LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 23 de maio de 2009

ADMINISTRAÇÃO INAUTÊNTICA.

.
.
.
Qual a autêntica das duas garças? A da esquerda ou a da direita?
.
.
O boneco “Joel Furacão” (outros o estão chamando de “Jorel”) é a negação da autenticidade de nossa cidade. Não a autenticidade que revela o descaso do lixo, do mato, dos buracos, mas a autenticidade que ela, cidade, possui ao garantir aos florianenses uma vida com dignidade, pouca, mas dignidade.
.
Quando um povo tem garantido os princípios essenciais de sua ação práxica como liberdade, justiça, organização, educação, economia, política, isto garante o básico para a sua existência autêntica. Nós temos tudo isto – não na escala que queremos e merecemos -, mas é a base de nossas vidas. E nós temos, segundo esta proposição, uma vida autêntica.
.
O boneco “Joel Buracão” nega a nossa autenticidade não pelo que ele representa (a nossa indignação frente ao descaso administrativo), mas porque revela a inautenticidade do jogo político armado através da mentira.
.
A secretaria de comunicação e o prefeito pronunciam discursos mentirosos nos meios de comunicação que (a maioria deles é paga para divulgar a farsa) prontamente repetem o discurso da inautenticidade. Podem aguardar que o prefeito, nos próximos dias, vai dá várias entrevistas negando o óbvio com o discurso oco das causas naturais.
.
O prefeito já começou ontem. Ele reconheceu que a cidade está abandonada, que tem uma imensa quantidade de mato, de lixo e de buracos no noticiário da TV local. O argumento para justificar todo esse descaso foi o período das chuvas.
.
Esse tipo de discurso enganoso pode facilmente ser desmontado. Há inúmeras cidades do porte de Floriano que atravessam os períodos de chuvas com dignidade porque são seriamente administradas, conservadas para que não ocorram situações como as que ocorrem todo ano aqui.
.
Quando o prefeito coloca a culpa na natureza ele aposta despudoradamente que todos irão engolir esse engodo. O raciocínio é esse: se a culpa é da natureza o homem pode pouco, ou quase nada contra ela. E assim todos devem aceitar que cinco anos de descaso com a cidade devem ser desculpados por causa das chuvas e não pela falta de responsabilidade administrativa.
.
É esse o discurso que a secretaria de comunicação e o prefeito usarão para tornar a nossa realidade numa coisa inautêntica, falsa. É o discurso da negação da realidade que a torna falsa.
.
O discurso pervertido tenta perverter a realidade atrás da máscara do “coitadinho”. Nos próximos dias o prefeito vai chorar miséria, vai chorar a natureza, só que não vai dizer que assume a sua total falta de competência para administrar a cidade. Mas ele precisa chorar, e chorar muito, pois a população já lhe disse através de pesquisa que ele é um péssimo prefeito (tarde, mas disse). JOEL é o 4º pior prefeito do Piauí.
.
Ele, prefeito, vai tentar reverter o que ele é numa imagem inautêntica de vítima da situação. Mas o autêntico é que a vítima é a cidade de Floriano de sua falta de competência administrativa. Não há nada mais dramático do que tentar trocar a certeza da impunidade pelo risco do julgamento. A população vem demonstrando que não está mais disposta a aceitar o descaso do prefeito impunemente.
.
.



Nenhum comentário: