LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 23 de março de 2009

EDUCAÇÃO PÚBLICA COMPULSÓRIA - II.

.
.
.
Senador CRISTOVAM BUARQUE (PDT-DF) em audiência no Senado Federal.
.
.
A intençao do senador CRISTOVAM BUARQUE é de um apelo educacional admirável. Mas de uma propositura impositiva inimaginável. O primeiro aspecto deve ser avaliado a partir do pressuposto que a educação pública já teve a sua qualidade bastante elogiável na época em que lá estudavam os filhos da elite econômica, política, cultural e social de nosso país.
.
Quando as elites foram se retirando a qualidade da educação pública também foi diminuindo gradativamente até chegar no nível em que se encontra hoje. Enquanto atendia aos filhos das elites possuía uma qualidade porque elas têm meios de lutar pela qualidade. A partir do momento que deixou de ser utlizada por elas (elites) deixou-se de buscar meios para manter ou melhorar a sua qualidade.
.
O senador também faz essa avaliação e através desse projeto tenta encontrar um meio de garantir guerreiros potentes para encarar essa luta pelo resgate da qualidade na escola pública de uma maneira geral.
.
Só que não adianta obrigar os que exercem cargos públicos eletivos a matricularem seus filhos lá porque eles sempre encontrarão mecanismos para burlar a lei. E olha que estamos falando de parlamentares e a maioria é absolutamente habilitada para fazer esse tipo de coisa - burlar a lei. Portanto vejo como inócua a proposição impositiva.
.
O povo brasileiro deveria sentir-se necessitado de uma educação pública de qualidade para lutar por um projeto de longa duração e que visasse a realização dessas necessidades. Enquanto a sociedade aceitar que cada governante faça seu próprio projeto particular de educação nós nunca chegaremos a lugar nenhum. O povo como um todo é que tem que ser consciente e lutar por isso.
.
Mas como chegar a essa consciência? Aí, é uma outra história. Mas bem que para se livrar dessa lei os parlamentares poderiam lutar ao lado daqueles que buscam uma educação pública de qualidade e criar meios de avançarmos nesse projeto de uma educação de qualidade.
.
Enquanto isso, ficamos no campo da utopias educacionais. Enquanto isso, o povo vive à mercê de parlamentares corruptos e irresponsáveis que atrapalham aqueles que desejam um Brasil qualitativamente melhor, como o senador CRISTOVAM BUARQUE e outros poucos como ele.
.
.

Nenhum comentário: