LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 31 de março de 2009

CHUTANDO O BALDE.

.
.
.
PASTOR ACIONA O MP PARA RETIRAR IMAGENS DE SANTOS DAS IGREJAS.
.
"O presidente da Associação Evangélica Piauiense, pastor Robson da Silva, vai ingressar com ação civil público junto ao Ministério Público, pedindo a proibição da colocação de símbolos da igreja católica, como imagens de santos, nas capelas da Assembléia Legislativa, secretaria de Educação e Departamento Estadual de Trânsito.
.
O pastor da igreja Assembléia de Deus entende que esses são templos ecumênicos e jamais poderiam ter no seu interior símbolos de apenas uma religião, a católica. “São templos ecumênicos construídos com o dinheiro público e que estão desrespeitando a constituição. Pois, vivemos num país onde há a liberdade de culto religioso”, explicou o evangélico.
.
Robson da Silva defende que os templos permaneçam vazios e que os símbolos só sejam colocados, quando houver uma determinada celebração. “Entre os contribuintes há pessoas de todas as religiões, então templos ecumênicos em locais públicos, não podem está a serviço apenas da religião católica”, disse o pastor.
.
Para protestar contra a colocação das imagens de santos nos templos religiosos, os evangélicos planejam manifestações na Assembléia Legislativa, Secretaria de Educação e Detran."
.
Fonte Portal AZ de 31/03/2009.
.
.
Que notícia mais sem pé nem cabeça. Vejam só, um pastor vai usar a justiça para pedir que retirem santos de igrejas. Como se a justiça de nosso estado não tivesse o que fazer. Como se juízes e promotores vivessem folgados e no ócio. Ora, é por causa de atitudes ridículas como essa que a justiça está emperrada e não consegue julgar adequadamente aquilo que é realmente importante e necessário àqueles que a buscam individualmente e à sociedade em geral.
.
Já demonstrei meu posicionamento anteriormente aqui sobre religião várias vezes. Algumas pessoas chegam a reclamar sem argumentos sérios e sensatos. A esses nem perco tempo. Mas o que tenho a dizer é que instituição pública nenhuma tem que ter imagens religiosas, capelas ou templos. O estado é laico. O estado brasileiro não tem religião. O estado não pode ter religião. Portanto, não tem que ter nada disso.
.
Quem quiser rezar, orar ou se submeter a alguma superstição qualquer que o faça em casa, no seu templo, em sua vida pessoal. Nenhum servidor público que ocupe algum cargo de direção em qualquer instituição pode usá-lo para expor seu pensamento religioso. Isso é crime. Quem quiser ter a sua religião que a tenha individualmente. Isto não é proibido.
.
Utilizar instituições públicas para isso é uma falta de respeito para com aqueles que não possuem religião e necessitam das instituições públicas. Esses são submetidos a constrangimentos nessas situações. Porque aqueles símbolos assustadoramente se impõem nas paredes e cantos das instituições como se fizessem parte delas.
.
O governo tem é que destruir todos esses objetos de divergências. Quem quiser rezar que vá à sua igreja, ora bolas.
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem, vc foi até sensato em sua matéria. Mas um tanto quanto exagerado ao ironizar o fato de um pastor entrar com o pedido de retirada das imagens. A justiça tem o que fazer sim!! Ela está aí para resover lides, e é isso que o pastor quer. A resolução desta. Ou você acha que os membros de entidades religiosas não tem suas garantias consticionais? tem sim!

Anônimo disse...

Fala-se muito em liberdade religiosa. A nossa Constituição no artigo 5º, inciso VI diz que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias". A Declaração Universal dos Direitos humanos, também afirma que a Liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais. O Estado Brasileiro é laico.

Mas, uma coisa é o rastro da religião deixado por conseqüência da colonização, outra coisa é o preconceito e intolerância religiosa visibilizados em nossa sociedade no dia a dia. imagem de Maria ou uma Bíblia em um lugar de destaque. O Estado Brasileiro é laico, ele não deve ter, e não tem religião. Hospitais, por exemplo, já são equipados com capela "cristã" para prestarem assistência religiosa; muitos se aproveitam desse momento de fragilidade dos doentes e seus familiares para lhes convencerem a sair da sua religião e virem para a "verdadeira". Não é difícil vermos também celebrações ecumênicas que na maioria das vezes são dirigidas apenas por Padres e/ou Pastores. É comum presenciarmos em praças públicas, paradas de ônibus, ou mesmo dentro dos ônibus, alguém empunhando uma Bíblia como se fosse uma metralhadora, pregando um "evangelho" com palavras agressivas, apelativas, demonizantes; condenando ao inferno quem não crer como ele/ela. Isso é liberdade religiosa ou abuso da liberdade religiosa?

Portanto, citamos a célebre frase de Nelson Mandela: "Ninguém, nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."