LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

IMORALIDADE?

.
.
.
.
Tenho visto e pensado sobre vários acontecimentos lamentáveis ocorridos em Floriano e em outras cidades. Aqui a própria polícia admite, através dos meios de comunicação, que o número de ocorrências que envolvem assaltos, roubos e arrombamentos tem aumentado consideravelmente.
.
Como vítima dessa violência, porque tive minha casa arrombada em janeiro, percebi que não houve nenhuma notícia em que as pessoas poderosas, ricas e influentes da cidade tenham também sido vítimas.
.
Os sem-poder, sem-influência, sem-dinheiro são os preferidos dos bandidos, pois só pessoas desses outros níveis sociais e econômicos registram as ocorrências e são notícia. Me ocorreu de fazer uma pergunta que soa imoral.
.
Por que os bandidos não assaltam também os outros? Será preciso suplicarmos para isso?
.
Por que a pergunta parece imoral? Porque ela apela, não para a democratização das vítimas, mas para a perda do patrimônio dos outros também. Poderiam perguntar que absurdo é esse.
.
É que só assim nós poderíamos nos livrar dos bandidos. E por quê? Porque com poder, dinheiro e influência as coisas não iriam ficar por isso mesmo. Os bandidos iam ser presos e todos os cidadãos se beneficiariam com essa medida. Talvez até meu DVD, minha TV, poucas peças de ouro, meu barbeador aparecessem.
.
Seria melhor para todos.
.
Mas é claro que isso é ironia. Estou sendo irônico e aproveitando para reclamar do fato que temos que acordar várias vezes durante a madrugada para observar se está tudo bem. Reclamar também que a conta de energia aumentou porque as lâmpadas têm que ficar acessas.
.
P. S.: Como podemos convencer as pessoas argumentando que o relativismo completo da moral é incorreto? As classes têm interesses antagônicos até naquilo que deviria ser interesses de todos. Aí cada um começa a pensar em agir defendendo os seus interesses independente dos interesses dos outros. É difícil assim.
.
.

Nenhum comentário: