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Cena do filme "Vida Maria".
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O que arrancou a capacidade de avaliar da família das marias? A falta de educação, o analfabetismo. O Filósofo brasileiro DERMEVAL SAVIANI diz em seu livro “Educação: do senso comum à consciência filosófica” que “o homem brasileiro, no geral, não sabe tirar proveito das possibilidades da situação e, por não sabê-lo, frequentemente acaba por destruí-las”. E continua “...é preciso que o homem brasileiro aprenda a tirar da situação adversa os meios de sobreviver”.
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A situação a que ele se refere é a situação concreta, real em que vive e, que por não conhecer as várias possibilidades que existem porque lhes são negadas ou disfarçadas, termina agindo mal diante da única com que se defronta. E aí termina destruindo-a por não saber subsistir a partir dela.
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Mas como poderia ele utilizar todas as possibilidades existentes em sua situação (o meio em que está situado, localizado)? Não tem liberdade para tal, pois vive num contexto econômico, o sistema social capitalista, que não lhe permite possibilidades, mais apenas a possibilidade. A cerca disso vale ressaltar que contribuem para essa falta de liberdade a função primacial das igrejas, ou como as estou chamando ultimamente “capitães-do-mato” do sistema social, que ensinam que não se deve desejar mais do que se tem.
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Nesse caso o homem brasileiro necessita ser educado para se libertar dessa condição de subserviência. Aprendendo a se comunicar, a dialogar, debater, convencer e ser convencido junto com os demais. Adquire assim a consciência para ir além do espaço reservado a ele incondicionalmente na sociedade pelos os que dominam a situação.
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Desse modo a educação poderá possibilitar-lhes uma capacidade técnica e intelectual para transformar a sua realidade. O ciclo eterno de miséria será rompido, pois conscientes da situação e das opções eles transformarão as suas vidas, pois ninguém que tenha necessidades e sabendo e podendo escolher desejará continuar a viver como vive a maioria do povo brasileiro.
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Então, assim dá para entender por que essa maioria não tem, e não pode ter, acesso a uma educação de qualidade que lhes possibilitem desenvolver a consciência crítica. Se tiver acesso desejará uma vida melhor (pois conhecerá opções) e isso significa modificar as estruturas econômicas. Nesse caso alguém terá a fatia maior de seu bolo diminuída. E isso PE ruim para estes, ou não é?
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A partir do filme e do texto de SAVIANI solicitei aos alunos dos cursos de Licenciatura em Biologia e Matemática, bloco I, do IFPI – campus de Floriano, que dissertassem sobre a possibilidade de rompimento do círculo vicioso da “Vida Maria” utilizando a idéia de SAVIANI sobre o poder da educação.
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Dentre todos os que fizeram tivemos vários textos excelentes e que me deixaram numa situação de privilégio por ser professor de alunos tão perspicazes. Pedi que três textos fossem enviados para postagem no meu Blogue, o que farei a seguir.
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A situação a que ele se refere é a situação concreta, real em que vive e, que por não conhecer as várias possibilidades que existem porque lhes são negadas ou disfarçadas, termina agindo mal diante da única com que se defronta. E aí termina destruindo-a por não saber subsistir a partir dela.
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Mas como poderia ele utilizar todas as possibilidades existentes em sua situação (o meio em que está situado, localizado)? Não tem liberdade para tal, pois vive num contexto econômico, o sistema social capitalista, que não lhe permite possibilidades, mais apenas a possibilidade. A cerca disso vale ressaltar que contribuem para essa falta de liberdade a função primacial das igrejas, ou como as estou chamando ultimamente “capitães-do-mato” do sistema social, que ensinam que não se deve desejar mais do que se tem.
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Nesse caso o homem brasileiro necessita ser educado para se libertar dessa condição de subserviência. Aprendendo a se comunicar, a dialogar, debater, convencer e ser convencido junto com os demais. Adquire assim a consciência para ir além do espaço reservado a ele incondicionalmente na sociedade pelos os que dominam a situação.
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Desse modo a educação poderá possibilitar-lhes uma capacidade técnica e intelectual para transformar a sua realidade. O ciclo eterno de miséria será rompido, pois conscientes da situação e das opções eles transformarão as suas vidas, pois ninguém que tenha necessidades e sabendo e podendo escolher desejará continuar a viver como vive a maioria do povo brasileiro.
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Então, assim dá para entender por que essa maioria não tem, e não pode ter, acesso a uma educação de qualidade que lhes possibilitem desenvolver a consciência crítica. Se tiver acesso desejará uma vida melhor (pois conhecerá opções) e isso significa modificar as estruturas econômicas. Nesse caso alguém terá a fatia maior de seu bolo diminuída. E isso PE ruim para estes, ou não é?
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A partir do filme e do texto de SAVIANI solicitei aos alunos dos cursos de Licenciatura em Biologia e Matemática, bloco I, do IFPI – campus de Floriano, que dissertassem sobre a possibilidade de rompimento do círculo vicioso da “Vida Maria” utilizando a idéia de SAVIANI sobre o poder da educação.
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Dentre todos os que fizeram tivemos vários textos excelentes e que me deixaram numa situação de privilégio por ser professor de alunos tão perspicazes. Pedi que três textos fossem enviados para postagem no meu Blogue, o que farei a seguir.
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