LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

domingo, 23 de novembro de 2008

E ELE ESTAVA AUSENTE?

.
Neste mês de novembro você notou alguma coisa diferente em Floriano? Claro que não. A cidade continua suja, mal cuidada, muito lixo pelo chão, ruas cheias de buracos (e agora com as chuvas, heim?), asfalto se desfazendo, urubus mil, ruas às escuras, então, é a mesma Floriano de quatro anos atrás.
.
Mas você não notou mesmo algo de diferente?
.
Pois é, perguntei a um vereador do prefeito (ser chamado assim é terrível porque a pessoa perde a sua identidade, a sua referência individual e se anula, se desfaz, se derrete na sua relação com o prefeito) se o mesmo havia brigado com JVC. Perguntei se o prefeito já havia chegado. É uma relação tão fraca, tão sem importância para o prefeito que o vereador nem sabia que ele estava viajando. "Ouvi dizer que ele chega hoje".
.
Bom, você já deve ter percebido que o que nos faz voltar a falar sobre o prefeito é que ele se ausentou da cidade por mais de vinte dias e não deixou ninguém em seu lugar. Não há limite para esse tempo não? Está dentro da lei essa ausência?
.
Pois não é que o homem se deu ao luxo de ficar nos melhores lugares. Também com o salário que ele ganha para fazer o que ele faz e do jeito que faz só pode é está sobrando muito dinheiro. Mas férias ele tem direito, e não é sobre isso que estou falando.
.
Estou falando que tanto faz ele está aqui como não que não faz a menor diferença. Ou seja, ele é absolutamente dispensável. A cidade pode continuar descuidada, arrasada, suja, emporcalhada sem que ele esteja aqui.
.
Falando de outro modo, a cidade não está sendo cuidada porque falta uma política pública responsável. A cidade encontra-se desse jeito não por causa do prefeito, mas pela falta de alguém que goste e cuide dela como deveria ser cuidada. O problema do prefeito é uma questão de "pertença".
.
Fico imaginando ele visitando as cidades em que os prefeitos são responsáveis em suas administrações e cuidam delas, e ele constatar o quanto age com descaso e falta de responsabilidade. Ele deve se olhar no espelho da beleza das cidades que são responsavelmente administradas e constatar o quanto ele é incompetente. O quanto ele é desqualificado para o cargo que ocupa.
.
Para quem tem amor próprio deve ser duro constatar isso, mas não é o caso, esse em referência.
.
A nossa cidade pode ser vista com olhos de bem-querer, onde se vê apenas as coisas boas e belas. Mas a beleza não impede que eu veja que ela não está bem cuidada. Eu me preocupo porque ela poderia está melhor sendo administrada por uma pessoa com compromisso e responsabilidade.
.
Quando viajo e vejo como as cidades podem ser melhor cuidadas em comparação com a nossa Floriano fico imaginando como poderíamos viver melhor. Como poderíamos ter prazer de viver numa cidade digna. Mas o prefeito ignora completamente o seu papel (e aí assume o sentimento de não pertencimento à cidade) e trata-nos com descaso e incompetência.
.
Ele poderia viajar e poderíamos sentir a falta dele, se ele fosse competente. Se tivesse uma equipe competente talvez nem sentíssemos a falta dele. O pior é que a sua incompetência é tamanha que a cidade nem mesmo se dá conta que ele estava ausente. Ou seja, pelo pior motivo a sua ausência não é sentida.
.
Como desejaria que ele ficasse quatro anos em Fortaleza curtindo aquelas belas, limpas, bem cuidadas, iluminadas praias. Tenho absoluta certeza que os florianenses nem notariam que ele não estaria aqui. Mas ele voltou. Que pena, pois a nossa cidade vai continuar suja, feia, mal cuidada, cheia de buracos, escura, lixo por coletar, urubus, animais circulando nas vias públicas e ele continuará a fazer o que sempre fez: "administrar" com absoluta falta de competência e habilidade, com descaso e falta de responsabilidade, atendendo apenas os interesses individuais seus e de seus asseclas.
.
Poderíamos olhar a cidade e não vê nada de ruim, mas não é todo mundo aqui que vive de agrado do prefeito (direta ou indiretamente). Então, quem pode vê as coisas como elas são vê um mundo diferente daquele que querem os asseclas do prefeito e daquele que ele viu em suas merecidas férias.
.

Nenhum comentário: