LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 7 de abril de 2009

O HOMEM QUE DOMESTICOU O "NOVO" - I.

.
.
.
.
A palavra "novo" possui significados controversos. Uns entendem que que aquilo que é novo possui em si elementos que pertenciam àquilo que o antecedeu. Daquilo que ficou pra trás. O novo seria uma síntese conservadora desses elementos que com o novo se tornaram mais sofisticados, melhorados.
.
Outros entendem que aquilo que pode ser considerado como "novo" é um outro que nega completamente o que existia. O "novo" aqui é uma superação transformadora dos elementos existentes anteriormente. É uma síntese superadora. É uma negação do antes. É aquilo que dá corretamente um significado àquilo que pode ser considerado "novo".
.
Explica-se os dois sentidos quando se busca conhecer os fundamentos e objetivos de cada grupo de pessoas que defendem um ou outro significado. O que cada um deseja transmitir ao usar a palavra "novo".
.
No primeiro grupo os fundamentos são as ideias já estabelecidas que conduzem a ação humana num rumo definido, aceito, perseguido e domesticado. As pessoas seguem tais ideias e não questionam mais a pertinência delas para orientar as suas práticas. Ninguém mais duvida de nada. Tá tudo certo. Tá tudo explicado.
.
Aqueles que desejam continuar comandando as ações sociais já sabem o quanto ambientadas, domesticadas estão as pessoas. Por isso se sentem seguras quanto às ações dos domesticados. Os objetivos, claro, visam o controle da situação e o controle das decisões possíveis às ações sociais.
.
Do outro lado, o "novo" significa aprender a agir a partir de uma nova realidade onde as pessoas agirão com novos fundamentos, novas ideias, novos valores. Rompendo, assim, com as estruturas podres que davam sustentação ao que antes predominava.
.
Este "novo" é, portanto, indesejado, perigoso, imprevisível, incontrolável para aqueles de mentes velhas. Pessoas conservadoras são aquelas que desejam manter arcáicas estruturas para todo o sempre porque têm domínio sobre elas, e elas são as suas referências.
.
Para o segundo sentido da palavra "novo" os objetivos visam fazer surgir uma realidade sem os vícios, as máculas, as ideias, o modo de operação completamente outro em relação ao velho, ao carcomido. Valores dignos. Vida digna para as pessoas. As ações sociais seriam transformadoras da vida social.
.
.

Nenhum comentário: