LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CONVENÇÃO DO PSB - FLORIANO. GILBERTO JÚNIOR NOS BRAÇOS DO POVO - I.

  
    

 Chegada do governador Wilson Martins à convenção.


GILBERTO JÚNIOR e sua esposa MARLA.


Deputado federal ÁTILA LIRA discursando.


Secretário Estadual de Transportes AVELINO NEIVA. 


Foi no sábado 30.06.2012. a convenção municipal do Partido Socialista Brasileiro, PSB 40. O evento político ocorreu no Comércio Esporte Clube e contou com a participação maciça de filiados, simpatizantes, correligionários, coligados de vários partidos, do governador do estado, WILSON MARTINS, e de várias outras autoridades locais e estaduais.

A convenção lançou oficialmente as candidaturas ao cargo de prefeito e vice resultantes de uma coligação entre PSB e PRB. GILBERTO JÚNIOR será o candidato a prefeito e SALOMÃO HOLANDA será candidato a vice.

Vários presidentes de outros partidos coligados estiveram presentes e se pronunciaram durante o evento. Vários candidatos a vereador expuseram seus nomes através de faixas e banners enfeitando, assim, o local.

Foi a maior manifestação de apoio a uma coligação que visa o poder municipal neste período eleitoral. Nenhuma outra atraiu tanta atenção do público em geral como a do PSB/PRB.


Desde criança que meus pais participam, direta ou indiretamente, de decisões políticas que visem definir os rumos que a cidade vai seguir através de campanhas, comícios e convencimento de eleitores por meio do boca a boca. Aprendi com eles a gostar de participar, interferir, opinar e, principalmente, ter desenvolvido a minha consciência política.

ARISTÓTELES (384 - 322 a.C., 62 anos), Filósofo grego, disse que o homem é um “zoon politikon”, ou seja, um animal político. Com isso ele quis mostrar que sendo possuidor do logos (palavra) e podendo expressar através dela uma conversação onde expõe, através do “jogo de dar e pedir razões”, seus argumentos, postulados, necessidades, meios, objetivos numa reunião com outros homens isso o tornaria realmente humano. Somos humanos porque somos políticos.

É na vida pública que nos mostramos possuidores da consciência da necessidade de conviver. Pois não somos seres autônomos no sentido de nunca precisarmos uns dos outros. Temos, portanto, desde criança de aprender a conviver e tratar os termos dessa convivência através da palavra, do discurso, do debate, da conversação, do diálogo.

Política é a prática do homem na sua relação com os outros no ambiente público, na cidade (polis). Tudo o que nos leva a unir forças (unir pessoas) em vista de objetivos que tratem de estabelecer os melhores, ou os adequados, meios de fazer o bem comum, é política. Quem vive na polis (cidade) chama-se político (cidadão), e o que ele faz na polis, a sua prática, as suas relações, chama-se política (cidadania).

Então, todos nós temos de aprender a praticar a política desde criança. Certos estavam meus pais (e outros muitos pais também que agem assim com seus filhos) que me levaram, e a meus irmãos também, a participar desde criança daquilo que é do meu interesse, da minha conta na dimensão pública. Desde cedo que aprendi e mais tarde desenvolvi, de forma conceitual, na universidade estudando Filosofia.

Por isso minhas filhas, INGRIDY e SOFIA, sempre estiveram presentes em eventos políticos. Ninguém nasce sabendo e gostando de política. É através da educação que essa prática humana essencial para os animais políticos, ou como dizia PLATÃO (348 – 428 a. C., 80 anos), “bípedes sem penas”, pode nos levar a influir nos rumos que a cidade tem de seguir, e que no final, é o nosso próprio caminho.

Se você quer construir o seu futuro pode começar a pensar que aquilo que depende de relações sociais, públicas, pode ser modificado para ajudar a você a seguir no rumo que você pretende ir se você entender que fazer política, originalmente, é participar.

Se ausentar ou se tornar indiferente é o caminho mais curto para o seu fracasso, ou empecilho para seus planos no âmbito público. Porque aqueles que participam irão decidir sobre aquilo que você abriu mão de interferir. E depois não adianta dizer que as coisas estão ruins se você não fez nada para que se tornassem melhores.

P.S.: há várias outras fotos, mas a conexão ruim da Internet não permitiu que eu as postasse todas de uma vez. Mais tarde continuarei. Aguardem. 




Nenhum comentário: