LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

CÂMARA. 15 VEREADORES?

.
O deputado federal pelo PC do b OSMAR JÚNIOR disse em vários meios de comunicação de Teresina nesta semana que dificilmente a Câmara dos Deputados votará a PEC que amplia (para outros faz retroagir o número tolhido pelo TSE) o número de vagas de vereadores nas cidades. E isso de acordo com o número de habitantes.
.
Segundo o deputado, a PEC só voltará ao senado depois que o STF fizer a sua apreciação e se posicionar sobre o caso. Depois que voltar ao senado pode ser que seja necessário retornar à câmara de novo. Nesse vai-e-vem a câmara não terá tempo de se dedicar ao assunto neste ano.
.
Desde 2004, ano que o TSE diminuiu o número de vagas, que a cidade de Floriano tem 10 vereadores. Temos quatro anos de experiência com a câmara funcionando com esse número de vagas. Nesses quatro anos nenhum dos dois presidentes da câmara, MIGUEL VIEIRA e CELSO CAVALCANTE, deu depoimentos lamentando que o número de vereadores era insuficiente para fazê-la funcionar. Nenhum deles disse que os trabalhos estavam emperrados por falta de vereadores.
.
Pelo contrário, com apenas oito seções por mês, demonstra que há é excesso de vereadores. Alguns parlamentares argumentam que o trabalho nas comissões não é visto pela população. E que essas comissões absorvem o tempo restante do mês. Acredite se quiser.
.
Essa experiência com dez vereadores demonstrou à população que esse número é mais que o necessário. Mas não é isso que pensa um número preocupante de suplentes. Estes dizem que não veem a hora de a PEC ser aprovada para que eles tenham a oportunidade de trabalhar pelo povo. Isto é rizível.
.
Não precisamos de mais cinco vereadores. Precisamos de vereadores com qualidade técnica, profissional, moral para ajudarem a fazer de Floriano um lugar digno de se viver. Aumentar simplesmente o número de vagas nas câmaras não fará com que tenhamos esse aumento de qualidade. Pelo contrário.
.
Se formos analisar os suplentes, pode causar ainda mais preocupação.
.
Vamos aguardar o desenrolar desse fato. Vou torcer para que permaneça o número atual. Mas isso não depende apenas de bom senso. Então...
.
.

Nenhum comentário: