LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BRASIL E FRANÇA: DOUTORADO.

.
.
.

Bolsa Eiffel para Master e Doutorado 2011-2012. Estão abertas as candidaturas ao programa de bolsas de excelência do Ministério das Relações Exteriores da França – MAEE para estudantes internacionais admitidos em instituições francesas de ensino superior. Recebi este comunicado por emeio que foi enviado pelo Mestrando em Biologia CHICO MÁRIO, lá das bandas do Pará. Leia completo no texto abaixo. E quem tiver interessado é só acessar o endereço direto clicando AQUI.


"Estão abertas as candidaturas ao programa de bolsas de excelência do Ministério das Relações Exteriores da França – MAEE para estudantes internacionais admitidos em instituições francesas de ensino superior
.
O programa Eiffel tem por objetivo formar futuros líderes estrangeiros, dos setores público e privado, e encorajar as candidaturas de estudantes de países emergentes, em especial da Ásia, América Latina, Leste europeu, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia.
.
Financia formações de nível master ou dez meses de mobilidade em doutorado (co-tutela ou co-orientação, de preferência no segundo ou terceiro ano do doutorado). As áreas prioritárias deste programa de excelência são: ciências, economia-administração, direito e ciências políticas.
.
Eiffel Master
.
Bolsa de 1.181€ mensais para a realização de uma formação de nível master (especialização ou mestrado). A bolsa é concedida pelo tempo necessário para a obtenção do diploma. As áreas de estudos contempladas são: engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas. Para poder concorrer é preciso ter no máximo 30 anos de idade.
.
Eiffel Doctorat
.
Bolsa de 1.400€ mensais para financiamento de dez meses de mobilidade para preparação de uma tese. As áreas de estudos contempladas são: ciências da engenharia e exatas (física, química, ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 35 anos de idade.
.
Como participar?
.
As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos franceses, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente à Égide (parceira do MAEE para a mobilidade internacional) pelo estudante serão desconsideradas.

Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem manifestar seu interesse ao apresentar suas candidaturas às instituições francesas que, por sua vez, terão até dia 7 de janeiro para apresentar as candidaturas à Égide. Cada instituição pode estabelecer datas específicas para a participação na seleção Eiffel. Algumas instituições, por exemplo, exigem a apresentação dos dossiês de candidatura em novembro e dezembro; podem também estabelecer critérios específicos (níveis de proficiência etc.) e envio de documentação complementar.

O dossiê de candidatura para a bolsa Eiffel que será apresentado pela instituição francesa à Égide não é o mesmo dossiê que o estudante apresentará para candidatar-se à instituição francesa de sua escolha. Trata-se de dois procedimentos distintos que, em geral, acontecem com prazos diferentes. Isso exige muita atenção na organização da candidatura dos estudantes interessados em participar da seleção Eiffel."
.
.

Nenhum comentário: