LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

OSCAR NIEMEYER: O GÊNIO DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA.





   O Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Rio de Janeiro, uma das obras de arte da arquitetura mundial genialmente pensada por OSCAR  NIEMEYER. (Fotos da Internet).

OSCAR RIBEIRO DE ALMEIDA DE NIEMEYER SOARES nasceu no Rio de Janeiro em 15.12.1907. e faleceu ontem, 05.12.2012., faltando dez dias para completar 105 anos.

É considerado um dos mais influentes arquitetos do mundo. Foi muito prolífico em sua atividade que, enfim, era criar verdadeiras obras de arte. Foi tão genial que influenciou inúmeros arquitetos pelo mundo. Seu trabalho pode ser admirado em vários países que desejaram possuir um exemplo de sua genialidade.

Faço essa singela homenagem reproduzindo as palavras da presidente DILMA em texto, abaixo, divulgado na imprensa. Mas gostaria de fazer um comentário: ele era ateu convicto, mas sua família mandou realizar uma missa em sua homenagem. Nada contra missas, mas será que ele desejaria assim?



A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”, dizia Oscar Niemeyer, o grande brasileiro que perdemos hoje. E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele.

A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva.

Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária. “Minha posição diante do mundo é de invariável revolta”, dizia Niemeyer. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram.

Carioca, Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de Brasília, a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior. Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o país, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países. Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança.

O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida.

DILMA ROUSSEFF

Presidente da República Federativa do Brasil




Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Estimado, Professor.

Parabens pela postagem, ao Poeta das Curvas.
Um abraço