LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O VOO DE AVESTRUZ E A NOSSA MISÉRIA.

.
.
.
Ilustração do prefeito avestruz se lixando para as necessidades dos cidadãos florianenses.
.
.
Pode-se concluir facilmente por dedução que a função essencial da asa “...consiste em levar o que é pesado para as alturas... (PLATÃO)” A asa seria assim o meio que se utiliza para atingir fins diante das necessidades. Farei uma anologia propondo que o cidadão florianense tenha a função da asa no contexto democrático.
.
A democracia é necessidade vital de nossa sociedade porque é uma forma de governo que poderá, nos dias atuais, nos levar aos obejtivos sociais. Ela utiliza seus “politikós” para atingir os fins da “ta politika”. Ou seja, a ação cidadã é requisito primacial para a existência da democracia. Neste sentido o cidadão (politikós) é a asa que eleva a política (ta politika) ao píncaro da vida cidadã.
.
Deveria ser assim, mas em Floriano não é há muito tempo. A nossa democracia e suas asas não conseguem se elevar além do nível da malandragem política. Quando democraticamente se elege alguém para conduzir o voo, esse alguém é mais pesado do que o potencial das asas. E nada sai do lugar. Passa ano e sai ano e as asas ficam tentando chegar ao píncaro, só tentando.
.
Comparo, por exemplo, o prefeito atual com um avestruz. Esse animal é mais pesado do que suas asas podem levar. Aí, fica aquele monstrengo que tem asa mas não voa. JOREL é um avestruz pesadíssimo e com asas pequenas para seu corpo.
.
A nossa democracia é forte, mas não consegue proporcionar aos seus cidadãos uma vida digna. As asas escolhem corpos pesados demais para levar. O sobrepeso de JOREL é tudo aquilo que impede a nossa cidade de se desenvolver: nepotismo, empreguismo, patrimonialismo, descaso, incompetência... Desse jeito não dá, não vamos sair nunca do lugar onde estamos. Ficamos tontos como um avestruz que corre vacilante de lá para cá dentro de um cativeiro, sem sair do lugar, ou seja, sem sair da miséria.
.
A nossa democracia tem que deixar de ter asas de avestruz, se nós podemos voar por que carregar um animal desengonçado? Não há motivos racionais para isso, mas precisamos saber conscientemente quem somos para saber como chegar aonde pretendemos.
.
Temos de deixar de ser asas de avestruz. Quando iremos ser asas de uma ave hábil, leve, determinada e que saiba voar no rumo certo em busca da cidadania?
.
.
.