LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 22 de agosto de 2009

NOTAS POLÍTICAS SOBRE RAIMUNDO MARTINS.

.
.
.
Foto do portal Piauí Notícias.
.
.
Recebi em casa o Informativo 13 contendo subsídios sobre histórico e ações políticas do vereador do PT RAIMUNDO MARTINS. Em formato de jornal o Informativo pretende fazer uma prestação de contas de suas atividades parlamentares e políticas. Tem uma boa diagramação, fotolitos com qualidade, impressão bem cuidada e papel apropriado.
.
Mas ao meu ver faltam duas coisas importantes: 1, o vereador deveria contratar um jornalista para adequar melhor a redação e regulamentar as informações. 2, a data de impressão e o período de circulação. Coisas técnicas.
.
Mas vamos aos fatos que envolvem a atuação política do vereador. RAIMUNDO MARTINS foi eleito na coligação que levou à reeleição o prefeito JOREL. Atingido o objetivo (o sucesso na eleição) estabeleceram–se conversações sobre como deveria ser a atuação da base aliada na Câmara neste seu segundo mandato.
.
Antes preciso dizer que até hoje só tive um contato com o vereador, e foi ocasional. Encontramos-nos numa lanchonete na cidade de Água Branca no ano passado. Fomos apresentados por minha esposa que foi contemporânea sua nos tempos de escola primária. Mas mesmo assim não fui muito simpático, fui meramente formal. Portanto, o que relatarei a seguir é resultado de conversas várias e encontros distintos com pessoas diversas. Não costumo fazer ressalva nos meus textos, mas neste caso entendo ser esclarecedora.
.
Nas conversações para organizar a sua base aliada JOREL disponibilizou inicialmente 08 cargos comissionados na prefeitura a cada um dos oitos vereadores que lhe dão apoio (apenas 2(?) são de oposição) e alguns cargos de menor importância. Foi o acordo assegurado.
.
RAIMUNDO MARTINS abriu mão de indicar pessoas ligadas diretamente a ele. JOREL torceu o nariz e conversou com a direção do partido para tentar demovê–lo da decisão. Houve uma reunião do partido e o vereador manteve a decisão além de pôr os cargos à disposição do diretório municipal do PT que fez as indicações. JOREL ficou uma arara com essa atitude, pois dessa maneira o vereador assumiria uma postura de independência. Coligado sim, mas com autonomia. E isto não seria bom, poderia contaminar mais algum vereador, e aí já viu.
.
JOREL então tomou uma atitude ousada e tranqüilizadora para seus planos de votação na Câmara. Tirou de lá o vereador que recentemente atacou estouvadamente o trabalho da PRF em Floriano e o colocou na SUTRAN abrindo uma vaga para um suplente do PT assumir, EDVALDO COSTA. Para quê? Para o vereador que saiu se sentir prestigiado junto ao governo municipal? Nada disso, apesar dele espalhar isso por aí. Coitado. Foi manobrado e não acredita.
.
A jogada foi feita para garantir o voto do vereador RAIMUNDO MARTINS aos projetos de JOREL. Só isso, nada mais. Como os parlamentares do PT votam em conjunto e a decisão vem da diretoria do partido – e a diretoria está amarrada com os cargos ao prefeito –, então RAIMUNDO MARTINS ficou sem alternativa. Ou fica no partido e segue as orientações de votação, ou sai do partido e perde o mandato de vereador. Pelo que sei ele não tem nenhuma pretensão de sair, é um petista histórico.
.
O vereador EDVALDO agarrou obstinadamente a oportunidade de exercer o mandato parlamentar e segue fielmente as orientações de JOREL sem reservas. Mesmo que às vezes tenha que romper com algumas das bandeiras de luta do PT. Mas é o seu ônus de querer fazer parte do exercício do poder junto ao prefeito.
.
A meu ver essa lua de mel está com seu prazo de validade expirando. O PTB por decisão da executiva nacional está fechando um acordo com o PSDB para a corrida presidencial de 2010. O PTB é o partido de JOREL. Então as incongruências irão se tornar evidentes e insuperáveis em breve. Os acordos agora feitos ficarão impossibilitados de serem mantidos por uma questão óbvia.
.
Para a população em geral JOREL tem feito um péssimo trabalho, para demonstrar isso o elegeu o 4º pior prefeito do Piauí (Instituto Data AZ). E para os aliados políticos em particular de RAIMUNDO MARTINS essa ligação com o prefeito é negativa politicamente. Se o vereador tem pretensões políticas futuras, então não o fará bem essa imbricação.
.
Por ter assumido essa postura de independência o vereador tem sofrido ataques ignominiosos por parte de joelistas de aluguel. Essas pessoas estão visitando as comunidades em que o vereador teve votação substanciosa e depreciando pusilanimente o seu trabalho.
.
Baldada empreitada, pois seus eleitores já denunciaram o jogo sujo e o vereador já fez saber que tomou conhecimento. E por que JOREL teria induzido os ataques?
.
RAIMUNDO MARTINS pode sair candidato a deputado estadual em 2010 pelo PT nessa região. Assim fica ruim para JOREL, desse modo o vereador não precisa de sua aprovação para a candidatura. O outro objetivo mais visível dos ataques é enfraquecer politicamente o vereador nas suas bases. Tudo isso por causa de sua postura de independência. JOREL disse outro dia que quem ficar contra ele morrerá politicamente. Ele é o deus da política em Floriano (jura de pés juntos), costuma mandar e desmandar em todos os aliados. Costuma tratá–los de forma autoritária, grosseira e não aceita independência, autonomia, ele quer mesmo é subserviência.
.
Por fim, qualquer pessoa que assuma dignamente uma posição política contra o descaso administrativo de JOREL merece ter a sua postura reconhecida publicamente, e com louvor. A nossa cidade precisa de políticos dignos e honestos para poder ter uma administração virtuosa. E diante de toda a trágica atuação de JOREL na prefeitura é alentador saber de atitudes como a do vereador RAIMUNDO MARTINS porque ao somar–se a mais alguns cidadãos honrados poderão construir uma alternativa política cívica.
.
.
Quem desejar saber mais sobre os requerimentos e proposições do vereador acesse o portal da Câmara: http://www.camarafloriano.pi.gov.br/portal/raimundo-martins-dos-reis-pt.html
.
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Então quer dizer que o prefeito está com medo do vereador?

Jorge disse...

Se ele esta com medo não sei Anônimo agora da forma como o Jair comentou é sinal q está pq anda falando mal no interior. E ele sabe que ele é um candidato forte p concorrer c ele tanto a nível Estadual(Deputado) quanto Municipal. è o PT fazendo a diferença....