LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 30 de março de 2012

O FIM MELANCÓLICO DE UM DESVARIO INCOMPETENTE.



O barco furado da atual administração municipal está afundando em denúncias de irregularidades. O Ministério Público Estadual (MP), Promotor EDIMAR PIAULINO, está corretamente cumprindo o seu papel de órgão fiscalizador da res pública e tem feito denúncias sobre ações suspeitas na administração do pior prefeito da história da cidade. Não há registros históricos de uma administração com tantas e tantas denúncias de irregularidades. Se isto não bastasse (as acusações de crimes feitas pelo MP local) há ainda as investigações que estão sendo levadas a cabo pelos órgãos fiscalizadores federais: A Polícia Federal e o Ministério Público Federal.
É o fim melancólico da pior administração que esta cidade já teve. É o final de uma aventura estouvada de uma parcela de eleitores (cerca de 30%) que imaginou que o caminho da incompetência poderia fazer de nossa cidade um lugar melhor para se viver. Mas como não poderia ser diferente, a cidade está toda destruída pela completa falta de conhecimento do pior prefeito de Floriano. O prefeito mais incompetente e que ousou fazer da prefeitura um recanto de apaniguados.
Pensou que fazendo tudo o que fez e tudo que está sendo acusado pela imprensa e pelos órgãos fiscalizadores poderia se ombrear em amigos de grande poder político e sair ileso dessa viagem sem rumo dignos que Floriano embarcou.
Mas neste ano teremos a chance de eleger um prefeito competente que leve a cidade rumo ao desenvolvimento, à organização, a objetivos dignos e honestos, à racionalização da administração da coisa pública. Em 2012 elegeremos, com certeza, um prefeito honesto, sério, capacitado, racional.
Leia a seguir o texto do Portal Floriano News sobre mais um escândalo assombroso na administração do prefeito mais incompetente de nossa história.  

"MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE FLORIANO
Publicada em 30/03/2012 
O Ministério Público de Floriano havia entrado com algumas ações civis públicas contra alguns gestores do município, por improbidade administrativa. As ações foram acionadas pelo promotor Edimar Piauílino, e já está em curso há alguns meses. Como a ação se trata de matéria complexa deve ter toda cautela e aguardar o desenrolar do andamento normal dos processos.
Em entrevista concedida ao Portal FlorianoNews nesta quinta-feira (29), o promotor Edimar Piauilino disse:
“Na tarde dessa quarta-feira, 28, o Dr, Aderson Nogueira, o juiz que responde pelas ações que são promovidas contra empresas públicas, mas precisamente por se tratar de varas especializadas nos feitos da Fazenda Pública, concedeu liminar no processo em que tem como parte demandada o atual Secretário de Saúde, Maurício Bezerra da Silva, como também mais três médicos da cidade: Dr. Hugo Leal Filho, Dr. Ludgero Ribeiro Feitosa e Dr. Laércio Magalhães Torres. Esses quatro cidadãos foram investigados através de uma auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Ministério da Saúde e constatou algumas irregularidades, então o MP de posse dessa documentação do Ministério da Saúde ajuizou a cabível ação de improbidade administrativa, isso pressupõe dizer que, está configurada a acumulação de cargos indevidos de acordo com o que estabelece a Constituição Federal com relação aos médicos, porque eles não podem acumular mais de dois cargos públicos e ficou comprovado que eles permanecem no sistema e, o mais absurdo, é que esses médicos por semana prestariam até 182 horas de serviço prestados para pessoas carentes nos hospitais públicos, devo dizer inicialmente que essa conta não fecha, não tem como se computar 182 horas em uma semana trabalhada, até porque, o médico teria que ficar de segunda a sábado em horário integral e ainda sim, não faria esse total de horas trabalhadas, esta é uma aberração que ficou constatada, e o MP diagnosticou essa informação de acordo com a auditoria”, enfatizou o promotor Edimar Piauilino.
"Com relação ao Secretário de Saúde Maurício Bezerra, o mesmo tinha conhecimento da situação e permitiu que a irregularidade tivesse continuidade no serviço público. Além dessa situação extrema e abusiva, ele também é fato público e notório que em Floriano, os postos de saúde, hospital e a fundação de saúde, faltam medicamentos de todas as espécies".
O promotor ainda ressaltou que:
“Embora tenham sido notificados para se justificar, as explicações dadas em juízo e no processo não convenceram nem o Ministério Público e nem o Juiz, razão pela qual, o Dr. Aderson Nogueira atendeu a ação do Ministério, promovida por esse promotor, deferiu a antecipação da tutela e em matéria de liminar e determinou o afastamento do secretário de saúde judicialmente, e também aos médicos que não acumulem mais que duas funções, então eles terão que optar por no máximo dois cargos públicos, que é o que estabelece a constituição” – finalizou o promotor."

APRENDEU O QUÊ?



No dia 26.01.2009. fiz uma postagem AQUI no Blogue repercutindo uma notícia de órgãos de imprensa locais informando que o prefeito de Esperantina havia visitado a nossa cidade para “aprender como administrar uma cidade”. Vejam só.
Já naquela postagem em afirmei que isso não poderia terminar bem. Leia a reportagem abaixo, do Portal AZ, e tire as conclusões sobre o suposto aprendizado do prefeito de Esperantina.
Poderia ser diferente?

"MINISTRO DIZ QUE CHICO ANTÔNIO 'ENGAVETOU' LICITAÇÃO PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO.
SEXTA, 30 DE MARÇO DE 2012
Do Portal AZ Brasília
O advogado Willamy Santos, assistente do Ministério Público Eleitoral no processo que trata da cassação do prefeito de Esperantina, Chico Antônio (PT), por abuso de poder político e conduta vedada, sustenta que o petista, além de ter o mandato cassado por 4 a 2, perfazendo até o momento a maioria necessária para efetivação da perda do diploma de prefeito, também está inelegível por 8 anos, com base na Lei da Ficha Limpa.
Willamy Santos disse que Chico Antônio atingido automaticamente pelo letra ‘d’, Inciso I, do artigo 1º da Lei Complementar 64/1990, com as modificações introduzidas pela LC 135/2010 ( Lei da Ficha Limpa). “Diz a letra da lei: os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenha sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 anos seguintes”, repassou.
Indagado se a Lei realmente valeria para o caso de Chico, uma vez que ele foi eleito em 2008, o advogado Willamy Santos ressaltou que “a incidência da Lei da Ficha Limpa, nos casos concretos futuros é automática, ou seja, tão logo sejam eventualmente formalizados pedidos de registros de candidaturas dos que sofreram as sanções elencadas na letra d, já referida, a Justiça Eleitoral poderá até mesmo, de ofício, indeferir tais pedidos, bem como, qualquer partido político, coligação, candidatos ou órgão do Ministério Público Eleitoral, oferece impugnação ao pedido de registro”, esclareceu.
Na noite de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu sequência ao julgamento do prefeito Chico Antônio, tendo sido proferido o voto-vista do ministro decano Marco Aurélio, acompanhando a divergência inaugurada pelo ministro Gilson Dipp, que negou provimento ao recurso impetrado pela defesa de Chico Antônio, tese que foi também acompanhada pelos ministros Arnaldo Versiani e Carmen Lucia, totalizando os 4 votos pela manutenção da cassação já decidida pela Corte regional da Justiça Eleitoral piauiense.
EM BENEFÍCIO PRÓPRIO
Marco Aurélio, em seu voto, ressaltou que ficou caracterizada a utilização da máquina pública estadual em favor da candidatura de Chico Antônio, além de outros ilícitos eleitorais, como o fato de ter sido licitado obras de asfaltamento de 42 mil e 600 metros quadrados na zona urbana de Esperantina, ainda no ano de 2006, quando o petista exercia o cargo de Secretário de Articulação Política do Governo do Estado do Piauí, ficando, no entanto,  guardado propositalmente para que os recursos fossem liberados, com o respectivo início das obras, somente em setembro de 2008, quando Chico Antônio já era candidato a prefeito e faltava poucos dias para a realização do pleito.
Apenas a relatora, Nancy Andrigui, e o ministro Marcelo Ribeiro votaram dando provimento ao recurso impetrado pelos advogados Marcus Vinícius Furtado e pelo ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Edson Carvalho Vidigal, que também integrava o grupo de advogados contratos pelo prefeito petista.
NOVO PEDIDO DE VISTA
O último voto a ser proferido em plenário é do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, que pediu vista e deverá apresentá-lo antes do dia 18 de abril, uma vez que deixará presidência da Corte e a sua vaga no Tribunal, assumindo em seu lugar a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia.
Tão logo seja proferido o último voto, o advogado Willamy Santos disse que pedirá a imediata execução da decisão. A consequência desse ato é a diplomação e posse do segundo colocado nas últimas eleições, Felipe Santolia, já que espera seja restabelecido seu registro de candidatura, que foi cassado pelo TRE do Piauí, objeto de outro recurso a ser julgado pelo TSE."


quinta-feira, 29 de março de 2012

INCOMPETÊNCIA, A MÃE DO CAOS.

 





Com a tremenda mobilidade social ascendente promovida pelas políticas públicas do governo LULA e da presidente DILMA o nosso país proporcionou a cerca de 40 milhões de brasileiros terem acesso a bens de consumo móveis e imóveis, ou seja, se tornaram classe média. Isto é incontestável.
O que reservo como objeto de comentário aqui é o crescente número de pessoas que compraram carros no Brasil em decorrência do aumento dos números de emprego e renda. Quem passeia pelo centro de Floriano já nota de forma explícita a quantidade de carros e motocicletas circulando.
Mas em toda cidade administrada por um prefeito competente e organizado o trânsito é tratado de maneira séria. O que não significa perfeccionismo, mas respeito pelas pessoas na convivência social onde o estado tem o dever de atuar para torná-la mais eficiente e agradável tendo em vista a manutenção da liberdade de ir e vir e a necessária dinamicidade no percurso para o trabalho e para o lazer.
O atual prefeito de Floriano completa este ano o seu segundo mandato consecutivo. Nestes oito anos nunca realizou uma ação competente, ou minimamente racional, para organizar o trânsito na cidade. Realizou, sim, “políticas” de baixa qualidade, ou de qualidade nenhuma como a tinta utilizada na sinalização horizontal das ruas – que se apaga em duas ou três semana depois de pintadas. Ou mesmo as chamadas tartarugas que se quebram e desaparecem em poucos meses.
O resultado desse tipo incompetente de ação é que o dinheiro gasto vai direto para o lixo. O dinheiro do contribuinte, é claro. E é aí onde aparece para todos os cidadãos de bem a característica mais evidente da administração desse prefeito, a incompetência irrefutável para administrar a res pública.
Hoje em dia é quase impossível encontrar uma vaga para estacionar no centro da cidade nos horário dito comercial. O que vemos são motos atravessadas tomando espaços preciosos e carros estacionados, por força da indisponibilidade de vagas, em locais proibidos, ou em filas duplas atrapalhando o tráfego. É o resultado da desorganização e da falta de delimitação dos espaços públicos para serem utilizados racionalmente. É o que deveria acontecer na administração do pior prefeito da história da cidade.  
Um exemplo simples de organização e racionalização dos espaços públicos pode-se constatar na foto acima. Este é o estacionamento do IFPI – Floriano. Antes da organização era quase impossível encontrar um espaço  porque as motos e os carros disputavam as mesmas vagas tornando quase impossível estacionar.
Bastou uma ação competente e racional e temos já há algum tempo um espaço para estacionar devidamente organizado e disciplinado. Não há motivos para indisposição entre os donos que possa interferir na definição das vagas entre os dois tipos de veículos – e também as bicicletas – porque já está devidamente acordado o lugar de cada um.
Basta uma ação simples, a organização racional, para que o trânsito de Floriano tenha uma fluidez decente e ordenada. Mas algo tão simples assim não é algo do campo da administração do prefeito mais incompetente que esta cidade já teve. Não, não é, pois em oito anos ele e seus famosos subordinados não foram capazes sequer de propor um projeto de lei para organizar o trânsito e definir os locais para estacionamento. Não. Passaram oito anos sob a eterna égide da incompetência e desleixo com a coisa pública.
Esse estado de coisas não pode continuar. Todo cidadão de bem desta cidade deveria trazer para o seu campo de valores a obrigação de lutar por uma cidade melhor e livre do tipo incompetente desse prefeito para que nunca mais a nossa Floriano fique oito anos à mercê de alguém como ele que é o responsável pela destruição quase completa da cidade.  
Chega de incompetência.        

MILLÔR FERNANDES: MORREU A IRONIA FINA E PERSPICAZ.




MILLÔR FERNANDES nasceu no Rio de Janeiro (1923) e faleceu dia 27 de março de 2012. Ele foi cartunista e humorista, além de outras atividades culturais como o teatro.

Era um homem de inteligência soberba e de criatividade incomparável. Fui seu leitor por muito tempo porque ele me fez apaixonado por suas frases e textos finos, perspicazes e audazes. Foi um humorista irônico e com isso mostrava a verdade, que muitas vezes se encontrava escondida pela rigidez e insensibilidade cotidianas, aparecer sorrindo e se mostrando sem hipocrisia.
Que pena que a imprensa brasileira tenha dado pouco destaque à sua morte, e à sua vida. Mas tenha dado tempo demais para falar de um humorista sem graça, tosco e preconceituoso como CHICO ANYSIO.  
Vejam um pouco de sua espiritualidade sarcástica:

“Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.”

“De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência.”

“Jamais diga uma mentira que não possa provar.”

“Numa vida média de 50 anos, 80 a 100 dias são empregados pelos homens só no ato de fazer a barba. Ignora-se o que as mulheres fazem com esse tempo.”

“O melhor movimento feminino ainda é o dos quadris.”


GUSTAVO NEIVA: UNINDO OS GRUPOS DE OPOSIÇÃO EM FLORIANO.




Notícia do Portal Florianonews.com sobre visita do Deputado Estadual (PSB) GUSTAVO NEIVA (foto florianonews.com) ao Hospital Tibério Nunes em Floriano. Ele é um dos articuladores da candidatura única das oposições em nossa cidade com o objetivo de vencer neste ano o grupo do pior prefeito da história de Floriano.   

Nesta segunda-feira (26), o Deputado estadual Gustavo Neiva esteve em Floriano, presente na entrega das novas ambulâncias do Hospital Regional Tibério Nunes. Na oportunidade, o mesmo concedeu uma entrevista ao Portal FlorianoNews, destacando a importância do benefício para a cidade.

Para o Deputado estadual, Gustavo Neiva, o importante é o trabalho do diretor do HTN, Dr. Pedro Attem, que conseguiu 2 novas ambulâncias para dar maior conforto aos pacientes, que porventura tem que se deslocar do município de Floriano para a capital. Mostra-se também o empenho e a dedicação do diretor, que tem feito um bom trabalho no Hospital Tibério Nunes, colhendo os frutos de sua economia, entregando a sociedade florianense 2 novas ambulâncias, o que permitirá a continuidade da prestação de serviço com qualidade, melhorando em muito o atendimento, pois são dotadas de equipamentos modernos".



terça-feira, 27 de março de 2012

LIMÃO QUERENDO SER LARANJA.




Ana Flores, como todos os leitores sabem, é uma cidade fictícia que eu inventei. Lá acontecem coisas do arco da velha. Recentemente soube notícias de lá. E que notícias.
Há alguém que é quase vereador porque foi quase eleito. Como não se conteve em ficar de fora das benesses do poder e querendo de todas as formas assumir uma vaga como vereador, mesmo ele sendo um quase vereador, vendeu sua alma ao Diabo. Explico.
O cara, aparentemente, tinha um conjunto de valores políticos que formavam um arcabouço ético e honroso. Mas tudo era só máscara e aparência. Vendeu sua alma ao Diabo, pois negou todos os valores que defendia em discurso para assumir uma vaga de vereador. Pobre Diabo, comprou gato por lebre, pois esse alguém nem mesmo é vereador, posto que é um quase vereador. Enganou até o diabo, não apenas os seus eleitores.
Para trocar o status de quase vereador e assumir uma vaga na câmara fez um acordo com o titular para este sair do cargo e assumir outras funções. Propôs que o filho do titular do cargo assumisse um função de confiança numa instituição em que mandam os padrinhos políticos do quase vereador e que atuam na esfera estadual e federal. O titular colocou, assim, o filho na instituição para receber um contrachequezinho de 2 mil reais.
É a história do gato que deseja ser leão, do limão que deseja ser laranja. Misturou-se para ver se se engana e engana aos outros pensando que com isso um dia será um vereador de verdade. Mas, ele todo dia se olha no espelho e se vê um gatinho. Mas quando sai à rua anda como se fosse um leão.
O Diabo, que comprou gato por leão, deve ter preparado um lugar especial para o quase vereador de Ana Flores que um dia vendeu a sua alma para poder posar de vereador buscando satisfazer necessidades psicológicas e financeiras. Tem doido pra tudo nessa cidade. Ana Flores é mesmo uma cidade em que acontecem coisas estranhas e complexas.         

