LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

TETO NO CHÃO.

.
Ontem, 18/01/2009., estava lendo um livro na cama e a televisão ligada lá na sala. Aí ouvi aquele som característico, na Globo, de notícia urgente. Fui olhar o que teria acontecido. Fiquei pasmo.
.
Os repórtes noticiavam que o teto de uma igreja evangélica havia caído. Isto, na cidade de São Paulo. Comecei a acompanhar os relatos. Aí começaram a destacar que é a mesma igreja do casal que está preso, na verdade liberdade concidional, nos EUA por tentarem entrar naquele país com doláres "na cueca".
.
O casal de pilantra, Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia, tentando levar vantagem (não pagar os impostos devidos), foi pilhado, mas tiveram a desfaçatez de negar o crime. Não colou. A polícia americana mostrou fotos do apóstolo ao lado do dinheiro apreendido.
.
Mas os criminosos enviaram mensagens aos seus dominados (fiéis) dizendo que tudo não passava de perseguição. O pior de tudo, e aí encontra-se o caráter entorpecedor da religião, é que eles acreditaram. Até a estrela maior daquela agremiação entorpecedora, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, o jogador Kaká, disse que que tudo era mentira.
.
Mas o Kaká disse isso? Disse, sim. E mais de uma vez. E por que teria dito tal asneira? O motivo é simples: ele já deu declarações insinuando que quando deixar de atuar como jogador de futebol deseja ser pastor da Renascer. Tudo bem, ele já é rico e não precisaria fazer o que o casal de pilantras fez.
.
Não. Não é bem assim. Essas instituições entorpecedoras não pagam impostos sobre o dinheiro arrancado dos dominados (fiéis). Esse dinheiro pode ser usado da maneira que os dominadores quiserem. Sem ter que prestar explicações a quem quer que seja. Mas o Kaká é um homem de deus, ele já tem dinheiro bastante para se meter com coisas sujas.
.
Não. Nesse caso também não é assim tão simples. Ele disse que não sairia de seu time de futebol, Milan, de jeito nenhum. Mas aí apareceu o Manchester City e ofereceu € 110 milhões - mais de R$ 340 milhões. Tudo mudou. Na última partida que fez pelo Milan ele chegou até a se despedir dos colegas jogadores em campo ao final da partida.
.
Um retrato fiel da decepção marcada pela crença numa postura moral irretocável de Kaká foram os cartazes que alguns torcedores do Milan levaram ao estádio de futebol. O jogador sempre exibe uma segunda camisa, que já ficou famosa, com os dizeres “I Belong to Jesus” - eu pertenço a Jesus . Alguns torcedores criaram um cartaz em que se lia: "I belong to money" - eu pertenço ao dinheiro.
.
Nisso reside alguns dos motivos que levam a crer que a postura de Kaká em defender os pilantras da Renascer em Cristo tem um propósito muito mais evidente que simplesmente dizer que seus gurus são inocentes. Ele deseja que a imagem dos que comandam seja respeitada, e continue assim. Pois quando ele se tornar "pastor" não encontrará atmosfera de dúvidas sobre a "missão" que ele carrega. Ele sabe que os líderes da igreja são culpados. Sabe, sim. Mas não pode admitir para não comprometer a imagem de quem mais vier a ser. E ele é forte candidato a isso.
.
Mas quando vi os motivos que levaram o teto a desabar fica patente a irresponsabilidade que esses caça bobos teem em relação aos seus dominados. O prédio é originariamente um cinema construído na década de 1950. Há cerca de dez anos houve problemas com o teto - como disse uma representante da associação de moradores. Mas no ano passado um engenheiro da prefeitura de São Paulo deu o ok para funcionamento da armadilha. E deu no que deu.
.
O pior de tudo é que o casal de pilantras manda uma mensagem da prisão domiciliar onde se encontram hoje em dia nos EUA dizendo que "As pessoas foram colhidas por Deus." Como se Deus fosse um ser tão mal e sem o que fazer aos domingos à tardinha que resolve fazer desabar um teto só para ter mais companhias a ele.
.
Mais na frente eles dizem assim: "Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento." Fatalidade é uma crença que diz que as coisas não podem ser de outro jeito além do que são, porque já foram programadas para ser de tal forma. Não tem como fugir. De novo colocam Deus numa situação vexatória. Ele já teria programado que aquelas pessoas tinham que morrer com uma grande paulada na cabeça. Que Deus maldoso, não é? Mas foi o que eles disseram.
.
O propósito para que este fato tenha ocorrido seria para que as vítimas fossem viver ao lado de Deus sem os sofrimentos de nossa vida terrena. Olha, é a maneira mais fácil de desejar tirar de suas costas a responsabilidade sobre o ocorrido. Por que não fizeram uma vistoria rigorosa nas estruturas principais do prédio antes de colocarem quase duas mil pessoas em risco todos os dias? Isso é irresponsabilidade. E assim essa ocorrido deve ser tratado.
.
Eles não querem saber de nada. Querem saber do resultado financeiro final arrancado dos dominados a cada culto. Só, isso.
.
Religião é uma lástima, sempre. Quero deixar uma dica de filme para aqueles que desejam refletir sobre as mais variadas práticas religiosas durante a história. O nome do filme é "As sombras de Goya". Vejam e sintam para que verdadeiramente servem as religiões do ponto de vista daqueles que dominam.
.

Nenhum comentário: