LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SE SAIR O BICHO PEGA.

.
.
.
A democracia joelista só é válida se as pessoas que se submeterem ao seu jogo democrático – com a sua linguagem própria – aceitarem que o diálogo deve se realizar a partir das ideias propostas por ele, JOREL. Para que exista democracia – democracia joelista – os pressupostos já estão dados, estabelecidos. A liberdade neste tipo de democracia encontra com seus limites na concordância ou discordância daquilo que ele revela como seus desejos, e não como desejo dos participantes do jogo.
.
Pois vejamos: JOREL disse recentemente que quem se opõe a ele estará morto politicamente. Para fazer parte de sua democracia não se pode ir além dos seus limites, de suas determinações. Os que fazem parte de seu jogo político não têm direito a sonhar seus próprios sonhos, ou além daquilo que ele autorizar.
.
Por que é assim? Porque ele é dogmático, ele é absolutista. Quem pensa assim não abre mão de impor os seus valores dogmáticos como meio de continuar sendo necessário, imprescindível ao grupo. Desse modo ele pensa que fugirá do destino que assombra os seus antecessores que já estão encostados nas estantes da história política de Floriano – para o bem ou para o mal.
.
Quando impõe seus valores dogmáticos, ele se afirma como poder e como necessário. Ele sabe que se não tiver o poder nas mãos para se fazer necessário (porque tem aquela caneta) não conseguirá se sustentar nem muito menos impor seus valores dogmáticos àqueles que fazem parte do seu jogo democrático.
.
Como o povo de Floriano o classificou recentemente como o 4º pior prefeito do Piauí (Instituto Data AZ), então para continuar necessário ele já cogita aumentar o seu poder manipulando o jogo democrático de sua sucessão. Muito provavelmente ele não será candidato a deputado estadual. Se ele sair nessa empreitada arriscada pode ser que vá se encostar nas estantes da história muito mais cedo do que o previsto.
.
Ficando, conduzirá o jogo sucessório com seus valores dogmáticos e sua linguagem garantido-se necessário através do próximo prefeito. Que características deve ter seu escolhido para concorrer a este cargo? Se houver dois pretendentes com boas chances de vencer tanto uma campanha para deputado estadual e também para prefeito, e se um deles falar mais adequadamente a linguagem do jogo democrático do prefeito é claro que o escolhido será o que tiver tais características. O outro será candidato a deputado estadual. Porque é menos manipulável.
.
Nas duas hipóteses JOREL continuará comandando o jogo. Se for candidato a deputado estadual perderá, inevitavelmente, a influência sobre o processo sucessório. JOREL sabe que faz parte do jogo político ter aliados para poder vencer os embates eleitorais e quem exerce o poder pode fazê-lo seguindo a sua própria linguagem. Aliás, como ele fez com seus pais ideológicos que estão encostados nas estantes da história, e para onde ele irá em breve também.
.
Já conheço a intenção dos discursos de JOREL quando ele diz que falou a verdade. Como alguns não veem essa sua verdade ele cria situações constrangedoras para ressaltar a sua verdade. Como no caso da foto dele lá nas obras do aeroporto fazendo-se passar por autor da obra. É como quem diz: “Vocês estão cegos? Está aqui a verdade”.
.
Ele é o dono do discurso da verdade. Ele é absolutista, é dogmático. E enquanto não crermos na sua verdade ele vai nos massacrar com propagandas desse tipo. Principalmente agora que voltou às pazes com alguns setores da imprensa.
.
Ah, JOREL, como é triste “sobreviver à própria utilidade” e ficar vagando por aí como um fantasma assustando, desmerecendo e subestimando quem é ético na vida e na política. Vá se encostar logo nas estantes, JOREL, vá.
.
.
.

Nenhum comentário: