LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

FALSO COMO VERDADEIRO.

.
Muito já se escreveu sobre DESCARTES. Estava relendo um livro sobre ele, "DESCARTES: a metafísica da modernidade" de FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA. No capítulo sobre O ideal de sabedoria DESCARTES falou:
.
"O caráter finito do meu ser é experimentado principalmente através do que me falta saber para não tomar o falso como verdadeiro." (grifo meu).
.
Pode-se discordar da metafísica cartesiana. Da dualidade cartesiana, como discordo. Mas muito do que escreveu até hoje influencia o modo de pensar, de ser, de agir de muita gente. De vez em quando me pego falando algo com fundamento cartesiano, aí me corrijo prontamente. Mas utilizo algumas de suas inventividades. Aliás, todos usamos mesmo inconscientemente, tão forte é sua influência sobre o pensamento ocidental. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (com licença do nome) é um admirador dele.
.
.

Nenhum comentário: