LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 2 de março de 2009

CONHEÇA UM POUCO DE MARX.



QUEM FOI KARL MARX?
.
Karl Heinrich Marx era filho de um judeu convertido, Heinrich Marx. Nasceu em 5 de maio de 1818, na capital Renana, Trier. Ele foi o primeiro filho homem da família. Quando terminou os estudos em sua cidade natal, inscreveu-se na Universidade de Bonn para estudar Jurisprudência. Nesse período ele começou a se distanciar do Direito e se apaixonava cada vez mais pela Filosofia e pela História.
.
No ano de 1836 se transferiu para a Universidade de Berlim onde começou a estudar filosofia Hegeliana. Ele tinha pensamentos contrários ao idealismo de Hegel (1770 - 1831). Virou membro de grupo de estudantes formado em torno do Teólogo Bruno Bauer.
.
Finalmente, em 1841 ele apresentou sua tese de Doutorado, onde analisava a perspectiva Hegeliana e as diferenças dos sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro. Com os estudos completos, em 1843 ele pode finalmente casar-se com Jenny Von Westphalen. Após sua publicação, o Jornal Rheinische Zeitung ser fechada ele mudou-se para Paris com sua esposa.
.
Em 1844 escreveu os Manuscritos Econômicos Filosóficos. Foi expulso da França em 1845 e então estabeleceu-se em Bruxelas. Lá conheceu Friedrich Engels, com quem iniciou uma longa amizade. A partir de então começou a trabalhar em diversos tratados contra as ideias de Bruno Bauer e de Pierre Joseph Proudhon. Em 1848 escreveu ao lado de Engels o Manifesto do Partido Comunista. Participou de um movimento revolucionário na Alemanha e depois voltou para Londres onde viveu com uma ajuda de seu amigo Engels.
.
No ano de 1852 escreveu O 18 Brumário de Luís Bonaparte. No ano de 1857 publicou A Contribuição à critica da Economia Política. Em 1867 é publicado o primeiro volume de O Capital, considerada a Obra máxima de Marx. Em 2 de dezembro de 1881, morre sua Esposa Jenny. No dia 14 de março de 1883 morre Karl Marx em Londres. Os volumes segundo e terceiro de O Capital só foram publicados depois por Engels.
.
Marx condena o materialismo antidialético, anti-histórico e mercantilista. Seu materialismo defende a luta das forças contrarias e inter-relacionamento dos fatos. Segundo Marx: “Não é a consciência dos homens que determina sua existência, mas o contrario, é sua existência social que determina a sua consciência”. Marx também criticou o anarquismo. Seu pensamento político criticava a todo o tipo de corrente por não terem em si caracteres transformadores e sim reformadores.

.

http://filosofojr.wordpress.com/pensadores/marx/

.

.

Nenhum comentário: