LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SIFE-CEUT: AIRTON FREITAS FEITOSA FILHO, UM CAMPEÃO.








Mais uma vitória dos meus sobrinhos que me deixam orgulhoso pelo sucesso decorrente do empenho e competência. AIRTON FILHO irá aos EUA como prêmio resultante da competição que a SIFE realiza em todo o mundo. No Brasil várias equipes de todo país participaram representando várias instituições. AIRTON FILHO faz parte da equipe do CEUT que venceu a competição em nível nacional e onde concluiu o curso de Direito. Como exemplo do profissional que é, já foi aprovado no exame do OAB. Ele está escolhendo a instituição em que fará um curso de especialização em Direito (São Paulo ou Fortaleza).

Abaixo pode-se ler texto escrito por ele explicando o evento, seu significado, importância e objetivos. Logo em seguida pode-se ler, também, textos explicativos sobre a SIFE no mundo e no Brasil.

Desejo a ele todo o sucesso na profissão que escolheu e que, com certeza, terá muitas vitórias pela frente.  

P. S.: ele é filho do Gerente Regional da CHESF Piauí, AIRTON FEITOSA. 



"A competição aconteceu neste ano, nos dias 04 e 05 de julho, no Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej.

Na competição deste ano o SIFE CEUT apresentou dois dos 6 projetos que desenvolve. Foram apresentados vídeos com a trilha sonora de Luiz Gonzaga, retratando o Piauí nos seus extremos: tanto em relação às desigualdades quanto em relação à garra do povo em aguentar a escassez do sertão. A apresentação comoveu em unanimidade e convenceu os jurados acerca do real poder transformador dos nossos projetos. Ficou provado que nós não damos o peixe, mas ensinamos a pescá-lo através do impulso ao empreendedorismo.

Os projetos apresentados foram o AgE (Agência de Empreendedorismo), no qual trabalho e sou Consultor de Negócios, e o projeto Palmeirais, que visa capacitar pessoas no interior da cidade homônima, especificamente na comunidade rural Marruá.

O AgE é um projeto tão bem sucedido que a ideia foi comprada pelo Governo do Estado e hoje trabalhamos com uma estrutura física bastante equipada no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina, junto com servidores cedidos pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

O Palmeirais mudou a vida de mais de 120 pessoas que viviam na extrema pobreza, tendo em vista que foi feita uma capacitação dos moradores do Marruá para que começassem a produção e manufatura de pequi, cajú e buriti, abundantes na região. Construimos um Centro de Produção na própria comunidade através dos nossos vários parceiros e energia elétrica para a comunidade.

Ao final da apresentação dos projetos, na qual fui um dos seis apresentadores que subiram ao palco, os 30 jurados (Diretor Executivo da Microsoft, Diretor de Comunicação da Bovespa, Vice Presidente da Walmart Brasil, Presidente da KPMG Brasil e outros) estavam boquiabertos com a força dos piauienses.

O resultado foi que batemos os outros times SIFE de grande peso, tais como SIFE USP, SIFE IBMEC-RJ, SIFE CEFET-RJ, SIFE UFRJ, SIFE FGV-RIO e outras.

Hoje o Time SIFE CEUT é o primeiro Tricampeão da Competição Nacional, tendo representado o Brasil na Competição Internacional SIFE (SIFE World Cup) em 2005 e em 2007.

Na referida Competição Internacional haverá 39 países competindo e 200 jurados, executivos das maiores empresas do mundo. A recepção dos times será feita pela Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que inclusive entregará aos times vencedores de cada país uma carta de recomendação assinada por ela própria, para que a concessão do visto para a viagem ao exterior se dê com maior celeridade.

A premiação ao time vencedor desse ano, por fim, foram seis passagens de ida e volta para Washington D.C., onde será a competição internacional, destinada aos apresentadores, e mais uma premiação de US$ 500,00 (quinhentos dólares) para cada apresentador."

O texto acima foi escrito por: AIRTON FREITAS FEITOSA FILHO.


SOBRE A SIFE

SIFE significa Students in Free Enterprise, em português, Estudantes em Livre Iniciativa. A SIFE é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha com líderes educacionais e de negócios, mobilizando estudantes para fazerem a diferença nas suas comunidades enquanto desenvolvem as habilidades para que se tornem líderes de negócios socialmente responsáveis.

Os estudantes participantes formam times nas suas próprias faculdades e aplicam conceitos de negócios enquanto desenvolvem projetos de alcance que melhoram a qualidade e o padrão de vida para pessoas em necessidade.

Uma série anual de competições regionais e anuais oferece um fórum para os times apresentarem os resultados de seus projetos, que são avaliados por líderes de negócio atuando como juízes. Os campeões Nacionais avançam para a prestigiada Copa Mundial SIFE.

Somado ao aspecto comunitário do programa, a liderança SIFE e as oportunidades de carreira criam oportunidades relevantes para o aprendizado e o compartilhamento entre os participantes, bem como a colocação dos estudantes e membros já graduados nas empresas em busca de talento.

Missão SIFE:

To bring together the top leaders of today and tomorrow to create a better, more sustainable world through the positive power of business.
Unir os líderes do presente e do future para criação de um mundo melhor e mais sustentável através do poder positivo dos negócios.

Critério SIFE:

Nas competições, a SIFE avalia todos os times sob um mesmo critério e assim consegue disseminar suas ideias em um alcance global, enquanto ainda permite que cada time tenha liberdade para criar projetos feitos sob medida para sua realidade. O critério SIFE é um ponto norteador no mundo todo e por isso sua compreensão é de extrema importância para o trabalho de todos os times SIFE.

CRITÉRIO SIFE DE JULGAMENTO

Considerando os fatores econômicos, sociais e ambientais relevantes, qual Time SIFE efetivamente empoderou grupos com necessidades específicas, aplicando conceitos econômicos e de negócios, e uma abordagem empreendedora para melhorar a qualidade e o padrão de vida dessas pessoas?



SOBRE A SIFE BRASIL

Fundada em 1998, a SIFE Brasil é um dos 39 países ao redor do mundo que operam um programa SIFE. A operação SIFE Brasil é organizada como uma divisão da SIFE Worldwide e inclui 12 universidades ativas e mais de 300 alunos participantes. É um país prioritário para o crescimento futuro da organização SIFE.

A SIFE Brasil trabalha com líderes de negócios e do ensino superior para mobilizar estudantes universitários para fazer a diferença em suas comunidades e, ao mesmo tempo, desenvolver as habilidades necessárias para se tornar líderes empresariais socialmente responsáveis. Os alunos participantes formam equipes em seu campus e aplicam os conceitos de negócios para desenvolver projetos de extensão que melhoram a qualidade e o padrão de vida de pessoas com necessidades específicas. Uma série de competições nacionais fornecem um fórum para que os times apresentem os resultados dos seus projetos e sejam avaliados por líderes empresariais, que servem como juízes. Os times campeões nacionais avançam para a prestigiosa SIFE World Cup. Além das comunidades foco dos projetos, as iniciativas SIFE de liderança e carreira fornece oportunidades significativas de aprendizagem e troca de experiências, bem como a colocação de alunos e alumni nas empresas que buscam de talentos emergentes.





2 comentários:

Airton Freitas disse...

Obrigado pelo carinho Tio Jair! Um forte abraço!!!

José María Souza Costa disse...

Lindas fotos. Parabens