LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O NATAL QUE NÃO HOUVE POR CAUSA DO DESCASO E DA INCOMPETÊNCIA DO PREFEITO.








Praça da igreja da Ibiapaba ornamentada pelo esforço de religiosos e da população. O prefeito de Floriano deve estar furioso com essa descortesia que fere de morte os seus valores fundamentais: sua incompetência e o seu descaso.


O atual e mais incompetente prefeito que Floriano já teve resolveu, nos estertores de sua infeliz administração, assumir o seu descaso completo com a cidade. A cidade está repleta de lixo pelo meio das ruas e nas portas das casas. Na última chuva as ruas ficaram uma nojeira só. Mas isso é modus operandi do prefeito: descaso.

Na minha casa, por exemplo, há dias que o lixo não é recolhido. Nos dias que o carro que recolhe costumava passar colocamos o lixo na porta. Quando chega a noite temos de colocar pra dentro, pois os animais estraçalham os sacos e derramam tudo pela calçada se deixarmos na calçada. É um horror.

Moradores de todos os cantos da cidade ligam para os programas das Rádios reclamando do descaso em relação ao lixo, à falta de lâmpadas nos postes, dos buracos, do mato, da falta de remédios nos postos de saúde e, mais frustrantemente, da falta de ornamentação de natal na praça central da cidade.

O pior prefeito da história da cidade continua impávido, insensível em relação aos problemas, desinteressado por soluções e surdo em relação às reclamações e não toma nenhuma providência e, sentado, espera pelo dia que será expulso da prefeitura.

Mas a população sabendo do seu descaso e de sua gritante incompetência resolveu preservar seus costumes já que ele só se importa com os seus particulares costumes e desses não arreda pé.

Religiosos e a população resolveram ornamentar uma praça com a simbolização religiosa do natal sem que ele tenha alguma coisa a ver com isso. (E eu digo: ainda bem. Pois as horrorosas ornamentações desses oito anos que ele fez na praça central revelaram seu limitado e questionável senso estético).

A comunidade reunida fez a ornamentação com arrecadações e doações com a finalidade de não deixar a cidade passar essa data comemorativa sem o apelo religioso que faz parte da identidade da cidade.

Se dependesse do prefeito incompetente, mesmo estando ele rodeado de religiosos fundamentalistas, toda a cidade ficaria sem nenhuma manifestação do desejo e do apelo religioso característico da data. Por ele a cidade ficaria, aos olhos de um incauto visitante, como uma terra de ateus.
Não reclamo por mim porque sou minoria, pois não tenho religião, mas pela maioria absoluta que nutre o sentimento religioso e deseja preservá-lo através de seus ritos, rituais e comemorações.

Mas a ineficiência, a incompetência, o descaso, a arrogância, a prepotência desse prefeito metido a ditador não deixa dúvidas quanto à sua completa incapacidade de conviver respeitosamente com as pessoas que pensam diferente dele. O resultado é o que estamos vendo agora nos estertores de sua infeliz e desastrosa administração: uma cidade abandonada.

A sua incompetência gerou uma série interminável de problemas que juntos gerará uma herança maldita que o novo prefeito que assumirá dia 1º de dezembro herdará. O maior legado do pior prefeito da história da cidade é uma cidade suja, imunda, destruída, desmoralizada e altamente decepcionada.

Mas felizmente em vias de iniciar uma nova era. 


Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Com a aproximação do dia 25 de Dezembro, tempo de Natal, e, que é a maior das festas da Humanidade. As pessoas, em sua maioria, reúnem-se para comemorar e, muitas outras para agradecer. Sim, agradecer ao outro que lhe estendeu a mão, ao outro que compreendeu, ao outro que de uma forma ou de outra, prestou-lhe um auxílio, para a grandeza deste tempo que traduz-se no Dom da Vida.
Eu, particularmente estou aqui. De uma maneira muito simples. Sem cartões, sem panetones, sem uvas. Mas, com uma Alma leve, ciente e consciente, que como ser humano, tenho feito um esforço enorme, para que seja emancipado ao o outro, o sentimento de Amizade, de Respeito, de Alegria e de Continuidade, para que o Ser Humano, torne-se cada vez mais qualitativo.
É chegado o tempo de Natal, quero agradecer, por estarmos aqui, e, aproveito para desejar-lhe: Muita Saúde, que é o dom da alegria. Paz, e Equílibrio Espiritual. Sem estes, somos como os versos que vagam sem literatura.
Que no Ano de 2013, estejamos juntos, e com Saúde, por que Jesus Cristo, é Senhor dos contentamentos.
Feliz Natal, e, que este desejo estenda-se a cada um dos seus familiares.
Um abraço.