    

sexta-feira, 23 de março de 2012

TREMEI MUNDO LARANJA.




Saiu na coluna do jornalista ARIMATÉIA AZEVEDO no Portal AZ de hoje (23.03.2012). É de levar gente ao hospital com desarranjo estomacal, aliás, como é de costume. A esperança que temos é que mais uma etapa dessa operação seja realizada no próximo ano.

Operação Geleira
O delegado Janderlyer Gomes, que ainda não foi embora (para desespero geral), deve fazer umas visitinhas na próxima semana a alguns prefeitos do interior.

Com aquelas pulseiras de aço na mão.


Se preferir, leia diretamente no portal: www.portalaz.com.br



quinta-feira, 22 de março de 2012

O OSTRACISMO COMEÇA A MOSTRAR A SUA CARA.




No ano passado denunciei através de fotos o descaso e a incompetência do atual e pior prefeito da história de Floriano com o bairro São Cristovão, mais especificamente com a galeria que corta parte do bairro e vai desembocar no rio Parnaíba (relembre AQUI).

Na postagem digo que se nada fosse feito o buraco iria aumentar e ia interditar a Avenida Esmaragdo de Freitas, também conhecida por Beira Rio. Leia: “em poucos meses, com a continuidade da erosão promovida pelo descaso, a avenida será interditada por causa do buraco enorme que se formará naquela parte da cidade”. Como era previsto, a rua está interditada. A única forma de passar por lá é usando o acostamento e passando por dentro do mato.

Não sou adivinho e nem cartomante, mas antevi que isto iria ocorrer. Baseado em que poderia ter feito a previsão da falta completa de respeito pelos moradores daquele bairro? Baseado no histórico incontestável e incontrastável de incompetência desse que é, segundo dados das últimas pesquisas feitas na cidade, o prefeito da mediocridade. Então, isto já estava previsto apesar de algumas pessoas duvidarem que ele deixaria, por pura falta de compromisso com a coisa pública, que chegasse a tal ponto. Compare as fotos (que constam no link) do local e veja a situação e a previsão. É lamentável, mas é assim que esse prefeito vem, infelizmente, administrando a cidade há oito anos.


 

As fotos acima demonstram outra previsão, que também anunciei aqui no meu Blogue no ano passado, baseada em depoimentos de amigos engenheiros sobre a qualidade do asfalto que estava sendo feito na Avenida Dirceu Arcoverde, mais conhecida por Anel Viário, na parte que vai do Posto Trevo até a Avenida Esmaragdo de Freitas. No começo da obra vendo como o asfalto estava sendo feito indaguei a amigos se feito daquela forma quanto tempo de vida útil o asfalto teria. Um dos engenheiros disse que não duraria dois anos. 

Pois ele foi otimista, denuncio aqui mais uma vez que o asfalto está se deteriorando antes mesmo de completar um ano de construído.  Descaso, incompetência e abuso de poder, pois, o dinheiro público é gasto de forma descompromissada e, assim, jogado no lixo, na certeza da impunidade.

As duas últimas fotos mostram um acidente e sua causa. Foi um meu registro numa noite, no final de semana passada, é o flagrante de um acidente envolvendo uma moto e seu motoqueiro. Ele trafegava pela Avenida Eurípedes Aguiar  indo do bairro Taboca rumo ao Centro. Ao procurar entrar na rotatória da Avenida Dirceu Arcoverde, que fica em frente à garagem da prefeitura, levou um tombo. Por sorte dele não houve danos à sua saúde e nem mesmo à motocicleta. Ele caiu devido ao enorme buraco  cheio de lama que há naquele local há mais de três anos. Descaso e falta de compromisso com o povo.

O COMEÇO DO OCASO.



O final de governo do prefeito mais incompetente da história de Floriano vai ser melancólico, para não dizer que será de acerto de contas com a Justiça. Quem tem poder tem amigos e protetores. Os três senadores do Piauí, direta ou indiretamente, dão sustentação a esta administração medíocre (adjetivo recorrente da população quando se refere ao pior prefeito que esta cidade já teve, segundo as duas últimas pesquisas divulgadas recentemente).

O político que mais me causou decepção foi o senador W. Dias (PT). Dependendo do cenário político em 2014 ele não deverá ser o candidato em quem votarei para governador do estado. Pois o político que se une a esse prefeito medíocre e o defende não pode ter apoio de gente que deseja que essa cidade seja minimamente administrada de forma honesta e honrosa.

Mas esses apoios deixarão de existir a partir do momento que esse prefeito incompetente perder o poder. Como ele é um político ficha suja deverá passar oito anos sem poder se candidatar a nenhuma cargo eletivo. Serão oito anos de ostracismo até que a cidade o esqueça definitivamente escondido no recanto sujo de nossa história.

O começo da derrocada já teve início. Com as denúncias do Ministério Público sobre irregularidades administrativas, inclusive supostas improbidades administrativas e enriquecimento ilícito, cometidas por dois ex-secretários. A Justiça deferiu, atendeu ao pedido do Ministério Público para afastamento dos dois denunciados que, conforme o MP, cometeram irregularidades.

O passo seguinte, conforme me confidenciou um político florianense, será o desenrolar das investigações que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão fazendo por suposta fraude em documentos de licitação (denunciado pelo Portal AZ) e suposta compra de notas fiscais frias (conforme denunciou o Jornal Meionorte). O próximo ano será o ano de acertos de contas com a Justiça, conforme me informou esse político. “Tenha calma, caro professor, as coisas acontecerão no tempo da Justiça”, finalizou o político.

Desse modo, não dá para falar muito sobre as muitas denúncias de irregularidades agora, inclusive como denunciou a imprensa de Floriano, suposto “gato” feito no estádio “Tiberão”. Até isso. Mas a Justiça já está agindo ao seu tempo e, aos poucos, as supostas irregularidades denunciadas serão investigadas, apontadas e punidas, conforme deseja o MP.

Por enquanto, a Justiça já fez o pedido de afastamento de dois secretários. Em breve algo muito mais grave, decorrente das inúmeras denúncias, poderá acontecer. É o que esperamos.


sábado, 17 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DA CHESF - PALAVRA DO DIA.


Discurso do Gerente Regional de Operação Oeste da CHESF, AIRTON FEITOSA, pela passagem dos 64 anos de fundação da empresa. Vale a pena ler para saber um pouco da história dessa empresa vital para todos nós.


"Teresina, PI, 15 de março de 2012
Palavra do Dia: Aniversário da Chesf.
Senhoras e Senhores,
Antes de qualquer outra ação, permitam-me cumprimentar o Tenente Coronel Humberto da Silva Marques, Comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, e dizer-lhe da nossa satisfação pessoal, que é certamente de toda a Gerência Regional de Operação Oeste, em vê-lo participar deste evento.
Quero também, nesta oportunidade, cumprimentar a D. Maria do Socorro, José Avelar Furtado Barros, Francisco Carlos Nogueira da Costa, José Antônio de Siqueira Britto, Marcos Antonio da Silva Costa, José Alfredo Júnior Mendes Rocha e Humberto Félix da Costa, em nome dos quais cumprimentar todos os 354 empregados lotados na Gerência Regional de Operação Oeste.
Aqui estamos, mais uma vez, para reverenciarmos o aniversário da nossa empresa. Começo então este breve pronunciamento registrando a importância deste dia para todos os chesfianos. É um dia em que a história desta empresa se confunde com a história de nossas vidas, unidas numa simbiose convergente, onde desde o início utilizamos os recursos da pesquisa e da inovação para inovar o que ainda precisa ser imaginado, combinados com a inspiração para criar um amanhã melhor.
Em 15 de março de 1948 começamos, de fato, a escrever esta nossa história com foco na geração, comercialização, transmissão e distribuição de energia elétrica quando, então, o Brasil tinha apenas 41,2 milhões de habitantes.
Naquela época, a indústria manufatureira se desenvolvia lentamente e poucas Usinas Siderúrgicas produziam o aço de que o nosso país precisava para atender às suas necessidades internas.
O Nordeste era um imenso vazio que mal sustentava a sua pecuária extensiva e com uma difícil agricultura de subsistência em suas vargens que ainda se mostravam férteis. 
O Brasil era grande, era o país do futuro, mas não conseguiria sair do passado, se não encontrasse uma alternativa de suprimento de energia para isso.
Eis a grande questão! Onde mesmo encontrar essa energia? Não tínhamos se quer o carvão mineral. Os estudos, até então confiáveis, asseguravam que não havia petróleo em solo brasileiro em quantidade que permitisse a sua extração econômica. Importávamos quase todos os derivados de petróleo que consumíamos, dentre eles, o querosene enlatado para os lampiões e lamparinas que, no campo e nos subúrbios pobres, substituíam as velas e candeias. Lampiões que iluminavam a rua onde eu morava e lamparinas que muito me ajudaram a fazer as tarefas da escola em companhia da minha mãe e meus irmãos. Todos sentados no entorno de uma mesa para estudarem.
Ademais, fora do eixo Sul e Sudeste, que já dispunha de gás encanado, seu uso na cozinha era uma novidade. Aqui, usávamos mesmo era a lenha. O aproveitamento da força hidráulica para a produção de energia elétrica, ainda que disseminado nas já citadas regiões, era também incipiente. Com exceção de algumas usinas instaladas nas mesmas e que eram de pequenas potências que se valiam de quedas naturais em rios acanhados para o suprimento dos pequenos e médios núcleos urbanos.
Não obstante, nós tínhamos o essencial. Tínhamos os rios que nasciam nas montanhas e que desciam, com toda a sua força, rumo ao mar vencendo os desafios da natureza. Eles eram, dentre outros, o São Francisco e o Parnaíba. Mas, ainda que dispuséssemos dos rios, não havia empreendedores interessados em investir o capital necessário num grande empreendimento, sem a garantia do retorno esperado. Se não tínhamos demanda, como encontrar investidores dispostos a mobilizar o capital suficiente à construção das usinas de que tanto precisávamos?
Contudo, o Brasil dispunha de um grupo excepcional de visionários, dentre eles, citamos Delmiro Gouveia, Apolônio Sales, Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra e Antônio José Alves de Sousa.
É dessa quinta histórica que nasceu a Chesf. A força estava ali em sossego indolente nas águas do Velho Chico e do Velho Monge que banhavam as Cachoeiras de Paulo Afonso e Boa Esperança, respectivamente, esperando quem a despertassem. Não estava só ali. Descia rio abaixo num declive rumo ao mar.
Mas, a grande descoberta de Delmiro Gouveia fez gerar o embrião de uma empresa pujante. Essa descoberta fortuita se transformou num projeto de grande monta patrocinado pela visão estadista de Getúlio Vargas ao determinar a constituição da Chesf.
Paulo Afonso I, a partir do dia 15 de janeiro de 1955, foi a sua primeira usina a converter energia hidráulica em eletricidade. Uma grande usina e que inclusive foi questionada por alguns. Posteriormente, já no dia 7 de abril de 1970, veio a nossa Boa Esperança. Com a construção destas usinas, a engenharia brasileira deu um salto de excelência. E tudo começou ali, na minha querida Paulo Afonso.
O tempo passa... e no curso destes sessenta e quatro anos a nossa empresa cresceu, deixando de ser apenas uma hidrelétrica, mas buscando outras formas de geração, dentre elas e com destaque para a eólica, que ora trata da implantação do maior Parque Eólico do Brasil.
Por outro lado, a nossa empresa teve a sorte de ter sido dirigida por grandes homens, como é o caso do memorável Alves de Sousa, nosso primeiro Presidente, um carioca nordestinizado e que se doou ao Nordeste com um amor sem medida. Presidiu por treze anos e nove meses esta empresa e conseguiu aliar à excepcional formação técnica e vasta experiência prática, destacável habilidade política, a fim de vencer as resistências, aplacar rivalidades e conciliar interesses conflitantes. Foi um grande exemplo para todos nós!
