LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 28 de novembro de 2009

O LADO “B” DO LP E O PT - II.

.
.
.
.
Calma gente, o que fiz foi desacomodar o silêncio, pois o silêncio inunda de incertezas aqueles que necessitam falar e como consequência das incertezas silenciadas surgem certezas mal disfarçadas, não discutidas que acomodam questões que deveriam ser discutidas.
.
Silenciar não é preservar a harmonia, mas antes de tudo estabelecer “verdades” que não refletem o bem estar de todos. Mas apenas a “verdade” que foi posta, mesmo que os demais tenham a necessidade de também mostrar as suas “verdades”. É nesse confronto de “verdades” que pode resultar aquilo que depois pode ser considerado e estabelecido como consenso e harmonia, que durará enquanto novas “verdades” necessitarem ser discutidas.
.
Se o discurso do outro for silenciado pode se estabelecer um consenso, uma harmonia, que não é a vontade do outro, mas apenas de quem impôs a harmonia, o consenso. O meu desacomodar o silêncio serve para o debate, o confronto de “verdades” e daí resultar a momentânea harmonia. Mesmo porque a verdadeira harmonia é aquela que o outro também sente e vive por concordar e aceitar como resultado do debate.
.
Uma família deve ir passar na nossa eternamente inacabada praça central antes de resolver as suas questões mais urgentes de mãos dadas transparecendo harmonia? Para quê? É mais útil que resolvam o embate de questões, estabeleçam os laços verdadeiros naquilo que é primordial e a partir daí sair de mãos dadas pela praça (se um dia for terminada). Assim o consenso, a harmonia não seria apenas externa, mas o reflexo da concordância de todos. Seria a externação de um discurso que contemple os desejos, as necessidades e objetivos do grupo como resultado do desacomodar da aceitação da “verdade” apenas de um ou de outro.
.
Por fim, a minha alegoria do LP é para dizer que quando um afirma que o lado B é melhor do que o lado A (ou vice-versa) é para surgir entre os tietes do disco aquilo que será o discurso deles sobre a qualidade do disco na totalidade levando em consideração os dois lados. E não dois discursos dando conta apenas do lado A ou lado B.
.
.

Um comentário:

Airton disse...

Jair,

Gostei muito dos dois textos!

Airton Freitas Feitosa