LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

E SE EU NÃO USAR TAMBÉM?





Eu não sei até que ponto a falta do uso de segurança por motoristas de veículos automotores em Floriano é benéfico para as pessoas.

Acredito na lei e nas justificativas para o uso obrigatório do cinto. Como também acredito em algumas estatísticas que confirmam que o uso reduz em até 70% o risco de morte ou de traumas mais sérios em caso de acidentes graves.

Para tirar uma CNH o motorista aprende tudo isso, a obrigatoriedade e o nível de redução no risco de morrer.

Mas por que, então, não se usa cinto em Floriano? Ou de outro modo, por que um grande número de condutores de veículos não o usa?

Outro dia fui ao centro da cidade e fiquei ouvindo a música “Apenas mais uma de amor” de Lulu Santos que tem cerca de 3 minutos e meio de duração dentro do carro enquanto aguardava uma pessoa que tinha rapidamente ido a uma loja.

Me deu na cabeça a ideia de contar quantos carros passavam sem que o motorista, e apenas o motorista, não usava o cinto de segurança.

Apenas enquanto a música tocava contei 13 carros.

Ontem fui mais uma vez fazer caminhada no Anel Viário, Avenida Dirceu Arcoverde (no sentido da rotatória do posto Trevo até a rotatória da TV Alvorada).

Me ocorreu de mais uma vez fazer a contagem.

Constatei, então, que em Floriano o uso do cinto é facultativo, ou parece ser.

No trajeto indicado acima contei 66 carros em que o motorista não usava o cinto de segurança.

Na volta, obviamente no sentido inverso, contei 54.

Vi que a maioria dos condutores aparenta ter mais de trinta anos.

A maioria absoluta é de homens.

Vi um ex-secretário de governo do município sem o cinto.

Vi também um ex-prefeito também.

Muita gente reclama que a nossa cidade é pouco sinalizada. Se a SUTRAN determinasse a autuação de todos os motoristas sem cinto arrecadaria dinheiro suficiente para sinalizar até as localidades mais distantes do município.

Talvez eu não esteja sabendo que o uso é facultado, usa quem quer. Será isso mesmo?

Ah, na minha contagem não foram incluídos os veículos que têm os vidros escurecidos por películas quase espelhadas.

E também só vi um motoqueiro sem capacete. 



Nenhum comentário: