LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

INTERFERÊNCIA REFERENDADA.

.
.
.
Foto da Câmara Municipal de Vereadores de Floriano, retirada do Portal de Floriano.
.
Na postagem "Que se dane Monstesquieu" falei sobre a eleição na Câmara de Vereadores. Deu o previsto. O vereador escolhido pelo prefeito foi reeleito presidente. Demonstração clara de interferência do poder executivo no processo. Eu tinha 40 mil motivos para dizer o que disse dessa eleição. Mas gostaria de ressaltar que a Vereadora D'AGUIA mostrou que eu estava errado naquilo que falei sobre autonomia na base aliada. Ela mostrou que tem sim e que está disposta a colocar as coisas nos seus devidos lugares.
.
Há pouco tempo perguntei ao ex-vereador EDGAR FERNANDES (esposo de D'AGUIA) se ele seria o candidato da situação a prefeito em 2012. Ele me respondeu: "E conto com seu voto". Sendo reeleito, o atual presidente se fortalece como um possível nome da base para 2012. A interferência do prefeito pode resultar num racha da base já que ele tomou o partido de alguém que pode ser candidato a prefeito contra os interesses dos outros vereadores.
.
Leia reportagem do portal Notícias de Floriano sobre o resultado da eleição. Se preferir, acesse diretamente clicando AQUI.
.
.
"SALOMÃO HOLANDA É REELEITO, MAS A BASE GOVERNISTA FICA AMEAÇADA.
.
04/12/2010
.
Com uma diferença magra, o Vereador Salomão Holanda foi reeleito Presidente da Câmara Legislativa Municipal.
.
A eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores de Floriano reservou algumas surpresas, além de insatisfações. Os burburinhos na cidade apontavam para um novo nome apoiado pela base de sustentação do Prefeito [...], mas as coisas não foram bem assim.
.
Com uma diferença magra, o Vereador Salomão Holanda foi reeleito Presidente da Câmara Legislativa Municipal. Representando a chapa “União por Floriano”, o atual presidente obteve 05 votos contra 04 da base oposicionista, representada pela chapa “ Em defesa de Floriano” encampada pelo Vereador Celso Cavalcante.
.
Apesar de aparentarem coesão no discurso, um dos membros da situação se sentiu muito insatisfeito com a decisão do grupo e anulou o seu voto, o que fez com que a oposição se fortalecesse ainda mais.
.
No início da legislatura só havia dois vereadores oposicionistas; após divergências políticas, mais dois parlamentares migraram para a outra bancada de mármore da Câmara Municipal de Floriano. A eleição de ontem já deixa uma interrogação sobre a manutenção ou não da maioria governista em Floriano."
.

Reportagem de ARISTÓCRATES CARVALHO.
.
.

3 comentários:

Flávio Cavalcanti disse...

Professor Jair,

A paródia da eleição da Câmara de Vereadores da nossa querida cidade e do processo jurídico que o tiranete pode mover contra pessoas que não pensam como ele é uma prova de que o pensamento que você também defende, voltado sobre a essência da natureza da alma humana, assim como fez Sócrates, é um caminho lógico e semeador. De qual escola você afinal sofreu influência?

Observo, acompanhando o seu Blog, que os seus pensamentos demonstram uma necessidade grande de compartilhar um conhecimento que vive mergulhado no seu interior falando das coisas do mundo e do ser humano.

Por isso, assim como Sócrates, que não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, uma vez que defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento daquela sociedade, você tem incomodado uma classe de políticos, se é que podemos chamá-la de “classe”, que não vêem um palmo além do nariz, face aos costumes inóspitos aos quais estão submetidos.

Portanto, saiba que em função das suas ideias inovadoras e transformadoras já podemos contabilizar a atração da atenção de muitos que não acreditavam numa mudança de rota de navegação política. Você não é nenhum agitador, como defendem os que vivem no submundo do crime político da nossa querida Floriano. Se elas pensam que vão te dar o cicuta, eles não perderão por esperar.

Flávio Cavalcanti

JAIR FEITOSA disse...

Olá Flávio.

Minha posição ideológica é fortemente ligada à questão da ética. Não uma ética racionalista, à moda de Kant, mas uma ética que diz que os seres humanos reais não são pura abstração que podem ter seus comportamentos universalizados homogeneamente. As situações exigem posturas que buscam uma ação que envolva os interesses e necessidades prementes. Mas isto não é relativismo absoluto.

Um ser humano, como disse, não é um ser que pode ser moldado universalmente a partir de uma idealização, abstração. Mas também não sou pelo vale tudo, ou quase tudo, como querem aqueles que não entenderam corretamente Maquiavel.

De Sócrates aprendi, entre outras coisas, que devemos ir às ruas tentar convencer as pessoas de que muito do que pensam não contém a verdade que gostariam que contivesse. Nisso não temo quem quer que seja ou se atribua ser dono da cidade. Veneno sei que posso tomá-lo, mas não para me tornar mártir. “Eu não sou besta pra tirar onda de herói”.

Mas tenho um compromisso com a lição que aprendi na faculdade onde a gente conhece que as pessoas honestas e sérias devem sobrepor-se aos canalhas de alcova que ficam à espreita da ausência de pessoas honestas para tomar para si o poder e exercê-lo em proveito individual.

Luto pelo que entendo ser o correto. E não acredito que o correto seja só aquilo o que eu penso. Existe sim um parâmetro humano que nos indica o que devemos fazer em benefício de todos, contra a ideia que devemos lutar (cada um) pelos próprios interesses. Aqui já entra a dimensão política. E vou parar por aqui. Acredito que já dei uma pista. Com o tempo exporei mais sobre o que penso.

Um abraço e obrigado por acompanhar o Blogue.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Flávio,

O que disse tem endereço certo. Algumas divinas almas de Floriano vendem suas dignidades para me detratar. São empregadinhos circunstanciais de cargos de confiança na prefeitura que vivem para isso, ganham para isso.

Mas a maioria são uns trouxas, não sabem nem organizar um parágrafo. Mas são o supra-sumo da intelligentsia do grupo que está no poder hoje. São representações, da escala de poder, inferiores. Mas são feitos a partir da mesma medida moral. São filhotes e "coisas que tais".

Entendeu?

Um abração.

Jair Feitosa.