LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 2 de março de 2009

CONHEÇA UM POUCO DE NIETZSCHE.



QUEM FOI FRIEDRICH NIETZSCHE?

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 na antiga Prussia. Seu pai, Karl Ludwig era pastor no vilarejo de Rökem. Em sua família existia uma grande linhagem de pastores protestantes Luteranos. Seu pai morreu prematuramente. Quando ele tinha 14 anos ingressou no colégio de Pforta com uma bolsa de estudos. Entregava-se horas a leitura.
.
Em 1864 entrou para a Universidade de Bonn para estudar Filologia Clássica. Nesse passo, ele contrariava toda sua família ao abandonar a Teologia. Um ano mais tarde, mudou-se para a Universidade de Leipzig para acompanhar os cursos do Helenista Ritschl. Aos vinte e quatro anos era nomeado professor de Filologia Clássica na Universidade da Basiléia.
.
Em 1872, publicou seu primeiro livro; “O Nascimento da Tragédia no Espírito da Musica”. No ano de 1874 teve a ideia de publicar uma serie de brochuras que seriam editadas com o nome de “Considerações Extemporâneas”.
.
No ano de 1878, seu livro “Humano, Demasiado Humano”, foi publicado em comemoração ao centenário de morte de Voltaire. No ano seguinte sua saúde mostrava-se muito precária. Definitivamente aquele ano seria longo para Nietzsche. Em 1881 terminava sua redação “Pensamentos sobre Preconceitos Morais”. No ano seguinte publicava a “Gaia Ciência”.
.
Outras obras redigidas por Nietzsche também são de extrema importância para nossos estudos, tais como; “O Niilismo Europeu”; “O Anticristo”; “Ecce Homo”; Assim Falava Zaratustra”; “Para Além do Bem e Mal”.
.
Em 1889 esse grande pensador fora internado em uma clinica já sem nenhuma condição de saúde. No ano seguinte foi reclamado por sua família, que o levou para casa onde poderiam dar-lhe um cuidado melhor. No dia 25 de agosto de 1900 morreu em Wiemar. Sua obra em grande parte sempre fora composta de aforismos.
.
Podemos concluir com duas grandes máximas de Nietzsche: “Não se é feliz perseguindo a felicidade, mas vivendo de uma maneira que sua vida signifique alguma coisa” & “Da escola da vida- o que não me mata me fortalece…”

.
http://filosofojr.wordpress.com/pensadores/nietzsche/

.

.

Nenhum comentário: