LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

NECESSIDADE IDEALIZADA E CORRUPÇÃO - II.

.
.
.
.
Agora, o que levaria as pessoas a se corromperem pode ser justificado como necessidade? Também não. Se o desemprego, a fome, a falta de perspectiva fossem justificativas para a corrupção do voto não haveria moralidade entre os pobres e destituídos dos seus direitos de Floriano e de nenhum lugar do mundo. O que não é verdade.
.
Alguns contradizem afirmando que esse homem honesto em que se baseiam para condenar a compra de voto é apenas um homem ideal (desejado) e não o homem real, porque este vende o voto sem remorsos. Será?
.
Penso que se a defesa da compra de voto é percebida por alguns como um ato isolado e que, por ser isolado, não tem conseqüência prática nem muito menos ética nas outras coisas, então temos um problema aí.
.
Não há coisas isoladas na natureza e na sociedade. Só há coisas isoladas entre si no pensamento metafísico que cria dois mundos substancialmente diferentes, que cria seres substancialmente diferentes para satisfazer, justificar irracionalidades insuperáveis. Ou seja, alguns acreditam que existe um mundo diferente desse em que nós vivemos. PLATÃO (427-347 a.C.) criou o “Mundo das Idéias”, as religiões criaram o céu, o nirvana, o hades... Alguns acreditam que o ser humano é constituído de duas dimensões, corpo e alma. PLATÃO assim explicou o ser humano, como fizeram também as religiões, DESCARTES (1596-1650)... E a Ciência moderna protagonizou mais radicalmente o aprofundamento dessa idéia no mundo real, concreto.
.
Tudo é separado. O estudo da realidade é dividido em áreas estanques cheias de vazios (cada ciência em particular; a educação formal separa as disciplinas entre si; e como desdobramento comportamental também a ética, a moral).
.
.

Nenhum comentário: