LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 17 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DA CHESF.

.
.
.
Vista aérea da Barragem de Boa Esperança - Guadalupe (PI).
.
.
AIRTON FEITOSA em solenidade no Palácio de Karnak.
(Foto: FRANCISCO LEAL)
.
.
Publico nesta postagem um texto do meu irmão AIRTON FEITOSA (Gerente Regional da CHESF no Piauí) sobre o aniversário da empresa. A história e os serviços prestados pela empresa na busca do desenvolvimento desta região do país são ressaltados por ele de forma elegantemente sintetizada. Tenham uma boa leitura.
.
.
Teresina, PI, 15 de março de 2009.
.
PALAVRA DO DIA: ANIVERSÁRIO DA CHESF.
.
A nossa história começou com Delmiro Gouveia. Entre as habilidades que o identificou destacaram-se as de montar equipes, de organizar mpreendimentos e de inovar. O perfil delineado revela Delmiro Gouveia como um visionário, um executor insaciável, um líder e um administrador competente. O visionário teve como atributos o espírito inovador, curiosidade, ousadia e capacidade de enxergar tendências. O executor insaciável teve como fundamentos a capacidade de realização, individualismo enérgico e autoconfiança.
.
De todas as suas obras a que mais caracterizou o seu lado sonhador foi quando optou por um projeto menos grandioso partindo para a construção de uma hidrelétrica de pequeno porte que forneceria energia para a vizinhança, para irrigação e para uma fábrica de linhas de costura localizada na então Vila da Pedra, hoje a Cidade de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas. Daquela determinação, foi então que no começo de 1913 a Hidrelétrica de Angiquinhos ficou pronta. Em 26 de janeiro daquele ano jorrou água na pedra proveniente da Cachoeira de Paulo Afonso e a luz elétrica brilhou pela primeira vez naquela região.
.
Depois de Delmiro Gouveia tivemos o segundo visionário - Antônio José Alves de Souza, o nosso primeiro Presidente. Pois, a construção da Usina Paulo Afonso foi pensada por ele nos idos de 1921, muito antes mesmo da criação da nossa empresa.
.
O tempo passava e em 15 de março de 1948 foi realizada a 1ª Assembleia de Acionistas instituindo definitivamente esta empresa com a primeira concessão pública de geração de energia elétrica do Brasil protagonizando uma nova história de vida no Nordeste deste país.
.
E nesta caminhada, hoje é mais um motivo de alegria para todos nós. A nossa empresa completa mais um ano de história. E muita história! São 61 anos promovendo o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil. E quando olhamos esta transformação nos faz acreditar mesmo que “estava escrito nas estrelas” que a partir daquela data o nosso Nordeste não mais seria o mesmo. Não seria mesmo mais aquele último comboio desta nação. A nossa empresa fomentou o desenvolvimento transformando as águas do Velho Chico em energia elétrica e construindo uma nova história junto a um povo carente de tudo. De escola, de educação, de saúde, de trabalho, de informação, de identidade, de sonhos... até então caminhávamos rumo ao desconhecido e sem saber onde o mesmo poderia ser encontrado. Estávamos sem direção... sem esperança!
.
E foi então que ela chegou. Era sim o desconhecido que ainda estava por vir. Mapeou o sertão, definiu projetos e construiu suas grandiosas Usinas que impulsionaram o nordestino a sonhar com um novo amanhã.
.
Os estrangeiros não deram créditos na projeção de consumo dos seus primeiros 180 MW que seriam gerados por sua primeira Usina. A grandiosidade de Paulo Afonso I, que entrou em operação comercial no dia 15 de janeiro de 1955, foi motivo de desdém para eles. Erraram nos seus prognósticos. E este amanhã veio mais cedo do que se imaginava. E hoje, de Paulo Afonso a Boa Esperança somos a maior geradora e transmissora de energia elétrica do nosso país.
.
Vimos, então, o progresso nascer tocado pelas mãos de nordestinos num cenário desértico, carente de tudo e onde as preces a “Padim Ciço”, o Patriarca do Nordeste, eram as últimas esperanças de sobrevivência de um povo sofrido e ignorado.
.
Ela nos fez dar a volta por cima apresentando ao mundo a capacidade da Engenharia nacional. O desvio do Velho Chico era o grande problema que foi superado com ensecadeiras e estruturas enrocadas. Em nove dias ele foi barrado. Foram aplicados cerca de 120 mil dólares naquele feito. Num comparativo, destacamos que naquela época os americanos fizeram uma operação semelhante no Rio Colúmbia num tempo de quarenta e cinco dias e onde foram usados cerca de um milhão e trezentos mil dólares.
.
Ela ainda construiu casas, escolas e hospitais, capacitou professores e uma infinidade de profissionais para atuarem nas mais diversas áreas com um trabalho digno, disseminou a informação, deu a identidade ao nordestino conduzindo-o a sonhar com uma vida melhor. Fez, também, a esperança nascer!
.
Temos mesmo uma história de vida! Os seus empregados trabalham somando a energia que está presente em cada um deles. Com este sentimento de paixão e parafraseando Hamlet e Dr. Bret podemos até dizer, também, que “vocês duvidem que as estrelas sejam de fogo, vocês duvidem que o sol não se mova, vocês duvidem de uma verdade ser uma mentira, mas vocês jamais duvidem, nunca duvidem que eu ame e respeito esta empresa”.
.
Registramos ainda o agradecimento maior aos pioneiros e a todos aqueles que compartilharam e ainda compartilham escrevendo a nossa história. E tudo isso podemos resumir em três palavras: determinação, compromisso e respeito à sociedade. E esta tríplice aliança é a razão da existência da nossa empresa. Faça a sua parte. Continue escrevendo esta fantástica história com muita energia.
.
Parabéns à nossa empresa chamada Chesf! Nós temos orgulho da tua existência e história de luta.
.
Que Deus nos conduza!
.
O nosso muito obrigado!
.
Engº AIRTON FREITAS FEITOSA
.
Gerente Regional de Operação Oeste
.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por ter mencionado o nome de meu Avo Antonio Jose Alves de Souza no seu discurso. O meu nome e Newton Alves de Souza e moro nos Estados Unidos ja a 10 anos. Nao vi ou nao tive acesso a nenhuma homenagem a meu Avo nas festividades dos 60 anos da CHESF.A CHESF ja existia no coracao e mente do Vovo, muito tempo antes mesmo dela nascer. Ele amava essa empresa como um filho e deu a sua vida por ela literalmente.

Obrigado

Newton Alves de Souza
newton.souza@inbox.com
Orlando/Florida U.S.A.

Anônimo disse...

Prezado Newton,

Esta foi uma surpresa fantástica saber da sua existência. Tenho pelo seu avô uma admiração imensurável diante do patriotismo que morou dentro dele e pela dedicação e paixão que teve pela nossa empresa chamada Chesf. Sou um dos seus discípulos! Morei 11 anos em Paulo Afonso quando então muito me dediquei a saber quem foi Antônio José Alves de Sousa. Saiba que o principal Hospital de Paulo Afonso ainda carrega o nome da sua avó: D. Nair Alves de Sousa. Inclusive, a residência onde ele faleceu, permanece intacta e preservada. O mausoléu onde o seu coração foi sepultado, às margens do Reservatório das Usinas Paulo Afonso I, II e III, é uma dos locais de reverência e inspiração dos chesfianos.

Já fiz o registro sobre o que você comentou junto à Diretoria da Chesf.

Um abraço sincero,

Airton Freitas Feitosa
airtonff@chesf.gov.br
Teresina - PI

claudiano amorim bezerra disse...

SR. JAIR FEITOSA,LI A MENSAGEM QUE O DR. AIRTON FEITOSA FEZ EM COMEMORAÇÃO A CHESF. FIQUEI MUITO EMOCIONADO PÓIS SOU FILHO DE PAULO AFONSO-BA E NASCI NAQUELE MARAVILHOSO HOSPITAL COM O NOME DA ESPOSA SAUDOSA DO GRANDE HOMEN DR.ANTONIO ALVES DE SOUZA.HOJE QUEM TRABALHA NESSA EMPRESA SE ORGULHA PELA SUA LUTA DE ENFRENTAR GRANDES BARREIRAS E HOJE E UMA POTÊNCIA NACIONAL.PÓIS EU TAMBÉM ESTOU ESPERANDO EM PARTICIPAR DO QUADRO DESSA POTÊNCIA POIS FIZ O CONCURSO DA CHESF EM 2007 E ESCOLHI
O POLO DE BOA ESPERANÇA PARA REALIZAR MEU SONHO DE SER CHESFIANO.

CLAUDIANO AMORIM BEZERRA
INSCRIÇÃO-857257
CARGO- AUXILIAR TÉCNICO "A"
FUNÇÃO- MOTORISTA
CLASSIFICAÇÃO NO PÓLO 2º(SEGUNDO LUGAR)


TENHO FÉ EM "DEUS" QUE 2011 ESTAREI NESSE MARAVILHOSO ESTADO DO PIAUI.