LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

AO FINAL DE 2012 FLORIANO AINDA EXISTIRÁ?

.
. .
Nesta postagem publico reportagem do portal Notícias de Floriano dando conta dos números do Censo do IBGE 2010 relativos à população. No texto, o autor, ARISTÓCRATES CARVALHO, apresenta explicações para a diminuição da quantidade de florianenses residentes. Mas como sou metido, me permito comentar e acrescentar que o que melhor explica o decréscimo do número de habitantes são as péssimas condições a que nossa cidade está submetida há seis anos. A atual administração municipal, com a sua estupenda incompetência, jogou Floriano no buraco que se encontra hoje em dia.
.
A cidade está feia, suja, cheia de urubus, mato nas vias públicas, esburacada e sem cuidados necessários para fazê-la atrativa. Em vista disso alguém em sã consciência - que pretenda escolher um lagar para viver, estruturar um negócio, fazer investimentos - certamente, ao ver as péssimas condições da cidade, desistirá imediatamente.
.
Se tivéssemos um prefeito competente, viveríamos numa cidade melhor e bem cuidada. Mas com o atual ocupante desse cargo a situação ficará cada vez pior e ao final de 2012 seremos quantos os remanescentes? É o preço que todos nós temos de pagar pela escolha equivocada e sem sentido de alguns incautos eleitores. No final o que temos é o pior prefeito da história de Floriano, o mais incompetente, e restará a todos nós assumirmos o ônus desse descalabro administrativo.
.
A foto acima é da paisagem do cais do porto, na Avenida Esmaragdo de Freitas, de autoria de UMBELINA MARÇAL. A seguir a reportagem que você pode ler no original clicando AQUI.
.
.

"POPULAÇÃO DE FLORIANO DIMINUIU. ENTENDA AS CAUSAS!
.
Publicado em 04.11.2010

Outras cidades do interior do Piauí obtiveram grande crescimento populacional
.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 04, a relação da população dos 26 estados e dos 5.565 município do país, incluindo a cidade de Floriano. Ao contrário do que se esperava, a população da Princesa do Sul diminuiu no lugar de aumentar, o que causa preocupação quanto às possíveis causas dessa diminuição populacional.
.
De acordo com dados do censo experimental de 2008, Floriano tinha um total de 57.968 habitantes; já de acordo com o último censo essa quantidade decresceu para 57.658 pessoas, havendo uma diminuição de 310 habitantes.
.
Ao contrário de Floriano, outras cidades do interior do Piauí obtiveram grande crescimento populacional, é o caso de Picos, Parnaíba e Uruçuí, que alcançaram crescimento substancial em sua população.
.
Especialistas afirmam que a provável causa para essa evasão populacional é a falta de atrativos que possam trazer pessoas de outras regiões a se fixarem em Floriano, o que não tem ocorrido nas cidades já citadas, que conseguem atrair pessoas que se aproveitam do crescimento desses municípios em diversas áreas como comércio, agricultura e serviços.
.
Segundo pesquisadores do IBGE de Floriano, o que tem ocorrido é um aumento na população flutuante, aquela que utiliza a cidade temporariamente mas não chega a se fixar, na sua maioria estudante de cidades da macro-região.
.
Mas os problemas não param por aí. Com esse decréscimo de pessoas a Prefeitura Municipal de Floriano poderá ter um menor repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, ajuda do Governo Federal destinada aos municípios, que a partir de janeiro de 2011 terá como parâmetro a pesquisa divulgada hoje."

ARISTÓCRATES CARVALHO, da redação do portal Notícias de Floriano.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que outro ponto que tem contribuido para tal descrescimo é o bolso. Como assim? Ora, ficou praticamente impossivel transitar em floriano. Primeiramente as ruas são pequenas e fechadas dos dois lados, por carros estacionados. As vezes pergunto: Será que o srº ... e companhia, estão aplicando testes aos cidadãos, para ver quem é o mais habilidoso ao desviar dos obstaculos e dirigir no aperto, pois, se alguem movimentar o volante um pouco para as laterais, corre o risco de ficar sem o retrovissor. Mas, voltando ao assunto,o que os motoristas devem estar gastando para revisões de carro, visto que as ruas estão esburacadas. Desafio, alguem a dizer que isso é mentira? è mais dizem que a cara da cidade é a cara do administrador! Estavamos ferrados!