LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

V ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES NO IFPI DE FLORIANO.

.
.
.
O V Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões está sendo realizado também no Instituto Federal Campus Floriano (IFPI - Floriano) entre os dias 16 e 20 de novembro. Abaixo a programação e sinopses dos filmes e documentários do Festival. É a primeira vez que está sendo realizado no Piauí. O Festival é um dos mais festejados do Brasil. A imagem acima foi copiada do portal Florianonews.com.
.
.

Cronograma do V Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões Amostra Cinema Nacional Contemporâneo
.
FILMES EXIBIDOS NO AUDITÓRIO DO IFPI/CAMPUS FLORIANO
.
FILME: “QUASE DOIS IRMÃOS” – RJ dia 17/11/2010 às 9h
.
Ano: 2004/102 min. / ficção
.
Direção: LÚCIA MURAT
.
SINOPSE
Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas. Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante.
.
FILME: “EU ME LEMBRO” – BA 18/11/2010 às 9h

Ano: 2005/111 min. / ficção
.
Direção: EDGARD NAVARRO
.
SINOPSE
.
Uma investida poética de inspiração autobiográfica em que o realizador mistura realidade e ficção para traçar um painel de memória coletiva e, na tentativa de compreender a gênese de seus próprios conflitos, termina fornecendo pistas sobre algumas das buscas essenciais de sua geração.
.
FILME: “DE PASSAGEM” – SP dia 19/11/2010 às 9h

Ano: 2003/85 min. / ficção
.
Direção: Ricardo ELIAS
.
SINOPSE
.
O filme entrelaça dois momentos bem distintos e marcantes na vida de três jovens da periferia paulistana. Jeferson e Washington são irmãos e amigos de Kennedy desde crianças. Quando crescem, Jeferson entra no colégio militar no Rio de Janeiro e Washigton e Kennedy entram para o tráfico de drogas. Após receber a notícia da morte de Washington, Jeferson volta a São Paulo e junto com Kennedy sai numa viagem pela cidade procurando o corpo do irmão. Nessa viagem, Jeferson e Kennedy lembram um acontecimento importante do passado.

FILME: “DURVAL CISCOS” – SP 20/11/2010 às 9h

Ano: 2002/96 min. / ficção
.
Direção: ANNA MUYLAERT
.
SINOPSE
.
Solteirão, com jeitão de hippie, tem uma loja de discos e ainda mora com a mãe. Com a chegada do CD, recusa-se a vendê-los, mantendo-se fiel ao vinil. O inesperado aparecimento de uma menina mudará para sempre as vidas de Durval e de sua mãe dominadora, mostrando que tudo na vida tem um lado A e um lado B, como nos LPs.
.
Palestra às 15:30 dia 19/11/2010 com o Cineasta IGNÁCIO ORTEGA CAMPOS logo após exibição do filme Tierra.
.
Amostra Espanha em Verde e Amarelo
.
FILME: “BEINVENIDO MISTER MARSHALL”: CINEMATECA ESPALNHOLA 17/11/2010 às 15:30
.
1952/ 75 min/ Comédia
.
Direção: LUIS GARCÍA BERLANGA
.
SINOPSE
.
Villar del Río é uma pequena vila tranqüila, pobre e esquecida, onde nunca acontece nada que saia da rotina. Somente a chegada da cantora folclórica Carmen Vargas e de seu apoderado e representante Manolo deram um toque de novidade na vida tediosa do povo. Nesta mesma manhã aparece de repente um representante do governo, que anuncia que vai chegar uma comissão do Plano Marshall – autoridades americanas que facilitam a ajuda econômica ao país. O prefeito da vila, um homem bonachão e cabeça dura, ao receber a notícia, decide fantasiar toda a população no estilo mais puro andaluz, para surpreender aos visitantes e desta forma receber uma maior quantidade de dinheiro... (FILMAFFINITY)
.
FILME: “SOLAS”
.
CINEMATECA ESPALNHOLA dia 18/11/2010 às 15:30
.
1999/101 min. / ficção
.
Direção: BENITO ZAMBRANO
.
Em um bairro pobre e conflituoso, mãe e filha se vêm obrigadas a conviver em um apartamento pela hospitalização do pai da família. A filha, Maria, está grávida de um cara que não quer saber nada dela e sobrevive trabalhando como faxineira. Na vizinhança mora um velho intratável sozinho com o seu cachorro. A chegada da mãe de Maria quebrará a dureza da protagonista e a solidão do ancião.
.
FILME: “TIERRA”
.
CINEMATECA ESPALNHOLA dia 19/11/2010 às 15:30
.
1996/125 min. / ficção
.
Direção: JULIO MEDEM
.
SINOPSE
.
Angel é um ser complexo, acredita-se meio homem, meio anjo, meio vivo e meio morto. Sua consciência é regida por uma voz que lhe fala desde o cosmos. Aparece em uma região de colinas de terra vermelha com a missão de eliminar a praga da cochonilha que produze no vinho um estranho sabor a terra. Angel tem a oportunidade de resolver a personalidade dividida, através da escolha entre duas mulheres. Parte dele se sente seduzida por Mari, uma garota de dezoito anos, e muito descarada sexual, enquanto a outra se apaixona por Angela, uma mulher casada, tímida e simples. Angel fará do seu conflito uma questão de vida ou morte, Terra ou Cosmos, sanidade ou insanidade, o amor-sexo ou sexo de amor ... "Mari ou Ângela?
.
CINEMATECA ESPALNHOLA 20/11/2010 às 15:30
.
2005/ 91min. /documentário
.
Direção: CARLOS SAURA.
.
Inspirado no trabalho do compositor espanhol Isaac Albéniz, Ibéria é um musical único. A câmera é uma personagem da história compartilhando preparações, ensaios e o nascimento gradual de cada performance. Ibéria é uma celebração, unindo disciplina de tirar o fôlego com o apaixonante Flamenco, música clássica, balet e dança contemporânea. Com os mais talentosos espanhóis da atualidade, Carlos Saura atinge não só o melhor de cada, mas eleva cada um a um nível muito alto. O elenco de Ibéria é estelar: Sara Baras, Antonio Canales, José Antonio Ruiz, Aida Gómez e Patrick De Bana. Entres os músicos estão os violonistas consagrados Manolo Sanlúcar, Gerardo Núñez e José Antonio Rodríguez; pianista Rosa Torres Pardo; estrelas do flamenco-jazz Chano Domínguez e Jorge Pardo; o maior cantor vivo Enrique Morente e sua extraordinária filha Estrella Morente.
.

Informações da Diretoria de Ensino do Campus - ODIMÓGENES SOARES LOPES.

.

Nenhum comentário: