LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 25 de julho de 2009

O LICEU.

.
.
.

Ilustração de ARISTÓTELES ensinando ALEXANDRE, O Grande.

.
.
Sábado, 9 de Maio de 2009
.
Liceu de Aristóteles será «parque arqueológico» aberto ao público
.
O sítio onde se encontram os vestígios do Liceu de Aristóteles, descobertos em 1996 no centro de Atenas, será em breve um parque arqueológico aberto ao público, anunciou quarta-feira o ministro grego da Cultura, Antonis Samaras.
.
O projecto urbanístico prevê a colocação de um grande abrigo de vidro e aço de doze metros de altura, num meio hectare que vai cobrir a palestra do ginásio do Liceu fundado por Aristóteles em 335 antes da nossa era.
.
O financiamento do projecto avaliado em 4,5 milhões de euros será garantido pela sociedade semi-pública e jogos e apostas Opap, acrescentou o ministro antes de uma conferência de imprensa.
.
Para nós, trata-se de mostrar ao mundo o berço do pensamento lógico", declarou o presidente de Opap, Christos Hatziemmanouil.
.
"O Liceu de Arsitóteles e a Academia de Platão são as primeiras universidades do mundo", acrescentou Samaras.
.
Os estudos de arquitectura do abrigo foram realizados em 2000 e aprovados dois anos mais tarde pelo conselho superior de arqueologia antes de cair no esquecimento. Os trabalhos deverão começar em Janeiro de 2010 e durar cerca de um ano.
.
O projecto comporta também a unificação da estação arqueológica com o parque do museu bizantino e o espaço do clube dos oficiais que estão próximos. No total, este "novo parque arqueológico" estender-se-á por 3,6 hectares, a cerca de algumas centenas de metros do Parlamento, no centro da capital.
.
Foi durante os trabalhos de limpeza de um terreno destinado à partida a erigir um museu de arte moderna que as escavadoras puseram á luz do dia os vestígios do famoso Liceu que os arqueólogos procuravam há séculos.
.
É depois do assassínio de Filipe de Macedónia que Aristóteles regressa a Atenas e funda o Liceu, uma das três grandes escolas filosóficas da antiguidade grega.
.
Fonte: (30 Abr 2009). Lusa/SOL:http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=133597
.
.
.

Nenhum comentário: