LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PEDRAS PISOTEADAS - II.

.
.
.

Outra representação do local de adoração ao deus JOEL. Mesmo porque são vários os locais na cidade. Quase todo bairro tem um.

.
.
Na antiguidade grega um pensador chamado PROTARCO "dizia que as pedras de que são feitos os altares gozavam de boa fortuna porque são sacralizadas, ao passo que suas companheiras são pisoteadas", segundo nos contam ANDRÉ VERGUEZ e DENIS HUISMAN no livro "História dos filósofos".
.
Ao fazer a opção pelo terror o irmão do prefeito JOEL escolheu (?) - não, os outros são "imexíveis" (ROGÉRIO MAGRI) - as pedras mais afastadas do altar do prefeito. Quando terminam os cultos de adoração ao prefeito os mais próximos, os "imexíveis", correm para o "beija-mão". São as pedras que fazem o piso do altar do prefeito. Esses são sacralizados, abençoados pelo deus JOEL.
.
O irmão dele é o sacristão, obreiro, ou coisa que o valha, que tem a "responsabilidade" de observar quem passa a mão na boca depois do "beija-mão". É ele quem tem a missão também de observar quem faltou ao culto ao deus JOEL.
.
E fica indo e vindo, pra lá e pra cá num caminhar feroz e duro pisoteando as pedras que dão acesso ao altar. Aquelas que ficam mais afastadas. Aquelas com um brilho menor.
.
Perder o emprego, o único tipo gerado pela política pequena do prefeito, é uma possibilidade aterradora. Em Floriano não há oportunidades para todos. Ou emigram, ou ficam. Os que ficam têm que lutar duramente pelas poucas oportunidades dignas que existem.
.
.

Nenhum comentário: