.
.
Cena do filme "Vida Maria".
.
.
Os autores dos três textos a seguir são do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - I, IFPI - Campus Floriano:
.
Do texto a seguir, são:
.
Anderson Dias
Anderson Dias
.
Joziette Dias
Joziette Dias
.
Kássia Nayara
Kássia Nayara
.
A educação possui valores e finalidades adquiridos ao longo do tempo no meio social. O sentido associado à mesma é logicamente diferente de acordo com o meio e a estrutura social que são os critérios que definem a realidade vivida por determinados grupos, seus costumes e crenças diante das quais eles se posicionarão.
A educação possui valores e finalidades adquiridos ao longo do tempo no meio social. O sentido associado à mesma é logicamente diferente de acordo com o meio e a estrutura social que são os critérios que definem a realidade vivida por determinados grupos, seus costumes e crenças diante das quais eles se posicionarão.
.
Passivamente, o homem pode ficar indiferente à situação apresentada, aceitando os problemas e as necessidades, como é claramente retratado no filme “Vida Maria”, no qual a vida é comandada pela necessidade mediada do trabalho e visando a educação como perda de tempo, e demonstrando uma clara submissão as tradições impostas pela sociedade em questão.
Passivamente, o homem pode ficar indiferente à situação apresentada, aceitando os problemas e as necessidades, como é claramente retratado no filme “Vida Maria”, no qual a vida é comandada pela necessidade mediada do trabalho e visando a educação como perda de tempo, e demonstrando uma clara submissão as tradições impostas pela sociedade em questão.
.
A reprodução do meio cultural já existente retratado no filme reflete a falta de informação e de objetivação surgida a partir da avaliação social e resultando na busca pela educação para transformação, alterando em longo prazo e para melhor o modo de vida preexistente.
A reprodução do meio cultural já existente retratado no filme reflete a falta de informação e de objetivação surgida a partir da avaliação social e resultando na busca pela educação para transformação, alterando em longo prazo e para melhor o modo de vida preexistente.
.
.
.
Do texto a seguir, são:
.
Savanna Brito
.
Bráulio Vieira
.
Larissa Barros
.
.
O ser humano engajado de tantos privilégios característicos se destaca também pelo pensar e querer, onde apresenta-se de forma “não passiva”, podendo mudar sua realidade. Pois dentro da mesma realidade encontramos padrões a serem seguidos e difíceis de serem quebrados.
.
O filme “Vida Maria” nos remete a uma situação em que a realidade é a mesma com o passar do tempo, onde os personagens são condicionados pelo meio a viverem num “ciclo vicioso”, pois carregam a sina de seus antepassados, onde não existe a perspectiva de mudar o contexto existente. Em que valores e valoração sofrem com as barreiras criadas pelas condições sociais. Aquela criança esperançosa e doce do inicio é afastada brutalmente da curiosidade educacional, levando-a a vida de subsistência e amargura.
.
Soluções adequadas para tal ciclo seria uma transformação da realidade a que a protagonista foi submetida, onde a mesma pode tirar de tal adversidade caminhos para a mudança, pois os desejos já foram traçados, basta ações para modificar aquilo que está intacto. “Maria” é marcada pela marginalização econômica e cultural, a opção então seria quebrar fronteiras e lhe ampliar horizontes, estabelecendo objetivos que possam viver em uma realidade transformada.
.
.
.
Do texto a seguir, são:
.
Gardjany da Costa
.
Perluayte Sandes
.
O filme relata uma realidade bastante comum no Brasil, que descreve a história da vida no sertão, onde a educação dada na escola não é de muita importância e sim, a força braçal. A história também relata a vida de uma garota que ao querer escrever é reprimida pela mãe, como se aquilo que ela estava fazendo fosse besteira, mas pra lá, no meio onde ela vive não convém a ela ter estudos, morando em um local isolado, sem escolas, nenhum sinal de civilização.
.
E esta história é passada e geração a geração. Mas isso pode mudar? Eles outro tipo de vida se não aquela, então como eles podem mudar? Só se eles verem outra vida, de outra forma, mas como? Levando para perto deles a educação, ensinando outros valores, outros caminhos, com a educação não vão querer viver mais daquele jeito e sim crescer de outra forma, vão criar novos objetivos de vida, mas isso depende do governo , dos programas políticos, que eles se sensibilizem com esta realidade e levem a educação até essas pessoas.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário