LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

domingo, 24 de maio de 2009

CONVERSA MOLE PRA BOI DORMIR - II.

.
.
.
... pega essa criança que tem medo de careta.
.
.
E continua a enxurrada de desculpas esfarrapadas. No caso do “roubo” do boneco “Joel Buracão” a justificativa foi que um funcionário que é responsável pelos carros que recolhem o lixo na cidade teria mandado recolher o boneco porque em sua conta ele o tinha (boneco) na conta de lixo.
.
Esta desculpa é uma piada impagável. A cidade inteira está cheia de lixo, de mato, de buracos e não há preocupação nenhuma e nem mesmo atitude para resolvê-los, mas foram bastantes eficientes para recolher o boneco. Com tanto lixo de verdade a ser recolhido na cidade esta desculpa também é muito preguiçosa.
.
Mas finalmente resolveram devolver o boneco. Devolveram-no. Eu disse ontem que eles não o fariam, pois estariam declarando a culpa no delito da subtração do mesmo. E agora, como justificar este ato vergonhoso? Surgiu como resposta o “boi de piranha”.
.
O prefeito divulgou uma nota oficial dizendo que abriu sindicância para apurar os fatos. Sindicância para saber quem foi o autor do delito, o porquê e com que finalidade. Piada, mais uma piada.
.
A cidade toda viu na TV que quem cometeu o delito foi um dos irmãos do prefeito. O porquê é que o elemento mínimo é tosco, intolerante, imprevidente, mau humorado, além do despreparo para o exercício do poder democrático. A finalidade é mesmo demonstrar intolerância para que não aconteça de novo. É para intimidar o povo. É para mostrar o estilo de governar dos auto-intitulados “coronéis”. Só que eles se esquecem que o povo é livre e autônomo (etimologicamente significa: aquele que age seguindo as suas próprias leis morais, ou seja, no sentido de que não precisa de ninguém lhe dizendo o que deve fazer).
.
O boneco foi devolvido em um local a quase um quilômetro da garagem da prefeitura para onde foi levado no dia do “roubo”. Mas estava todo arrebentado, segundo o dono disse na TV. Recompuseram o bicho que agora vai se tornar itinerante, além de seus clones que já surgiram. Com tantos bonecos assim pela cidade a prefeitura não irá mais fazer nada, só subtrair bonecos?
.
E a sindicância, como vai terminar? Em pizza. Como eu disse anteriormente, a cidade já sabe quem foi o autor do delito. Este não PODE ser punido. Mas deverão punir aquele que resolveu assumir o delito. Vão puni-lo? Calma pessoal, ele será, no máximo, advertido administrativamente – isto se houver punição. Afinal, não foi ele mesmo que cometeu o delito. É só para dizer que não foi aquele que foi e para justificar alguma coisa para os cidadãos incautos e para os ansiosos joelistas por uma resposta para repeti-la por aí.
.
Esse negócio de sindicância é só conversa mole pra boi dormir. E enquanto isso o lixo, o mato, os buracos continuarão aí por longo tempo assolando a nossa paisagem e saúde. E o “boi de piranha” vai dormir com tanta conversa mole e preguiçosa. “Boi, boi, boi, boi da cara preta...”
.
.
P.S.: Agora pronto, só porque moro no bairro Irapuá II, onde surgiu o primeiro boneco, já vieram me perguntar se não sou a pessoa que está por trás dos protestos como estão falando os aliados do prefeito. Isto é subestimar as pessoas e mudar o foco das atenções. Fui eu também quem respondeu sozinho a pesquisa que colocou o prefeito JOEL entre os quatro piores do Piauí? Vão se catar. Outra pessoa me disse que os aliados do prefeito estão filmando a organização dos protestos. Deve ser para mandar processar e prender o povo por falar a verdade. Será que na próxima pesquisa eles irão filmar também a todos? Deveriam gastar esse dinheiro era mandando tapar buracos, recolher o lixo e fazer a capina. Vão trabalhar.
.
.
.

Um comentário:

Francimario Feitosa, biólogo, Manaus-Am disse...

"Bode Expiatório anônimo" - Quem já ouviu falar nisso??? Dou uma bala de menta pra quem acertar... Falcatrua pura essa onda de acusar "inocentes correligionários"