LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FRASES, APENAS FRASES.

.
Mais algumas pérolas do universo filosófico.
.
"O que existe é o que vemos e tocamos. O que não vemos e não tocamos não existe". (GEORGE BERKELEY).
.
Certa vez a revista Veja publicou uma reportagem sobre o astro-físico inglês STEPHEN HAWKING. A reportagem falava sobre seu pensamento, sua física, sua doença e de sua metafísica. A revista selecionou uma frase dele em que teria afirmado que a metafísica é puro lixo. Fizeram isso com o objetivo de condenar as superstições e o encantamento humano. Como o dono da revista é judeu tradicional, aproveitei para colocar o repórter em dificuldade.
.
Escrevi uma carta para a seção e fiz o seguinte comentário: Se a metafísica é puro lixo, como teria afirmado STEPHEN HAWKING, então, Deus é puro lixo, porque ele é metafísico.
.
Não publicaram o meu comentário sob a alegação de falta de espaço. Mas observem que ele tem pouquíssimas linhas. Também não escrevi com o objetivo de subestimar Deus, mas para mostrar contradição na reportagem e no veículo. O motivo real não foi esse.
.
O repórter me enviou uma mensagem agradecendo o comentário, mas disse que STEPHEN HAWKING não estava se referindo àquele tipo de metafísica (Deus). Mas a outro tipo. E fiquei pensando, botei o cara numa enrrascada. E ele não soube sair.
.
"Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo". (FRIEDRICH NIETZSCHE).
.
.

Nenhum comentário: