LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

INAUGURAÇÕES E TRATATIVAS DE NOVOS NEGÓCIOS NO IFPI FLORIANO.



Prefeito de Floriano, Gilberto Junior.



Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, Francisco Santana. 



Alunos do IFPI Floriano assistindo ao evento.



Mesa composta por: Odimógenes Soares, Diretor Geral eleito do Campus Floriano, Darley Santiago, ex-Diretor Geral, Rafael Ângelo, atual Diretor Geral e o prefeito Gilberto Junior. (Direita / esquerda da foto).



Refeitório do Campus Floriano.



Darley Santiago, Francisco Santana e Rafael Ângelo. (Direita / esquerda da foto).





Complexo esportivo.



Reunião com diretores da Terracal. 




Ocorreu hoje à tarde, 15.05.2013., duas solenidades no IFPI, Campus Floriano.

A primeira delas foi a inauguração de obras realizadas para o aperfeiçoamento e ampliação de várias áreas do campus. O refeitório foi reformado e ampliado, além da substituição de todos os móveis e os instrumentos que equipam a cozinha. Houve a entrega formal da obra de ampliação do complexo esportivo.

O Reitor do IFPI, Francisco Santana, esteve presente na solenidade acompanhado do Prefeito de Floriano, Gilberto Junior, do ex-Diretor Geral do campus, Darley Santiago, do atual Diretor Geral, Rafael Ângelo e do Diretor Geral eleito, Odimógenes Soares.

Gilberto Junior veio também receber diretores da empresa Terracal que veio iniciar as tratativas para que se estabeleça uma parceria com o IFPI Floriano para a formação e capacitação de trabalhadores para atuarem na empresa.

A Terracal Alimentos e Bioenergia Ltda “é uma empresa com sede operacional no Rio de Janeiro. É voltada à produção de alimentos e bioenergia, de forma economicamente competitiva e sustentável.”

Sobre o projeto pode-se ler no sítio da empresa os dados relativos das intenções e objetivos operacionais na grande região de Floriano:

Polo Integrado no Estado do Piauí

O polo integrado de alimentos e bioenergia que será implementado no Estado do Piauí visa à produção irrigada de cana-de-açúcar, tomate e cacau, matérias primas que serão processadas localmente num complexo industrial para produzir etanol, açúcar, pasta de tomate e amêndoas de cacau, além de gerar energia elétrica de bagaço e palha de cana.

Com investimentos previstos de R$ 1,5 bilhão, o empreendimento está focado em três frentes:

• Plantio de 27.360 ha com cana-de-açúcar e uma usina com capacidade de moagem de até 3.420.000 t/ano de cana para produção de etanol e açúcar, além de capacidade instalada de cogeração de até 137 MW;

• Plantio de 4.770 ha com tomate e uma planta industrial com capacidade de processamento de até 5.000 t/dia de tomate “in natura” para produção de pasta (polpa concentrada) de tomate;

• Plantio de cerca de 3.000 ha com cacau e linhas industriais para o beneficiamento de até 10.500 t/ano de amêndoas de cacau.

O empreendimento se destaca por seu alto nível de integração vertical e horizontal, com as plantas industriais processando e agregando valor aos produtos e subprodutos originários das atividades agrícolas e industriais e com os diversos projetos usufruindo sinergias via o compartilhamento de infraestrutura.

Esta mesma característica de integração das culturas e plantas industriais, aliada ao emprego de tecnologias modernas, proporcionará, também, ganhos ambientais ao empreendimento, com melhores indicadores de utilização dos insumos e recursos naturais. Por exemplo, as altas taxas de produtividades das culturas farão com que o projeto utilize apenas cerca de 60% da área plantada que seria necessária para obter o mesmo volume de produção anual no caso de um projeto com as produtividades médias atuais dos canaviais, tomaticultura e plantações de cacau no Brasil.

O Polo Integrado de Alimentos e Bioenergia no Piauí tornará produtiva a região do oeste do Estado, delimitada pelos municípios de Guadalupe (que abrigará as plantas industriais da Terracal), Jerumenha, Floriano e Marcos Parente.

O prefeito Gilberto Junior é um prefeito atuante na busca da criação de meios para a geração de emprego e renda em nossa cidade e região. Está em contato com as empresas que pretendem se estabelecer visando desenvolver atividades produtivas e criação de emprego e renda em nossa região. Em breve mais encontros desse porte ocorrerão em breve com outras empresas.

O encontro com os diretores da empresa aqui no campus objetivou as boas-vindas e o encaminhamento à sala de reuniões que ocorreram entre os diretores da Terracal, o secretário de governo, Cezar Pedrosa, dois vereadores de Floriano, professores e diretores do campus.

Quero destacar aqui o respeito, a integração e o conhecimento que o atual prefeito tem com a nossa instituição.

O ex-prefeito, o mais incompetente da história da cidade, nunca veio a nossa instituição para qualquer solenidade que foi convidado, demonstrando, assim, desrespeito, desconhecimento e falta de comprometimento com a educação e o desprezo por uma instituição respeitada e formadora de profissionais de alta qualidade.

Também não seria de se espantar com tais atitudes do ex-prefeito, o pior que Floriano já teve, visto que o mesmo é muito mal escolarizado e por isso não sabe reconhecer o valor e a importância que o IFPI Campus Floriano tem.

Mas vamos falar das “coisas novas que também são boas”, pois no passado havia coisas “novas” absolutamente ruins, podres, prejudiciais à cidade.
Gilberto Junior saiu daqui contente com as solenidades e esperançoso para que os projetos sejam o mais breve possível, concretizados.

A Terracal pretende começar a atuar a partir de 2014 e a produção industrial a partir de 2016. 
  
Eis a diferença que me deixa hoje orgulhoso de nossa cidade:  há homens públicos de bem, com caráter, seriedade, honradez que se contrapõem a malfeitores.

E nessa confrontação, saímos ganhando nós, a população de nossa região.


Para acessar mais informações sobre a empresa Terracal, clique AQUI

As fotos são do arquivo do IFPI Floriano. 


Nenhum comentário: