LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CONHECE-SE UM CARÁTER COM PODER OU SEM PODER?

.
.
.
Gosto de observar o modo de ser das pessoas. Outro dia me ocorreu de analisar um velho dito popular: "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". Resolvi analisá-lo de forma negativa.
.
Se quiser por à prova o caráter de alguém, retire-lhe o poder. Pode observar que certas pessoas revelam mais do que são quando deixam de exercer o poder. Ou elas se mostram como verdadeiramente são exercitando todos os seus valores e fazendo críticas, ou mostram que quando exerciam o poder agiam de tal forma para permanecer no poder, apenas. Não eram eles mesmos.
.
É bom exercer o poder. Mas ninguém é detentor de poder (as pessoas são investidas dele), só os fascistas pensam assim. Só os fascistas pensam que eles são insubstituíveis. Só os fascistas não assimilam a situação de terem sido destituídos do poder. Só os fascistas pensam que deveriam exercer o poder eternamente. Só os fascistas pensam que ninguém pode exercer o poder em seu lugar. Só os fascistas detestam a ausência de poder.
.
Os fascistas revelam quem são quando os destituem do poder. Isso dói, dói muito, pois o caráter antidemocrático se afirma com o poder despótico. E não perdem a oportunidade de destilar os seus venenos.
.
.

Nenhum comentário: