LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

domingo, 5 de maio de 2013

BOA ESPERANÇA ESTÁ COM A CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO EM 100 %.



Foto: Panoramio - Photos of the World Batatazardin



Hoje, 05.05.2013, por volta das 10h:30min fui informado pelo Gerente Regional de Operações Oeste da CHESF Piauí, Airton Feitosa, que o reservatório da Barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, atingiu sua capacidade máxima de armazenagem de água.

O lago está cheio e, desse modo, a empresa está preparada para gerar energia elétrica necessária para o consumo da população em geral.

Foi a primeira usina geradora de energia do nordeste a atingir esse patamar de garantia de geração.

E isto ocorreu por dois motivos: 1. A quantidade de chuvas prevista para este ano nessa região não era muito animadora apesar de não ser de falta total, mas a quantidade deveria ser apenas o suficiente para se chegar a esse resultado. Foi o que aconteceu porque o final do período de chuvas em nossa região já está findando.

2. O gerenciamento da geração e da liberação da água da barragem foi planejado e executado com qualidade necessária para se atingir esse resultado e consequentemente para manter o rio Parnaíba com a vazante necessária para a manutenção do status desse grande rio e daqueles que dele dependem as suas vidas e atividades econômicas.

O gerenciamento eficiente dessas condições tem garantido, no decorrer dessa última década, as condições necessárias para a manutenção do rio e da geração de energia graças ao compromisso de todos os funcionários da CHESF no Piauí que se envolvem direta e indiretamente nesse processo. 

Os outros lagos onde ocorrem o armazenamento de água no nordeste para a produção de energia elétrica estão com dificuldade de atingir o patamar necessário para a garantia de energia para todos. Isso também em decorrência da escassez de chuvas nas regiões onde se localizam.

Mas isso não significa que haverá falta de energia. Haverá, sim, a quantidade necessária, pois o sistema de distribuição é integrado e onde há condições de geração a energia é jogada no sistema que a distribui de acordo com a necessidade para todos.

O segundo lago a atingir esse patamar foi na região norte.

Leia abaixo uma reportagem do portal Cidade Verdade, ou, se preferir, clique AQUI e leia na fonte. 



"CHESF: RESERVATÓRIO DE BOA ESPERANÇA ATINGE 100% DE SUA CAPACIDADE TOTAL

Com o resultado, o reservatório passa a ser o 1º da região Nordeste a atingir capacidade máxima.

05/05/13, 14:12

O boletim de acompanhamento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgado neste domingo (05) atesta que o reservatório da Usina de Boa Esperança, localizada na cidade de Guadalupe, a 345 quilômetros de Teresina, alcançou 100% da capacidade.

O resultado foi alcançado 5 dias antes do previsto pelo gerente Regional de Operação Oeste da Chesf, Airton Feitosa. Neste sábado, em entrevista ao Cidadeverde.com, o gestor revelou que a capacidade total era aguardada até o dia 10 de maio.

As previsões meteorológicas continuam indicando o predomínio de sol na Região Sul dos Estados do Piauí e Maranhão contemplando a Bacia do Rio Parnaíba que envolve o Reservatório da Usina Boa Esperança.

Este panorama leva a crer que não será necessária a abertura de comportas para conter a vazão das águas do rio Parnaíba. A vazão que passa por Teresina, neste momento, é da ordem de 213 m³/s com altura de 2,14 m: índices considerados dentro da normalidade.

Com este panorama, o reservatório da Usina de Boa Esperança é a primeira da região Nordeste a alcançar 100% da capacidade de represamento de águas no período."

Reportagem de: Lívio Galeno (liviogaleno@cidadeverde.com)



Nenhum comentário: