LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ADMINISTRAÇÃO ÀS CLARAS E ÀS ESCURAS.

.
.
.
.
A prefeitura da cidade de São Paulo criou um portal na internet (http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br/) para divulgar os gastos da prefeitura com fornecedores de todos os setores, o nome e os vencimentos totais de todos os servidores, inclusive, o do próprio prefeito GILBERTO KASSAB.
.
Qualquer cidadão paulistano pode observar como o dinheiro público é gasto, com quem foi gasto, com o que foi gasto e quanto. É um princípio plenamente moral, mas que gerou questões legais que estão sendo discutidas na justiça. Alguns entendem, por não ter nada de imoral ou ilegal a esconder, que esta atitude faz um bem imenso a eles próprios como também à política praticada pelo gestor.
.
Uma atitude como esta tomada seriamente é um bem para estes servidores porque sabem o significado do preceito da honestidade e porque são e vivem honestamente (ao contrário dos cínicos e imorais que sorriem descaradamente desse preceito). E é também para qualquer gestor porque se expõe à análise crítica sem o medo comum aos desonestos.
.
Outros servidores chiaram e continuam chiando. Mas dentre estes há aqueles que devem ter mantidas as suas informações confidenciais por causa dos delinquentes das ruas, tais como os servidores da guarda municipal. O restante não quer expor os seus ganhos porque não poderão camuflar a disparidade entre seus bens, estilo de vida, nível de consumo e seus ganhos. Atitude típica de corruptos, desonestos e laranjas.
.
Ah, quem dera se os gastos da prefeitura de Floriano fossem divulgados seriamente com seus comprovantes e notas fiscais junto com os nomes de todos aqueles que recebem contracheques na prefeitura.
.
A população que já está profundamente decepcionada com a absoluta falta de competência para administrar os bens públicos demonstrada pelo prefeito (pesquisa do Instituto Data AZ demonstrou que ele é 4º pior prefeito do Piauí) ficaria chocada ao ver quantas pessoas estão na folha.
.
Excluindo os funcionários permanentes que não teriam problema moral nenhum, acredito, em ter seus nomes e salários divulgados, quanto ao restante a população ficaria sabendo que tem gente que recebe sem trabalhar, tem gente que recebe sem precisar, mas está tirando uma lasquinha, e tem gente que o prefeito não seria capaz de expor.
.
Como seria bom se as contas da prefeitura fossem abertas a nós todos florianenses que conhecemos a nossa realidade e não apenas à algumas pessoas interessadas em que os nomes permaneçam ocultos na escuridão do anonimato, ou à pessoas que formalmente analisam as contas sem perscrutar os mínimos detalhes carimbando-as como absolutamente irretocáveis.
.
Além dos nomes das pessoas que estão lotadas no gabinete do prefeito e nas várias repartições da prefeitura (cerca de duas mil pessoas) – semana passada fui a um posto de saúde e vi gente bordando, lendo revistas, pintando unhas, conversando miolo de pote, costurando, isto tudo num único lugar. Se todos que estão recebendo da prefeitura fossem obrigados a ir ao trabalho não haveria espaço para todos – a população ficaria sabendo os nomes das empresas e dos nomes das pessoas em que tais empresas estão registradas.
.
Registradas, eu disse. Tem até uma de um funcionário de uma grande empresa que está no nome de um irmão, segundo me disse uma fonte que já participou de licitações e também de funcionários permanentes da prefeitura. A coisa ia ficar às claras.
.
Não tenho simpatia nenhuma pelo prefeito de São Paulo (ele é do DEM, o que demonstra uma atitude extemporânea à história do partido, vixe), mas reconheço a sua coragem e aparente honestidade. Expôs publicamente seus gastos de forma clara, sem data-show ou linguagem incompreensível, sem pirotecnia, sem intermediários. Gostaria de finalizar esta postagem com uma perguntinha sem-vergonha: de quê JOREL tem medo?

.
.
.