Quero ainda ratificar que temos o imenso respeito e satisfação de hoje honrarmos este aniversário tão singular. Pois, ao crescer, a Chesf fez sim o Brasil crescer. Em cada um dos automóveis produzidos em Camaçari há uma parcela da energia da Chesf. Nas vidas que foram salvas e nas salas de cirurgia dos hospitais há a energia da Chesf. Ela se encontra ainda nos portos, nos metrôs eletrificados, nos sistemas de comunicação. Move máquinas, ilumina escolas, bibliotecas e estádios de futebol, faz funcionar os sinais luminosos, enfim, hoje, depois que foi ligado o “fio” cantado por Luiz Gonzaga, o nosso grande Rei do Baião, cujo repertório foi dedicado aos nordestinos, passou a animar e contribuir para a vida de mais de 190,2 milhões de brasileiros.
Notadamente, desde o seu nascimento, que nós temos a consciência do nosso compromisso com o Brasil, e isso não é verdade apenas no sentido econômico. Por isso, dentro das ações de sustentabilidade empresarial desenvolvemos, também, outras ações que muito têm contribuído para com o desenvolvimento integral do nosso país.
Não obstante, é oportuno destacar que o mundo inteiro está de olho no Brasil por causa do nosso crescimento. Também, estamos no centro do mundo no que se refere à geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Já somos o país com a maior expansão do setor elétrico, com um aumento significativo no consumo de energia elétrica. Já somos a sexta economia mundial.
Outro estudo evidencia que o setor elétrico brasileiro tem sido um dos responsáveis pelo crescimento do Produto Interno Bruto. Isso equivale a bilhões de reais. E não vamos parar por aí. Nos próximos 20 anos, o mercado nacional do setor elétrico deve continuar se expandindo a uma taxa maior que duas vezes a do crescimento do PIB.
Um Brasil de futuro. Esse é o nosso negócio. O epíteto que nos inspira a partir deste ano, na verdade, traduz com justiça toda a história de vida da Chesf a qual celebramos nesta manhã. Sonhar e construir o futuro do Brasil sempre foi o nosso negócio. Tudo o que acontece hoje foi sonhado há muito tempo atrás, desejado e construído passo a passo, não apenas nesses sessenta e quatro anos. Mas, ao longo de toda a sua história.
De lá para cá, todos nós participamos da epopéia de construção do setor elétrico brasileiro que muito surpreende e estimula o mundo, fazendo-o sonhar com dias melhores, não só pelo que pode fazer pelas nações em desenvolvimento. Mas, também, pela garantia de segurança de desenvolvimento que hoje oferece a pobres e ricos.
Ademais, o desenvolvimento econômico marcou as grandes transformações ocorridas no Brasil entre os Censos de 1940 e 2010. É sim inquestionável o papel transformador que a nossa empresa tem nesse processo. É um legado de engenhosidade que temos orgulho de compartilhar com o nosso país.
Desta forma, quero hoje homenagear aqui, com o mesmo respeito com que nos dirigimos aos criadores e aos diretores da nossa empresa, de Delmiro Gouveia a João Bosco, o nosso atual Presidente, os brasileiros que levantaram as nossas barragens, instalaram as máquinas, alinharam os cabos das linhas de transmissão e têm administrado, dado manutenção e operado o sistema elétrico durante todo esse tempo.
Neste momento, sei que muitos já se foram, outros vieram e há, entre os que hoje trabalham na Chesf, filhos e netos dos primeiros operários que se apresentaram aos canteiros de obras em busca do trabalho, do pão e do sustento familiar. Com seu suor, indubitavelmente, criaram milhões de outros empregos através da energia que fez surgir o grande parque industrial de nossos dias. A isso chamamos de compromisso nacional. A Chesf é um exemplo sim desse compromisso.
Porém, todo aniversário é um passo a mais que nós damos na vida. E a cada passo nós podemos, se quisermos, ir renovando nossas metas, moldando nossos caminhos, colocando novos desafios, vencendo velhos paradigmas e cultivando a manutenção da disciplina desejada numa organização como a nossa.
Assim, o retorno àquele espírito de coesão solidária da pátria brasileira é a nossa tarefa nos próximos anos. Já conseguimos avançar muito nos últimos nove anos. Temos razões para o otimismo. Outras iniciativas semelhantes às da Chesf se encontram a caminho. Por tudo isso, Dr. Mozart Bandeira, esta data pertence, em particular, a todos os nordestinos que têem um sentimento elevado de dignidade pessoal pelos grandes homens do passado e que vêem nos seus exemplos, um chamado ao trabalho, à resistência, à vitória.
Por último, na convivência diária com as pessoas que fazem a nossa empresa, acreditamos que desenvolver líderes é uma estratégia essencial para o crescimento da Chesf. Possuímos uma herança em excelência operacional e gestão de processos, e buscamos constantemente desenvolver e capacitar as pessoas incentivando-as pela aplicação de novas ideias de gestão na Gerência Regional de Operação Oeste.
Portanto, que juntos possamos continuar escrevendo, a cada dia, uma página nova desta história.
Parabéns Chesf! A tua existência alumia as nossas vidas.
Que Deus nos conduza!
O nosso muito obrigado!"
Engº Airton Freitas Feitosa
Gerente Regional de Operação Oeste