festa é a RRS EVENTOS a tal empresa la e na festa será sorteado um FUSCA cheio de cerveja na tentativa de atrair os baladeiros a festa pois a festa sera mais um prejuiso pra essa empresa ou seja como foi dito aki em comentario anterior nos moldes normais ela ja tinha quebrado até fusca sera sorteado recheado de cerveja resta saber se o fusca vai de brinde ou so a cerveja dentro,mesmo assim é muita cerveja pra enche-lo mas pelo que ouço o loc dizer é que o fusca vai ser sorteado junto com a cerveja.

Anônimo disse...

Pois é, caro anônimo. Esse dito "empresário" pintado de amarelo-joel não tem prejuizo porque ele não se esforça para ter esse dinheiro que, de uma hora para outra, passou a ter. Não sei como foi, mas chegou ao ponto desesperado de oferecer um brinde desse para as pessoas irem às festas que ele "organiza". É Floriano, meu caro. É Floriano. Só aqui acontece dessas coisas inexplicáveis.

Jair.