LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O PSDB E A DEMOCRACIA A FAVOR.






Com o texto abaixo pretendo dar uma demonstração do estilo de governar do PSDB. Certo é que quanto mais a mídia tradicional esteja ao lado desse partido, como é do conhecimento até do mundo mineral, como sempre diz o MINO CARTA, mais blindado ele estará frente às inúmeras denúncias de corrupção que estão sendo feitas pelos “Blogueiros Sujos”. As denúncias são feitas, leia a revista Carta Capital desta semana e se surpreenda com o lamaçal que foi o “mensalão” do PSDB em Minas Gerais, mas a grande mídia, ou mídia tradicional, não repercute as horripilantes denúncias.

Eu sei que Floriano está muito longe dos grandes centros, portanto, longe dos grandes figurões do PSDB. Mas há aqui, proposta pelo atual prefeito da cidade, que é do PTB, o mais incompetente de sua história, uma onda de incivilidade, uma crescente aversão à convivência democrática, um embrião de autoritarismo pernicioso, muito perigoso para a democracia que poderá ser ampliado se esse espírito antidemocrático nacional do PSDB viesse a ser implantado aqui também. Por que não? Afinal os partidos tendem a seguir as diretrizes nacionais.

Pois nesse espírito antidemocrático que está em vigência na cidade a democracia boa é aquela que é sempre a favor. Ou seja, a mídia deve falar, mas sempre falar a favor. Se tiver de falar algo contrário que seja através de eufemismos para que as pessoas não percebam, ou não entendam, que está sendo feita uma crítica dura. O que é divulgado tem de ser a partir do conceito estabelecido oficialmente sobre o que deve ser divulgado, ou denunciado. 

Mas eu sou contra isso. Sou seguidor do tipo de ideologia do cantor e compositor BELCHIOR que diz: “Não me peça que eu lhe faça / Uma canção como se deve / Correta, branca, suave / Muito limpa, muito leve / Sons, palavras, são navalhas / E eu não posso cantar como convém / Sem querer ferir ninguém...” Por isso estou sendo implacavelmente punido por dizer a verdade sem retoques e salamaleques.

Nunca na história dessa cidade houve tanto despudor contra os princípios democráticos. Nunca houve tanta aversão à democracia. Nunca houve tanto desprezo pelos princípios mundiais de se assegurar, no jogo democrático, o direito da livre expressão.

E eu não digo isso baseado apenas em minhas convicções, não. O faço baseado nos princípios que garantem a democracia em nosso país. Baseado no que dizem os defensores destemidos da democracia.

A Constituição Federal, nos artigos 5o., incisos IV e IX, e 220, garante o direito individual e coletivo à manifestação do pensamento, à expressão e à informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, independentemente de licença e a salvo de toda restrição ou censura”, Ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI.

A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”, Presidente do Supremo Tribunal Federal AYRES BRITTO. Que, segundo texto publicado no “Estadão” (Ministro defende plenitude da liberdade de imprensa) pretende acabar com decisões que representam censura à liberdade de expressão (leia clicando AQUI).

E mais uma frase dentro do contexto do espírito antidemocrático expresso pelo PSDB na ação que tenta fazer valer contra os “Blogueiros Sujos”. Como asseverou o historiador francês ALEXIS DE TOCQUEVILLE, ao dizer: “Os excessos da liberdade se corrigem com mais liberdade.”

Tenha uma boa leitura do texto do Sociólogo MARCOS COIMBRA, abaixo. Se preferir ler no original clique AQUI.



"SERRA CAÇANDO OS “BLOGUEIROS SUJOS”

Publicado em 30 de julho de 2012

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense

Uma das sabedorias antigas dos mineiros ensina que, na política, não existem gestos gratuitos. Todos têm consequência.

E não só para quem os pratica. Muitas vezes, os efeitos de um ato individual atingem correligionários e companheiros.

Podem, por exemplo, afetar de maneira ampla a imagem do partido a que pertencem. Mudam a percepção da sociedade a respeito de seus integrantes. Quando é para o bem, ótimo. Mas pode ser para o mal.

Nesses casos, o ônus é compartilhado. Todos pagam por ele. A decisão da Executiva Nacional do PSDB de recorrer à Justiça contra os “blogueiros sujos” que o criticam é um desses.

O verdadeiro inspirador da ação foi o candidato do partido a prefeito de São Paulo, mas suas consequências negativas não se circunscrevem a ele. O gesto de Serra alcança coletivamente os tucanos.

Em si, é apenas uma reação tola. Que expectativa de sucesso tem o ex-governador? Será que acredita que conduzir o PSDB a uma cruzada contra os responsáveis por blogs que antipatizam com ele redundará em alguma vantagem para sua candidatura?

Movido por sua insistência, o partido representou à Procuradoria-Geral Eleitoral para denunciar o “uso de recursos públicos” no financiamento de “blogs, sites e organizações”  que funcionariam como “verdadeiras centrais de coação e difamação de instituições democráticas”.

Na prática, o que o PSDB pretende é que empresas e bancos estatais sejam proibidos de comprar espaço publicitário em blogs contrários ao partido e às suas lideranças. A argumentação de que é movido pelo zelo de proteger as instituições é fantasiosa. Aliás, sequer cabe aos partidos políticos esse papel.

O que Serra quer mesmo — e não é de hoje – é impedir a manifestação de seus adversários [destaque meu].

Talvez tenha se acostumado com a convivência que mantém com alguns veículos e comentaristas da nossa indústria de comunicação. De tanto vê-los defendendo seus pontos de vista e acolhendo suas opiniões, convenceu-se que os críticos não mereceriam lugar para se expressar.

O fascinante na argumentação é que não o incomoda (ou a seu partido) que existam “blogs, sites e organizações (?)”  — bem como revistas, jornais e emissoras de televisão e rádio — que recebam investimentos em propaganda do setor público e façam oposição até agressiva ao governo.

Parece que acham isso natural e que tais aplicações se justificariam tecnicamente. Se determinado veículo tem leitores, não haveria porque excluí-lo do plano de mídia de uma campanha de interesse de um órgão ou empresa pública. Fazê-lo equivaleria a puni-lo por um crime de opinião.

Se vale para os órgãos de comunicação hostis ao governo e ao “lulopetismo”, por que não se aplicaria no caso inverso? Seria errado anunciar em blogs com visitação intensa, apenas porque seus responsáveis não simpatizam com os tucanos?

Ou Serra e seu partido aplaudiriam se o governo proibisse que seus órgãos comprassem espaço publicitário na imprensa oposicionista?

A decisão sobre a alocação dessas verbas pode ser questionada com base em critérios objetivos: tem determinada emissora suficiente audiência para cobrar seus preços? Aquele jornal tem a circulação que afirma? O blog ou site em questão tem volume relevante de acessos?

Fora disso, é apenas castigar — ou querer castigar — quem tem opinião diferente.

Engraçado lembrar o destaque que o PSDB e suas figuras de proa, como Fernando Henrique, veem dando à internet na discussão do futuro do partido. Tomara que não pensem como Serra: que na internet só podem ficar os “limpos” — que os que o aplaudem, pois os “sujos” — que o questionam – devem ser banidos."



Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Parabens, pela postagem. Clara, límpida e esclarecedora. Só Admira o PSDB, quem entende que a disfaçatezx, seja romântica. O Mensalão Mineiro, é o DNA, de toda a bandalheira Brasileira. Isso, por que esse "estupro", estuprou a Constituição Brasileira, com a compra de votos de Deputados, para re-elegerem o Fernando Henrique Cardoso.
Parabens, mesmno.