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Dia 08/12/2010 escrevi uma postagem ("Modelo de Alguma Coisa") sobre violência em sala de aula. No mesmo dia um leitor, FLÁVIO CAVALCANTI, fez um comentário que entendi ser interessante e pedi autorização para publicá-lo como postagem. Ele me autorizou e agora o faço. Este leitor tem a vantagem de ser bem articulado e estuda muito. Tem bom gosto, afinal. Vale a pena ler.
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Dia 08/12/2010 escrevi uma postagem ("Modelo de Alguma Coisa") sobre violência em sala de aula. No mesmo dia um leitor, FLÁVIO CAVALCANTI, fez um comentário que entendi ser interessante e pedi autorização para publicá-lo como postagem. Ele me autorizou e agora o faço. Este leitor tem a vantagem de ser bem articulado e estuda muito. Tem bom gosto, afinal. Vale a pena ler.
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"Com certeza, a sua história conduz milhares de Professores neste país a fazerem uma reflexão sobre as suas vidas diante da profissão que abraçaram. Mas, um fato deve ser mantido como referencial: não se pode recuar mesmo diante de vitupérios como o que foi narrado aqui.
Diante de tal comportamento social vem uma pergunta que inquieta a todos: Por que as crianças de hoje passaram a não obedecerem nem mesmo aos seus pais e, tampouco, aos seus professores?
É possível, então, perceber que muito dos alunos de hoje parecem terem sido criados sem limites. Pois, ao se observar um cotidiano escolar, será possível constatar reclamações e relatos com um forte destaque para a questão disciplinar como uma das dificuldades fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho escolar. Pois, um dos obstáculos centrais seria a conduta desordenada dos alunos, tais como: querer entra na sala de aula após o início da aula, ou mesmo, no seu final, bagunça, tumulto, falta de limites, mau comportamento, desrespeito, dentre outros.
Neste contexto, conquistar a disciplina na sala de aula tornou-se um verdadeiro desafio para o ensino de hoje, seja na instituição pública ou privada.
E a quem atribuir a culpa? Muitos vinculam ao comportamento indisciplinado do aluno à educação recebida na família, assim como, à dissolução do modelo nuclear familiar. Muitos pais acabam dando liberdade excessiva a seus filhos, criando-os de forma indisciplinada, cheios de dengos, que não conseguem conviver com obrigações rotineiras e sentem-se frustrados quando não são o centro das atenções como foi o caso ocorrido com você. Por que para a Delegacia ele levou o pai? Por que ele não conduzia o pai, também, para a sala de aula? Indivíduos desta natureza precisam ser tratados na mesma moeda. Mas, em terra de tiranete indivíduos assim são tratados como rei!
Contudo, vê-se, desta forma, que as escolas precisam desenvolver políticas internas para lidar de forma preventiva com a indisciplina, bem com, a implementação de programas de formação dos seus professores voltados para a discussão de problemas vivenciados nas suas rotinas com o fim de idealizarem as soluções necessárias na tratativa de tais desvios de comportamento.
Portanto, não podemos deixar de ter como foco, em qualquer área do nosso trabalho, o ser humano. Todos nós precisamos valorizar as pessoas. Lá se vem a minha memória de novo com uma frase de Walt Disney que bem ilustra essa idéia: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. Assim, estamos todos nós envolvidos com pessoas em nosso cotidiano: alunos, professores, pais, coordenadores, orientadores e diretores e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para construirmos uma instituição forte, competente e coesa. A qualidade é obtida através do esforço de todos os seus integrantes, onde cada pai, professor é importante e cada aluno também. A escola é mais que uma organização humana onde as pessoas somam esforços para um propósito educativo comum."
8 de dezembro de 2010.
Texto de autoria do leitor FLÁVIO CAVALCANTI.
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Diante de tal comportamento social vem uma pergunta que inquieta a todos: Por que as crianças de hoje passaram a não obedecerem nem mesmo aos seus pais e, tampouco, aos seus professores?
É possível, então, perceber que muito dos alunos de hoje parecem terem sido criados sem limites. Pois, ao se observar um cotidiano escolar, será possível constatar reclamações e relatos com um forte destaque para a questão disciplinar como uma das dificuldades fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho escolar. Pois, um dos obstáculos centrais seria a conduta desordenada dos alunos, tais como: querer entra na sala de aula após o início da aula, ou mesmo, no seu final, bagunça, tumulto, falta de limites, mau comportamento, desrespeito, dentre outros.
Neste contexto, conquistar a disciplina na sala de aula tornou-se um verdadeiro desafio para o ensino de hoje, seja na instituição pública ou privada.
E a quem atribuir a culpa? Muitos vinculam ao comportamento indisciplinado do aluno à educação recebida na família, assim como, à dissolução do modelo nuclear familiar. Muitos pais acabam dando liberdade excessiva a seus filhos, criando-os de forma indisciplinada, cheios de dengos, que não conseguem conviver com obrigações rotineiras e sentem-se frustrados quando não são o centro das atenções como foi o caso ocorrido com você. Por que para a Delegacia ele levou o pai? Por que ele não conduzia o pai, também, para a sala de aula? Indivíduos desta natureza precisam ser tratados na mesma moeda. Mas, em terra de tiranete indivíduos assim são tratados como rei!
Contudo, vê-se, desta forma, que as escolas precisam desenvolver políticas internas para lidar de forma preventiva com a indisciplina, bem com, a implementação de programas de formação dos seus professores voltados para a discussão de problemas vivenciados nas suas rotinas com o fim de idealizarem as soluções necessárias na tratativa de tais desvios de comportamento.
Portanto, não podemos deixar de ter como foco, em qualquer área do nosso trabalho, o ser humano. Todos nós precisamos valorizar as pessoas. Lá se vem a minha memória de novo com uma frase de Walt Disney que bem ilustra essa idéia: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. Assim, estamos todos nós envolvidos com pessoas em nosso cotidiano: alunos, professores, pais, coordenadores, orientadores e diretores e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para construirmos uma instituição forte, competente e coesa. A qualidade é obtida através do esforço de todos os seus integrantes, onde cada pai, professor é importante e cada aluno também. A escola é mais que uma organização humana onde as pessoas somam esforços para um propósito educativo comum."
8 de dezembro de 2010.
Texto de autoria do leitor FLÁVIO CAVALCANTI.
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