LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ELEIÇÕES 2010.

.
Foi publicada no portal 180 Graus.com uma pesquisa que aponta a intenção de votos dos teresinenses, hoje, para a eleição de 2010. É um quadro que se apresenta sob a ótica dos moradores da capital. Sabemos que as pessoas, em número maior (numa relação proporcional), possuem um nível de instrução mais elevado que os do interior (reflexo das políticas educacionais). Sabemos que o teresinense desenvolveu, por consequência, uma atitude política mais efetiva, engajada.
.
Por isso esse retrato desse momento não reflete o que se pensa no interior do Piauí. Se fizessem uma pesquisa que contemplasse todo o estado teríamos resultados diferentes. É claro que não seria tão mais diferente, mas com certeza não seria igual. Se observamos os dados da pesquisa no item em que se colocam o nome do prefeito da capital, SILVIO MENDES, o resultado muda completamente. Isso porque ele tem desenvolvido um trabalho que é aprovado pela quase totalidade dos eleitores da cidade.
.
Mas no interior o nome dele não tem penetração. E mesmo que se fizesse um trabalho de divulgação não melhoraria muito, não. Ele não possui uma estrutura partidária, ou coligação tão forte, que possibilitasse essa modificação nos dados. O seu único aliado já fechado é o DEM. Possivelmente poderá contar com o PTB, mas não há nada certo, só rumores de insatisfação momentânea.
.
Este quadro colhido com essa pesquisa pode se modificar completamente no próximo ano, inclusive com modificação dos nomes hoje apresentados na pesquisa. Podem surgir novos fatos políticos, desistências, novos nomes, novas coligações e tudo isto pode mudar a perspectiva dos eleitores. Um nome só não ganha eleição. Uma coligação é fundamental nesse processo. É preciso ter calma e acompanhar os acertos políticos e as indicações com certa frequência para que o retrato que se formará a partir de julho de 2010 não nos surpreenda. Devemos ser efetivos observadores até dos bastidores para que possamos escolher com consciência o nosso candidato. Dessa escolha depende os quatro anos seguintes de nossas vidas.

.
Vejam os dados que compilei do portal: www.180graus.com :
.
"De acordo com a pesquisa '180graus/Jales', se as eleições para a sucessão de Wellington Dias (PT) fossem hoje, o senador João Vicente Claudino (PTB) seria o mais votado na capital do estado com 33,08% contra 22,37% atribuídos ao secretário de Fazenda Antonio Neto (PT). O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) obteria 18,80% dos votos, ficando em terceiro lugar. Já o vice-governador Wilson Martins (PSB) ficaria em quarto com 9,96%. Os indecisos totalizariam 15,79%.
.
Foram entrevistados 532 eleitores em 50 bairros das zonas Norte, Sul, Sudeste, Leste e Centro de Teresina entre os dias 2 e 6 de fevereiro do ano em curso. Os entrevistados responderam à pergunta “Se as eleições fossem hoje, em qual desses candidatos o senhor(a) votaria para governador?”. Trata-se de pesquisa estimulada e não espontânea. A margem de erro é de 3,57%, para mais ou para menos. Mais números da pesquisa '180graus/Jales' serão divulgados ainda nesta segunda-feira, dia 9, na manchete do Maior Portal do Piauí.
.
E COM SILVIO MENDESA: entrada em cena do prefeito Sílvio Mendes (PSDB) muda completamente o panorama da sucessão na capital. Quando o seu nome é colocado em contraposição aos demais pré-candidatos, ele obtém 49,81% das intenções de votos, mantendo uma dianteira considerável de 34,4% em relação ao segundo colocado, que neste caso seria o secretário Antonio Neto com 15,41%. O terceiro lugar nesta simulação é do senador João Vicente Claudino, que obteve 13,91%. O deputado Marcelo Castro ficaria com 9,40%, enquanto caberiam ao vice-governador Wilson Martins 3,76%. Os indecisos totalizam 7,71%.
.
No item rejeição, o senador João Vicente Claudino lidera com 17,29%, seguido por Antonio Neto com 17,11% e Wilson Martins com 15,98%. Marcelo Castro ficaria em quarto com 15,22%. A menor rejeição é do prefeito Sílvio Mendes, com 11,09%. Os indecisos somam 23,31% dos entrevistados."
.
.

Nenhum comentário: