LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 19 de março de 2009

ESTADO DO GURGUEIA.

.
.
.
.
.
Mapas do sítio www.gurgueia.org.br
.
Estou pesquisando para ver se consigo me decidir sobre esta ideia. Aponto o portal que contém informações sobre o andamento do PL que cria o novo estado: www.gurgueia.org.br Lá podemos encontrar informações afirmativas. Logo que terminar esta parte da pesquisa vou buscar as opiniões contrárias. Depois me decido. É a maneira mais clara de obtermos informações concretas. Por enquanto divulgo esta notícias sobre o senador MÃO SANTA.
.
.
MÃO SANTA PEDE PRESSA PARA O PROJETO DE CRIAÇÃO DO ESTADO DO GURGUÉIA.
.
O projeto que cria o Estado do Gurguéia parou no Senado. Desde do dia 27 de fevereiro o relatório do senador Mozarildo Cavalvanti (PTB-RR) com voto favorável espera para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça.

.
O projeto foi lembrado pelo senador Mão Santa (PMDB-PI) durante discurso pela comemoração dos novos critérios para a criação de municípios.
.
De acordo com o projeto, o estado do Gurguéia teria uma área de 155.568 km2 - ou 61,85% da área total do atual estado do Piauí. Em seu território, viveriam cerca de 645.296 habitantes - ou 21,46% da população estadual. A capital do novo estado seria a cidade de Alvorada do Gurguéia. O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) apresentou no Senado, o mesmo projeto apresentado pelo deputado federal Júlio César (DEM-PI) para dar mais agilidade a tramitação. Entretanto, tanto o projeto de Júlio César na Câmara dos Deputados quanto o de João Vicente Claudino no Senado encontram-se parados.

.
No discurso de Mão Santa em defesa da criação de novos estados e principalmente do Gurguéia foram repisados os argumentos de que existem ganhos econômicos e sociais advindos da criação do Tocantins e do Mato Grosso do Sul e que poderiam se repetir no Gurguéia. “É hora de nós corrigirmos, é a hora de facilitarmos o aparecer de novos estados. E, entre eles, o estado do Gurguéia do Piauí, com perspectivas invejáveis de riquezas, pela valia do seu povo trabalhador, por ser a última fronteira agrícola”, disse o senador.

.
Mão Santa destacou ainda que o novo estado seria um foco de desenvolvimento na agricultura e um motor para a economia nacional. “São mais de 11 milhões de hectares de cerrado para a produção de grãos de soja e alimento para o mundo”, afirmou. Mas, o caminho para a criação do Gurguéia é longo já que se ele for aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, onde está engavetado desde fevereiro, é encaminhado para o Senado, onde o projeto aguarda ainda a aprovação na comissão de constituição e justiça.

.
.
.

Nenhum comentário: